domingo, 17 de outubro de 2010

CHA

-- Você está precisando tomar um cha de competência!

Para os mais desavisados este chá seria uma bebida mágica para transformar incompetência em competência ou algo do tipo "vá alí na esquina e volte competente".

Nada disso!


Essa é uma analogia feita por algum líder que trabalha em ambiente de gestão da qualidade, tentando enfatizar que algo precisa ser feito, de preferência ingerindo, para o efeito ser mais eficaz, dada a necessidade premente de mudança. Treinar, desenvolver ou tomar outras ações para atingir a competência necessária e, nos casos sem êxito, o inevitável turnover. Refiro-me ao criterioso CHA da ISO 9001-2008, criterioso mas não impossível, haja vista as inúmeras empresas que aplicam, elaborando a matriz de competências, para a gestão de pessoas.


COMPETÊNCIA = CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE
Ser competente é saber, saber fazer e querer fazer. Esse novo referencial está direcionando o mercado, as empresas e deve direcionar qualquer um de nós que atua profissionalmente, pois de nada adianta só conhecer (cognitivo), tem que ter a habilidade para por em prática o conhecimento (psicomotor), agindo sempre proativamente, com vontade de gerar resultados (afetivo). E atitude não se ensina, é comportamental, precisa de motivação, depende de contexto. Portanto, cada profissional deve fazer a leitura do seu CHA, monitorando e sabendo dosar os três ingredientes: a essência da erva, a água e o açucar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário