domingo, 14 de março de 2010

12 de março: Dia do Bibliotecário


No último dia 12, comemorou-se em todo o Brasil o Dia do Bibliotecário, data do aniversário de Bastos Tigre, primeiro bibliotecário por concurso no Brasil, que execerceu a profissão por 40 anos.

Interessante foi a homenagem que eu e mais duas colegas de trabalho, ambas bibliotecárias, recebemos na MRH Arquivos, de inciativa da própria equipe que orientamos tecnicamente. Na oportunidade foi feita a leitura de um texto acerca da profissão, disponível na rede, cujo questionamento se dá desde a opção pela profissão até a sua essência, fazendo-me, naquele contexto, transportar à função diária, a qual executo quase automaticamente, sem me dar conta da sua complexidade. Fazer a interface do usuário com o seu desejo, na medida certa, ouvindo e interpretando as suas necessidades, para transcodificar em indexadores e assim efetuar a busca, resgatando em tempo hábil a informação preterida. É a leitura que se faz da demanda do leitor, no contexto que ele mesmo descreve, às vezes de forma não muito óbvia, mas que tem que ser clarificada.
Ao final a "Oração do Bibliotecário", de autoria da Bibliotecária Maria Aparecida Sell, foi lida, esclarecendo, porventura, alguma dúvida ainda presente com relação ao que faz o Bibliotecário e plantando em muitos daqueles iniciantes profissionais a semente que um dia poderá germinar.

Tive ainda a satisfação de ser parabenizada pela Coordenação, por colegas de trabalho e por usuários da Biblioteca da Faculdade CDL.

A atividade não é moderna, remonta à Antiguidade, o nome também não mais traduz toda a sua amplitude e complexidade, pois quebraram-se os muros das bibliotecas, o profissional de hoje atua em novas frentes de trabalho, haja vista o próprio Google, que mantém na retaguarda um batalhão de bibliotecários indexando termos às URL's. O livro não é mais o único suporte da informação, ela agora é volátil, navega, é interativa e por isso necessita de organização e indexação.
Sou bibliotecária com muito orgulho, participei dessa trancisão e estou pronta para ver o que será! Saúdo a toda a classe.

Foto da foto:
Eu dedilhando fichas catalográficas datilografadas na Biblioteca do extinto Banco do Estado do Ceará-BEC, em 1986. A foto foi emoldurada em porta-retrato decorativo, que não hesitei em comprar em função do seu cenário típico de uma biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário