sábado, 6 de março de 2010

Digna homenagem a José Armando Farias


Na quinta-feira, 04 de março, eu e minha família assistimos à cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil-Departamento Ceará, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza-CDL. Fomos convidados em função da homenagem aos ex-presidentes, dentre eles, ou melhor, o primeiro deles, meu pai, Arquiteto José Armando Farias, quem, juntamente com outros arquitetos pioneiros do Ceará, idealizou e criou o IAB-CE, no ano de 1957, estando à frente por mais uma gestão na década de sessenta.
Autor de diversos projetos, dentre eles o prédio do DAER, na rua Assunção, o Edifício General Tibúrcio, no Centro, a 2ª sede do Clube dos Diários, na Beira-mar, dentre outros.

Vi a foto e o nome de meu pai projetada no telão e ouvi as palavras dos oradores, dando ênfase ao feito histórico de meu pai e eu, fazendo a leitura de tudo isso, saudosamente, me transportei a felizes momentos que passei em sua breve companhia, momentos que jamais sairão da minha memória.

Muito cedo foi ter com o Pai, quem sabe os céus o requisitaram para um projeto de recriação e revitalização de espaço, dentro de uma arquitetura visionária e arrojada... Na certa, pois isso ele fazia com muita propriedade e era incisivo na questão da coerência, da harmonia, da integração do projeto, chegando ao ponto de rejeitar trabalhos em função das discrepâncias conjunturais exigidas às vezes pelos seus proprietários.

A família, os arquitetos e colegas de trabalho, os alunos da UFC e a sociedade como um todo privaram-se da sua companhia e do seu profissionalismo, no entanto, temos a certeza que existiu um motivo de força maior que transcende a nossa compreensão e a nossa existência.

Justa homenagem a quem também contribuiu não só para a implantação e disseminação da profissão no Estado do Ceará, mas também para a instituição do Curso de Arquitetura na Universidade Federal do Ceará-UFC. Parabéns a ele que criou esse contexto e o deixou para as gerações vindouras de arquitetos!

Fico grata ao IAB-CE pela homenagem que dedicou ao meu pai, culminando com a entrega de placa comemorativa, cujo recebimento se fez pela minha sobrinha e afilhada Arquiteta Ana Maria de Almeida Farias, graduada pela Unifor, iniciante na profissão, a quem desejo todo o sucesso.

3 comentários:

  1. O link do DAER está corrompido. Onde posso ver mais informações arquitetônicas sobre essa edificação de José Armando Farias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!
      Grata pela visita no blog.

      Como você viu na postagem, o Daer foi projeto do meu pai. Quando postei, o link remetia à foto. Vou verificar e te retorno em breve.

      Excluir
    2. Olá Bruno!
      Estou enviando para o seu e-mail duas fotos do DAER do acervo do meu pai. Temos também o projeto, pranchas 1, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, além de duas de detalhes (auditório e hall).

      Excluir