sexta-feira, 6 de abril de 2012

"Livros são pequenos castelos em que o leitor vai morar."


"Livros são pequenos castelos em que o leitor vai morar." (Flávio Luis Ferrarini)

Expresso o meu entendimento acerca da essência desse inteligente pensamento, conforme o meu contexto.

Quando ele coloca "pequenos", de certa forma, indica sentido de provisório, pois, como lemos muitos livros durante a vida, moramos um pouco em cada castelo que construímos, a partir da leitura que fazemos.  

Para cada investida de leitura, captamos os saberes e os sentires que ela oferece, contracenamos com os personagens, incorporamos personalidades, dialogamos com o autor, vivemos a história, formamos nossas opiniões, enfim, construímos nossos castelos e lá vamos morar. Dependendo do contexto, permanecemos em alguns deles menos tempo, já em outros, mais, portanto, sempre provisórios, seja pelo que vivenciamos no momento efêmero da leitura, seja pelo que agregamos com ela e aplicamos à vida, seja pela nossa própria condição de passagem nessa vida.

Quem não lê ou quem pouco lê não poderá construir seu castelo ou terá poucos castelos para morar, ao contrário de quem se farta de livros, que pode escolher em qual castelo deseja morar e por quanto tempo permanecerá nele, tendo ainda à disposição, a opção de construir novos castelos e de se mudar a qualquer hora. 

Vamos ler! Vamos construir castelos!




2 comentários:

  1. Oi Ana Lindo texto e reflexão sobre a leitura e sua importância em nossa formação. Adorei também a imagem. Linda demais! Uma ótima Páscoa pra você e sua família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aninha,

    Mais uma vez você contextualiza com primor. Cada livro tem seus segredos e encantos, e somente "morando" neles pelo tempo que for necessário poderemos sorvê-los e obsorvê-los plenamente, trazendo para a nossa vida sempre um pouco de cada um desses castelos.

    Bj

    Pedro

    ResponderExcluir