sábado, 30 de novembro de 2013

O futuro é bem ali...





Lembrei-me de consultar o site do Seminário Futura Trends para buscar os arquivos que foram apresentados nas palestras e me deparei também com a possibilidade de acessar online o certificado de minha participação, facilidades que a tecnologia permite.

Daí, fui um pouquinho mais longe, ainda usufruindo da tecnologia, achei as fotos registradas no evento e despertei a vontade de fazer essa postagem, ainda que tardia (pela data, não pelo assunto).


O Futura Trends que ocorreu em 26 de agosto, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, superou as expectativas. Estive lá pela MRH, uma das empresas patrocinadoras do evento, para aproveitar a onda de conhecimento e enriquecer o nosso Programa Inovar.


Cientistas, gestores e doutores de destaque nacional e internacional abrilhantaram o evento, que teve como tema macro "Inovação e sustentabilidade organizacional".  Falas impecáveis, ricas de conteúdos, de recursos visuais e de muitos exemplos reais, tudo planejado para os participantes retornarem às empresas com muita informação e possibilidades de geração de conhecimento para inovação.



A incumbência de abrir o evento de forma sensacional coube a Ozires Silva, que falou sobre sustentabilidade, usando a história da Embraer, sua evolução e posição no ranking mundial. O fundador da Embraer deu destaque para a dificuldade em encontrar quem invista em novas ideias e enfatizou o novo conceito de “coopetição”, mistura de cooperação e competição.





Todas as palestras foram excelentes, no entanto, me identifiquei muito com a convidada Lala Deheinzelin – Consultora Internacional em Economia Criativa, que apresentou Como Construir uma Sociedade a Partir da Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável, pela importância que deu aos valores intangíveis, pela opção por uma economia criativa em detrimento à tradicional, em função dos recursos que se renovam e se multiplicam com o seu uso.


Encontrei na fala dela similaridade com os fundamentos de Domenico De Masi em relação à economia do ócio e ao ócio criativo e muita fé e força no fazer em conjunto de forma colaborativa, em que cabeças pensantes (ativos intangíveis) de qualquer parte do mundo podem se unir (novas tecnologias) e construir algo grandioso (prosperidade multidimensional), onde todos ganham. 

Nesse contexto, a leitura para 2 + 2 será sempre maior que 4 (processo colaborativo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário