domingo, 4 de janeiro de 2015

"Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos"



O caso é que o acaso nos aproximou, foi durante o ocaso de 2014. Trocamos algumas mensagens online e, mesmo de longe, passei a conhecê-la mais de perto, tanto pelas palavras carinhosas, como a partir de pequenos trechos da sua obra Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos.

E agora, na aurora de 2015, Leitura e Contexto traz, além da capa, passagens do preâmbulo e da resenha dessa obra, em que, Maria das Graças Targino, sem maior pretensão, apenas se mostra sem medo, revelando sinceridade e emoção de viver, por intermédio de uma variedade de temas do seu cotidiano, que pode ser meu ou de qualquer um. 

Portanto, para conhecer e se encantar de pronto com Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos:



São temas que podem interessar a um e outro, porque tratam, literalmente, de ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos. Não há uma sequência rígida. Não há imposições. Os textos nem seguem rótulos nem tampouco fórmulas, o que permite sua leitura a torto e a direito, sem sequência rígida e distante de qualquer engessamento.
[...] 
Nada disso, de fato, me importa, uma vez que escrevo para viver. Eis minha forma de sobreviver à hipocrisia que permeia grande parte das relações humanas. Eis minha resposta às traições que atingem a qualquer um em diferentes circunstâncias de vida. Eis minha forma de dizer em alto brado que prossigo viva e vívida.

Maria das Graças Targino 
Autora
Agosto 2014


***

[...] 
A presente reunião de textos revela as mais recentes manifestações literárias que tecem uma amostra significativa de suas inquietações, pontos de vista e reflexões (pessoais e sociais), num caleidoscópio expressivo, fluido e inteligente. Ler sua obra é descobrir sua humanidade comprometida e solidária.

Antonio Miranda
Poeta e Professor Emérito da Universidade de Brasília



Para quem desejar adquirir o livro da minha amiga Marias das Graças Targino, é só observar a mensagem e as orientações abaixo e enviar e-mail para: gracatargino@hotmail.com

Eu já solicitei o meu exemplar e aguardo ansiosa sua chegada, quero devorá-lo por inteiro. 

E para sentir o livro, é só fazer a leitura, conforme o contexto.



IDEIAS EM RETALHOS:
sem rodeios nem atalhos


MARIA DAS GRAÇAS TARGINO



Prezados Companheiros,


Depois de exatos seis anos, estamos de volta, com novo livro de crônicas, distantes do tecnicismo e próximos de nosso dia a dia. São reflexões acerca de temas que perfazem a vida das pessoas “comuns”, como eu e você. São 90 textos, alguns dos quais controversos ou instigadores à meditação, à imaginação e / ou ao sonho. São temas que interessam a um e a outro, porque tratam, literalmente, de ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos. Não há sequência rígida. Não há imposições. Os textos nem seguem rótulos nem tampouco fórmulas, o que permite sua leitura a torto e a direito.

A aquisição se dá de forma simples: por e-mail, remeta o endereço para envio e deposite o valor de R$ 40,00 (quarenta reais) com frete incluído em qualquer dessas contas:

Caixa Econômica Federal                                                     
Agência: 0855                                                                          
Operação: 001                                                                        
Conta Corrente: 000027-0

Banco do Brasil
Agência: 4708-2
Conta: 31.714-4



Muito grata e um abraço, Maria das Graças Targino

8 comentários:

  1. Querida Ana Luiza, mil vezes grata por seu carinho! Seu exemplar, como lhe avisei antes, segue amanhã! Cheiros mil! Maria das Graças Targino

    ResponderExcluir
  2. Livro excelente! Muito boa aquisição.

    ResponderExcluir
  3. Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos faz parte dos livros que deixo na "mesinha de cabeceira" para ler e reler a qualquer hora. É leitura de qualidade é leitura de verdade...Também presenteei 3 amigas e elas adoraram o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha! Vamos então divulgar mais, por aqui, já contamos com muitos acessos. Leitura boa tem que ser compartilhada e apreciada.

      Excluir
  4. Parabéns pelo trabalho!
    Conheço a autoria e sei da sua capacidade de sintetizar em palavras, sentimentos e experiências... Leitura obrigatória para quem quer estar em dia com a atualidade e o autoconhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alisson,
      Grata pela visita e pelo comentário positivo junto à obra de Maria das Graças Targino.

      Excluir