quinta-feira, 28 de maio de 2020

Ciência: nunca foi tão evocada

Em tempos de Coronavírus (essa introdução já se tornou um clichê), a Ciência tem sido evocada quase que a toda hora. Os argumentos, posicionamentos e falas para o discurso sobre o assunto têm que ser fundamentados na Ciência. É óbvio, ela é o fio condutor, o leme, a bússola, o caminho, e tantos outros substantivos relacionados à direção, para levar as instituições máximas de saúde, cientistas, médicos e demais profissionais da área a tomarem suas decisões.

O que estamos assistindo é uma corrida alucinada e frenética contra o tempo para se chegar a uma descoberta que possa exterminar, conter ou, pelo menos, mitigar os estragos fatais que esse infeliz vírus vem causando ao mundo, junto às pessoas, literalmente, ceifando-lhes as vidas ou afetando de maneira radical toda a sua estrutura econômica, social e familiar, repercutindo em suas atividades diárias. 

Não é necessário dizer que essa situação acarreta em prejuízo aos municípios, estados, países, blocos econômicos e ao mundo inteiro, pois, para se viver, além da dádiva divina da vida, há de se precisar das atividades econômicas, agricultura, indústria, comércio e serviços, de onde veem os recursos e onde tudo acontece.

Mas, voltando à Ciência, nessa rotina incessante de pesquisas pelos cientistas, de ter a evidência empírica e a materialidade dos fenômenos para chegar a um resultado, muitos estudos serão refutados, não serão positivados, outros redirecionados, pois surgirão novas descobertas pelo caminho e atenderão a outros objetivos, e outros, ainda, serão completados, até termos a solução de fato para o problema em questão, quando a teoria é  testada, confirmada e consolidada. 


Nós, bibliotecários, conhecemos bem esse ritual do rigor científico, e para quem consegue enxergar toda essa trajetória e esforço, entende que é assim que a Ciência avança, aliás, sempre foi assim, uma pena que, no ramo da saúde, antes de chegarmos à solução, temos vítimas pelo caminho. 

Que os familiares das vítimas do Coronavírus sejam confortados com as bênçãos do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário