quarta-feira, 7 de abril de 2021

Dia Mundial da Saúde

Hoje comemoramos o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar sobre os diferentes fatores que afetam a saúde populacional, incluindo o respeito à qualidade de vida. A data, propositadamente, coincide com a de fundação da OMS, e foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 1950.

Segundo a OMS "a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade". 

E como estamos no meio de uma pandemia, de uma crise de saúde pública mundial, nada mais oportuno que fazer esse destaque para nos conscientizarmos mais a respeito. Estamos vendo o esforço dos cientistas, das organizações, dos hospitais e dos profissionais de saúde em buscar soluções, em atender às necessidades de saúde dos acometidos pela doença Covid-19.

Será que estamos fazendo a nossa parte?

Essencialmente, podemos fazer a coisa certa, respeitando os protocolos sanitários e de saúde estabelecidos, mas, extraordinariamente, como bibliotecários, podemos nos entregar mais, ir além, claro, dentro das nossas possibilidades e abrangências. Muitos estão padecendo com doenças ligadas à saúde mental e social, que também fazem parte dos objetivos da OMS e isso pode ser amenizado por quem não é da área de saúde e não está envolvido com logística de entregas.

Profissionalmente, podemos levar informação certa, podemos lidar com leituras online, biblioterapia, fornecer fontes bibliográficas, contribuir com soluções em ciência de dados, orientar trabalhos acadêmicos, auxiliar os próprios colegas de profissão, e tantas outras atividades que fazem parte do fazer bibliotecário, adaptadas a essa realidade.


Estamos no meio de uma pandemia que não nos permite ficar no meio de todos que amamos, da nossa igreja, da nossa comunidade, dos nossos colegas de trabalho, por isso essa necessidade de contribuirmos com algo diferente, para uma situação diferente. Nossas atividades não estão sendo executadas como de costume, como falamos antes, há um “novo normal”, maneiras diferentes de se conectar, de conviver, de trabalhar, de ajudar.

Publicado originalmente e antecipadamente ao dia em Mural Interativo do Bibliotecário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário