sexta-feira, 28 de abril de 2023

Educação é tudo

Falar de educação é falar de biblioteca. A instituição biblioteca pode contribuir para o cumprimento dos quatro pilares da educação, definidos por Jacques Delors:

  1. aprender a conhecer;
  2. aprender a fazer:
  3. aprender a conviver;
  4. aprender a ser.

Estes pilares envolvem questões cognitivas e de relacionamento humano, com o poder de construir no aluno a sua identidade e desenvolvê-lo de forma holística.

E é claro que tudo isso pode acontecer na ambiência de uma biblioteca, sendo esta uma extensão da sala de aula e da vida social. Trazendo os pilares para a visão de biblioteca, podemos explicar a seguir.

Para o primeiro pilar, aprender a conhecer, sabemos que na biblioteca se encontram diversas fontes de conhecimento disponíveis para consulta e pesquisa, que possibilitam o aluno a adquirir competências para sua formação nos mais variados seguimentos.

No segundo pilar, aprender a fazer, caracteriza-se pela aplicação daquilo que se aprendeu, ou seja, usar a bagagem de aprendizado, vivências e conhecimento em tudo que está ao seu redor, envolvendo o meio e usando a sua formação para melhorá-lo. As bibliotecas são retroalimentadas com novos trabalhos que foram subsidiados em termos de pesquisa, a partir de outros trabalhos já existentes nos seus acervos.

Já o terceiro pilar, aprender conviver, sugere que vivamos de forma igualitária, colaborativa e harmônica, participando de projetos para o bem comum. Em uma biblioteca ocorrem vários momentos de convivência, de discussão em torno de algum assunto, até os trabalhos em equipe podem desencadear novas ideias para aplicação em projetos futuros.

No quarto e último pilar, aprender a ser, que podemos considerar um somatório dos três anteriores, vemos a construção do indivíduo, com pensamento autônomo e crítico, a partir de sua formação, capaz de usar seus conhecimentos para melhorar o seu meio, mas conhecendo e preservando a sua individualidade. Uma pessoa que frequentou bibliotecas, que teve a oportunidade de usufruir de todas as suas benesses, quando retorna a ela consegue concluir que parte do seu eu partiu daquela lugar, lugar capaz de influenciar e fazer crescer para o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário