sábado, 23 de setembro de 2023

Leitura física ou digital?

Na reportagem bem completa da Folha de Pernambuco, "Leitura física ou digital? Veja cuidados e saiba como equilibrar uso de cada uma", especialistas de diversas áreas comentam sobre a leitura em livros físicos e digitais, vantagens, cuidados e recomendações. Afinal, uma se sobrepõe à outra?

Sobre a aprendizagem, a Professora e neurocientista pedagógica e clínica, Regiane Melo afirma que “A neurociência não aponta modelo específico como o melhor para a assimilação do conteúdo. Isso pode variar de acordo com cada indivíduo e suas preferências, habilidades cognitivas e experiências pessoais”.

Na minha opinião como bibliotecária acredito que ambas têm suas vantagens e oportunidades, mas conduzem a uma mesma finalidade, portanto, sou adepta aos dois formatos de leitura e recomendo o passeio entre ambos.

A minha experiência com livros físicos remonta à minha infância, claro, quando ganhei meus primeiros livros de história, "Bingo, o macaquinho" e "O Cahorrinho Peri". Já meu contato com a leitura digital é mais recente e se intensificou bastante com o uso da Biblioteca Virtual da Pearson Higher Education, que recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário