quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ofereça livros a sua criança!

Neste Dia Nacional do Livro Infantil, o pouco que tenho a dizer é muito, pois tem efeito multiplicador:

__ Ofereça livros a sua criança!

Mesmo sem saber ler no sentido literal da palavra, ela fará a leitura conforme o seu contexto, criando histórias fantásticas, aguçando a imaginação, explorando seu pequeno mundo. 




Meu caçula em 1996, com dois anos, lendo um dos livros de sua coleção.


Já sabendo ler, ela ampliará seu vocabulário, desenvolverá a compreensão de outros textos e, sobretudo, desenvolverá a escrita e a emoção, por intermédio do jogo e da combinação das palavras.

E, já adulta, por toda a vida, apenas compreenderá melhor o mundo, as coisas e as pessoas e, de tanto ler, fará associações entre um texto e outro, entre um autor e outro, construirá suas argumentações e terá suas próprias conclusões de mundo e de verdades, constituirá seu conhecimento e se apropriará de saberes, para expressar e compartilhar tudo isso com o próximo.

Oferecer livros é simples, é prático, é compensador. Comece com o livro infantil e verá o efeio multiplicador!

Hoje, dia 18 de abril comemoramos aqui no Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é alusão ao nascimento do grande Monteiro Lobato, afinal "Um país se faz com homens e livros".

2 comentários:

  1. Ana,é muito importante comemorar O Dia Nacional do Livro Infantil,você diz---Mesmo sem saber ler...eu lembro a alegria das crianças da Escolinha o Cogumelo escolhendo e"lendo" Branca de Neve,Gato de Botas Patinho Feio e tantos outros clássicos da literatura infantil.
    Parabéns por sua oportuna colocação.

    ResponderExcluir
  2. Pois é mãe... e a senhora no meio disso tudo incentivando o gosto pela leitura e tantas outras ações positivas para a criança. Naquela época a Escolinha já tínha uma biblioteca infantil na verdadeira concepção da palavra.

    ResponderExcluir