segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Outubro recheado de comemorações

Outubro é um mês recheado de significados para a Biblioteconomia, afinal, neste mês, se comemora o Dia Nacional da leitura, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia Nacional do Livro. Datas perfeitas para se fazer uma movimentação grande nas atividades de uma biblioteca, seja ela pública ou privada, comunitária, escolar, técnica ou universitária. Outras datas menos conhecidas também carregam o mês: Dia Mundial da Normalização e Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação.



As datas são apenas um reforço, porque, na verdade, essa movimentação deve ser constante, haja vista a necessidade de estarmos sempre incentivando a leitura, a frequência e uso de bibliotecas.

Nesse contexto de pandemia, com certeza, essas atividades serão mais limitadas, no entanto, diferenciadas em relação a tudo que já foi feito antes. Precisamos de muita criatividade para trazer à tona ideias que envolvam o público, para que possam interagir e assim agregar valor. As tecnologias estão ai para serem exploradas e usadas de forma lúdica e atraente em live, quiz, PBL, contação de histórias, gamificação, kahoot e tantas outras metodologias ativas, em que se dá autonomia para o usuário participar, colocando-o no centro do processo, sendo responsável pela construção de conhecimento.

O momento também é oportuno para valorizarmos a profissão, além de evidenciarmos as atividades dela decorrentes, junto ao público em geral.

Caso você ainda não tenha planejado algo a respeito, o mês não acabou, corre que dá tempo! Depois, compartilha aqui o que você fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário