quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Arquivistas, profissionais de toda hora

Arquivistas são profissionais de toda hora, em qualquer tempo, impresindiveis para muitas situações. A matéria-prima que ele trabalha, tornando-a acessível, é insumo para muitas decisões e pesquisas. Poder recorrer a um arquivo, seja ele físico ou digital, sabendo que ele fornecerá a resposta para o que se procura, é o melhor dos mundos.


Arquivo é isso, arquiva-se e desarquiva-se, no sentido literal da palavra, no entanto, todo um trabalho prévio foi feito. Os documentos estão lá, calssificados, organizados e indexados, prontos para recuperar a informação desejada. Em um passe de mágica... Ops! E lá está a informação. Um trabalho ímpar e singular do arquivista, que muitas vezes não aparece, mas é primoroso e primordial.

Passe de mágica em sentido figurado, afinal, tem todo um trabalho de formiguinha, tanto intelectual como físico, um trabalho a quatro mãos, ou a dez, vinte, trinta, dependendo do volume e do contexto arquivístico.

Sempre a serviço da sociedade, seja no âmbito público ou privado, seja nas questões administrativas, fiscais, legais, históricas ou científicas, os arquivos e os arquivistas são o elo entre o passado, visitando o presente, guardando para o futuro.

A trajetória dos arquivos acessíveis culmina na memória e na história e no dia a dia das pessoas e das instituições. Glória do arquivista, vitória para a sociedade.

“A data foi escolhida porque, nesse mesmo dia, em 1823, o então deputado Pedro de Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, apresentou proposta para a criação do primeiro Arquivo Público do Império, origem do atual Arquivo Nacional. Razão pela qual a comemoração se reveste de dupla importância para a instituição.
A data é um reconhecimento da relevância desses profissionais que são responsáveis, entre outras funções, pelo planejamento, organização, assessoramento, pesquisa, orientação e gestão de serviços ou instituições arquivísticas públicas e privadas, conforme a Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que regulamentou a profissão.” (Fonte: Senado Federal 2020).

2 comentários:

  1. Muito importante. Parabéns por participa de tão grande , exaustivo e imprescindível trabalho !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um trabalho trabalhoso, se me permite o pleonasmo, mas gratificante, porque entregamos resultados valorosos para a sociedade. Grata pela mensagem e visita. Volte sempre!

      Excluir