segunda-feira, 8 de setembro de 2025

As bibliotecas e a alfabetização

O que as bibliotecas podem fazer pela alfabetização de crianças e adultosEu respondo, muito. Mas, como? Eu respondo a seguir.

A alfabetização não se resume a decodificar letras e palavras. Trata-se de se apropriar da linguagem para se expressar, entender o mundo e participar ativamente da sociedade. Nesse sentido, a biblioteca pode tarde nas duas frentes, tanto junto às crianças, que estão em idade regular, como junto aos adultos, que por algum motivo forte não se alfabetizaram.

Para Crianças


Para as crianças, a biblioteca é um lugar de descoberta e encantamento, onde o aprendizado acontece de forma lúdica. Nela podemos proporcionar para esse público:
  • contato com o livro e a leitura: a biblioteca oferece um vasto acervo de livros infantis, com diferentes gêneros e formatos. Esse contato precoce com a narrativa e a ilustração estimula a curiosidade e o desejo de ler, facilitando a alfabetização. 
  • atividades diferenciadas: a biblioteca pode ser um espaco para atividades mais recreativas como a hora do conto, brincar com jogos educativos, dramatização, desenho e colagem, por exemplo, propiciam o ato de ler e escrever, pois desmistificar como algo prazeroso, não uma obrigação.
  • apoio a atividades pedagógicas: a biblioteca pode atuar em parceria com as escolas, oferecendo espaço para atividades de leitura e escrita. Oficinas de criação de histórias, jogos de palavras e rodas de conversa sobre os livros ajudam a fortalecer o vocabulário e a compreensão textual. 
  • espaço de pesquisa e conhecimento: ao se familiarizar com a biblioteca, a criança aprende a buscar informações, a escolher livros de seu interesse e a desenvolver a autonomia. Isso fortalece as habilidades necessárias para o estudo e a pesquisa, essenciais para o aprendizado contínuo.

Para Adultos


A alfabetização de adultos muitas vezes enfrenta desafios como a falta de tempo e a vergonha de não saber ler. A biblioteca, com sua atmosfera de respeito e acolhimento, pode ser um refúgio e um incentivo.
  • ambiente de acolhimento e apoio: a biblioteca é um espaço neutro e seguro, onde o adulto pode estudar sem julgamento. Ter acesso a materiais de alfabetização, como cartilhas e livros de fácil leitura, de forma gratuita e discreta, é crucial.
  • programas e oficinas específicas: a biblioteca pode oferecer aulas de alfabetização em parceria com outras instituições, ou até mesmo contar com voluntários. Oficinas de escrita criativa, clubes de leitura e rodas de conversa com temas de interesse do público adulto incentivam a prática da leitura e da escrita de forma significativa. 
  • acesso a outros recursos: além dos livros, a biblioteca pode disponibilizar acesso a computadores e à internet, permitindo que o adulto explore o mundo digital e continue seu processo de aprendizado. Aprender a ler e escrever não é apenas um fim em si mesmo, mas um meio para acessar outras oportunidades, como cursos online e informação.

A biblioteca, nesse contexto, se torna um agente de transformação social. Ela não só ensina a ler e a escrever, mas também promove a inclusão, a cidadania e o senso de pertencimento, mostrando que a educação é um direito para todos, em todas as idades e tudo começa com a alfabetização.

sábado, 6 de setembro de 2025

Escultura inspiradora

Achei por demais inspiradora e muito elegante essa escultura, que me deparei em uma loja de Ouro Preto. Queria ter comprado, mas a bagagem já tinha excesso, além do que não é uma peça leve, é de ferro fundido.

Escultura inspiradora que representa muito. Representa o ato de ler, ou melhor, traduz a liberdade e o conhecimento. Quem sabe eu consiga adquiri-la por esse mundo da Internet (achei várias versões), por enquanto, só namorando.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Biblioteca, por Luis Fernando Verissimo

Pincei essa frase atribuída a Luis Fernando Verissimo das manchetes atuais, veiculadas em várias mídias de comunicação, em evidência agora por conta do contexto do seu falecimento. O fato fez com que ela chegasse até mim, não conhecia.

“A biblioteca é o lugar onde começamos a nos conhecer.”


Parece um tanto óbvia, mas não custa analisar de forma mais aprofundada. A frase sugere algumas interpretações que trago agora para reflexão.

A primeira é a questão do autoconhecimento: ao ler, você é exposto a diferentes ideias, culturas, histórias e opiniões apresentadas pelos autores. Isso pode fazer você questionar suas próprias crenças, descobrir novos interesses e entender melhor quem você é, o que gosta e o que valoriza. A leitura, nesse sentido, é uma jornada para dentro de si mesmo, por isso o autoconhecimento.

A segunda, é a conexão com o conhecimento humano: a biblioteca reúne o conhecimento, a sabedoria e as experiências de milhares de pessoas ao longo da história. Ao se aprofundar nessa leituras, você se conecta com a mente de outras pessoas, expande seus horizontes e, assim, se entende como parte de algo maior.

A terceira questão, que pode não ser a última (espero que alguém pense em outras), é a descoberta pessoal: a frase também pode ser uma metáfora para a busca por identidade e propósito. A biblioteca é um ponto de partida para explorar o mundo, e ao fazer isso, você acaba encontrando a si mesmo no processo.

Na verdade, as três questões estão intrisicamente interligadas, uma completa a outra. Resumindo, podemos dizer que a frase amplia a ideia de que a biblioteca é "apenas" um lugar de aprendizado intelectual, para um espaço onde a leitura nos permite iniciar uma jornada profunda de autoconhecimento e descoberta pessoal. Eu mesma já fiz essa jornada, passando por essas três questões e pude constatar isso.

domingo, 31 de agosto de 2025

Subindo e descendo ladeiras em Ouro Preto

Em Ouro Preto é assim, estamos sempre descendo e subindo ladeiras nas ruas históricas, com pavimentação preservada na sua forma original.

As ladeiras íngremes são devido à sua localização no topo de uma cadeia de montanhas e ao terreno acidentado do local onde foi construída. A cidade surgiu na era colonial para explorar o ouro, o que levou à ocupação de um terreno montanhoso e de difícil acesso.




Além das ladeiras características, há as edificações coloniais, sobrados na sua maioria, coloridas com a utilização dos materiais, técnicas e recursos naturais, e ainda o conhecimento dos artesãos e artistas da época.




As lojinhas, com suas placas artesanais, dão um ar ainda mais característico para as ruas.




Ouro Preto é o resultado de um processo coletivo de povoamento e exploração, impulsionado pela descoberta do ouro. E andar por essas ruas mineiras de outrora é uma aventura inigualável. Amei de coração!❣

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Livraria em Ouro Preto

Não podia faltar visita a uma livraria. No percurso das andanças pelas ruas ladeiradas de Ouro Preto me deparo, sem querer, mas querendo, com Outras Palavras Livraria. Apreciei de perto o balcão onde estavam expostos as publicações sobre Minas e a Cidade, uma riqueza!




terça-feira, 26 de agosto de 2025

Uma mina de verdade!

Visitanos a Mina do Veloso em Ouro Preto. Uma mina de verdade!

As minas em Ouro Preto são atrações turísticas que permitem explorar o passado da mineração de ouro na região. 

Entrando na mina, acompanhadas de um guia, foi possível conhecer a formação da mina a partir da genialidade africanas, as técnicas de extração, as condições de trabalho dos escravizados e a geologia da mina, que oferece um ambiente subterrâneo, frio e úmido, com galerias e poços.


Fui acompanhada da minha filha, que me auxiliou no trajeto, principalmente nos trechos mais rebaixados, estreitos e de desníveis.







domingo, 24 de agosto de 2025

Rua de livros

Adorei ver esses livros em Ouro Preto nas "prateleiras" da rua, bem sugestivo e convidativo.

O local é um dos mais requisitados, é a Rua Direita  como é mais conhecida popularmente, mas o nome oficial é Conde de Bombadela. Subi e desci  várias vezes essa rua, fazendo turismo nessa cidade histórica.e ao me deparar com esse cenário, não deu outra, tive que registrar.



História e cultura em toneladas

Ouro Preto, uma mina de história e cultura, além de muitos aspectos peculiares, que enriquecem ainda mais a cidade que é uma joia do Brasil Colonial e um Patrimônio Cultural da Humanidade.


Foi uma viagem e tanto! Ainda mais na companhia da minha filhota. Aproveitamos ao máximo todo o ouro dessa mina de conhecimento. 

Literalmente, é uma cidade rica em ouro, lingotes no passado e história e cultura em toneladas no presente e para a posteridade, haja vista o tombamento pela Unesco.

Um passeio à bordo de uma jardineira possibilitou uma visão panorâmica e até detalhada dessa Cidade cheia de muitos encantos, ladeiras, arquitetura colonial e igrejas. Uma maravilha!



A exuberência do Barroco em Ouro Preto é manifestada nas igrejas do século XVIII com altares dourados, talha em madeira e pinturas em perspectiva no teto, como vemos na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis e Igreja de Santa Efigênia.




 




Toda essa riqueza de detalhes, que se apresenta na integração da arquitetura com a escultura e a pintura, emociona tanto os fiéis, que celebram a fé católica como os turistas que visitam a cidade, sistematicamente.