segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Amiga do Banco

Na sexta-feira última, véspera de Carnaval, fui obrigada a ir a um banco sacar meu salário, na "boca do caixa" pela falta do cartão salário (até então era depositado em outro estebelecimento). Lugar de pessoas conhecidas, velhas colegas de trabalho de outros tempos, de outro banco, de outro contexto. Banco para o qual me dediquei por 15 anos. Hoje dele restou apenas o "B" inicial, pois o espaço de outrora, reformado e transformado, sinalizado com os novos padrões, com a nova marca, reflete apenas a frieza do mundo monetário e a distância que deve permanecer entre funcionários e clientes, com presença nemhuma. Das que encontrei, nenhuma se interessou pelo meu problema, pelo contrário, distância... e olha que tinha gerente pelo meio! Mas, eis que de lá de fora, do local mais desumano, pois é povoado de máquinas do tipo cash de auto-atendimento, surge no meio daquela azáfama de tarde, uma pessoa tão sorridente e tão tranquila, uma colega, por que não dizer uma amiga, para primeiro me comprimentar e depois me prestar ajuda. Na sua jaqueta de trabalho o estigma da ajuda. Terá sido esse o motivo? Claro que não, ela o fez profissionalmente, mas, sobretudo humanamente, ou melhor, amigavelmente. A amiga resolveu meu problema, dos prováveis 60 minutos que passaria naquela instituição, enfrentando uma fila quilométrica de 7 sete voltas, apenas 10 foram suficientes. Diante da leitura dos fatos só posso concluir que apesar do contexto ter mudado, amiga de verdade é essa que permanece como tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário