sexta-feira, 22 de abril de 2011

Falconi direto do blog da HSM

Transcrevo trecho inicial do segundo dia do Fórum HSM de Gestão e Liderança 2011, da seção do talk show com Vicente Falconi:


O professor Falconi abriu o bate-papo afirmando que está convencido de que já existe nas empresas uma quantidade de conhecimento muito grande. “O que falta nas empresas é execução, mas principalmente, fazer o que precisa ser feito. Nós precisamos começar a executar”. Para ele, as coisas simples podem ser executadas. “A cultura da não execução é uma coisa dramática, ainda mais quando existe a cultura da procrastinação. O fato fundamental é o seguinte: se eu não executar, nada acontece”.

Falconi explicou que o filósofo francês René Descartes escreveu o livro O Discurso do Método, por volta de 1600. Para ele, método é a busca da verdade para se atingir os resultados. “É você tomar decisões baseadas na verdade, entender e continuar”. Para ele, há as verdades mostradas na análise dos dados e fatos. E as empresas, na grande maioria, não trabalham com elas. As pessoas vivem tomando decisões, que custam milhões, baseadas em opiniões. Ele afirma que todo gestor deveria ler Descartes.

Leia a matéria completa.

Como admiradora de Descartes, não poderia deixar escapar essa recomendação que o renomado Falconi faz para a leitura da obra Discurso do Método, do fundador da filosofia moderna.

Descartes duvidou dos sentidos, do que via e do que ouvia, se deparou com um ser que pensa e que usa a razão e daí veio a frase "penso: logo existo".

As quatro regras do Discurso do Método são:

  1. VERIFICAÇÃO DA EVIDÊNCIA - Não aceitar nada que não seja evidente, evitando a prevenção e a precipitação.
  2. ANÁLISE - Dividir um problema em tantas partes quantas forem possíveis e necessárias. 
  3. SÍNTESE E ORDENAÇÃO – Ordenar o pensamento, partindo das coisas mais simples para as mais complexas. 
  4. ENUMERAÇÃO - Efetuar enumerações tão completas de modo a ter certeza de nenhum elemento ter sido esquecido.
O método de Descartes sugere seu uso para a execução, por isso a máxima de Falconi: “É você tomar decisões baseadas na verdade, entender e continuar”.
Segundo Falconi, os três fatores fundamentais para que se obtenham resultados extraordinários são: liderança, conhecimento técnico e método.
 
Acesse breviário sobre a filosofia de Descartes
 






2 comentários:

  1. Neste texto o conhecimento empresarial me chamou a atenção!
    Vejo que as pessoas não sabem o que sabem, é muito conhecimento jogado fora. E as empresas ainda nao tem isso muito claro, uma pena!

    Feliz páscoa para vc e toda sua familia!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lu, acho que aqui também cabe a gestão do conhecimento e é um campo enorme para os bibliotecários.

    ResponderExcluir