sábado, 1 de março de 2014

Estímulo à leitura na presença do melhor amigo


A matéria Tartu Library Offers Novel Help to Children Dogged by Shyness, da Estônia, traz o projeto de Ewa Rootz, inspirado em ideia da Finlândia, em que as crianças frequentam a Biblioteca Municipal de Tartu, e fazem leitura para os cães, uma espécie de terapia, para melhorar a proficiência da leitura.

Os cães são fornecidos por uma associação estoniana e a biblioteca tem uma sala de contos de fadas, para que o maior número de crianças possa aprimorar suas habilidades de leitura.


Como os cães são próximos das crianças e ouvintes passivos, não críticos, elas vão adquirindo confiança, ao tempo em que podem melhorar a impostação da voz, a expressão corporal, a interação com o meio, interpretação e a própria compreensão do texto. É um contexto favorável para o exercício da leitura.

Vemos o quão importante é a prática da leitura, principalmente em voz alta.

Um projeto simples e magnífico, que, mesmo sem o mundo encantador de uma biblioteca, pode ser executado em casa, bastando que se crie o mesmo contexto, em meio às almofadas e tapetes, com oferta de muitos livros e, claro, junto ao melhor amigo do homem, digo, da criança.



Kevin, de 5 anos, lê para um cão em uma biblioteca da Estônia (Foto: Raigo Pajula/ AFP)



Ingrid, de 6 anos, lê para o cachorro da raça Golden (Foto: Raigo Pajula/ AFP)



Projeto reúne crianças e cachorros em biblioteca na Estônia. Animais ajudam no desenvolvimento da confiança e sociabilidade, segundo organizadores (AFP PHOTO / Raigo Pajula)


Ler para cães inspira confiança nas crianças


Parabéns à  Ewa Roots, responsável pelo projeto educacional da Tartu Library e à Estonian Association of Dog-Owners, pela brilhante parceria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário