A análise SWOT é uma forma simples e sistemática de verificar a posição
estratégica do negócio e de fazer análise de cenários. É uma ferramenta de
gestão, muito utilizada como parte do plano de marketing, do plano de negócios,
do planejamento estratégico. O termo SWOT vem do inglês é um acrônimo das
palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
A ideia central da análise SWOT é avaliar as forças e as fraquezas, que são
fatores internos e, as oportunidades e as ameaças da empresa e do mercado, onde
ela está atuando, que são os fatores externos.
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e podem
ser controladas pelos seus dirigentes, uma vez que fazem parte de uma
estratégia que foi previamente adotada, devendo ser ressaltada ao máximo ou
minimizado seu efeito, conforme o caso. Já as oportunidades e ameaças, são
antecipações do futuro, estão fora do controle da empresa, mas, uma vez
conhecidas, podem ser controladas e monitoradas de forma a aproveitá-las ou
evitá-las, de acordo com a situação. O importante é fazer a leitura correta.
Geralmente é representada sob a forma de uma matriz no plano cartesiano, onde,
no primeiro quadrante, se registra o fator oportunidades, no segundo quadrante,
o fator forças, no terceiro quadrante, o fator fraquezas e no quarto quadrante,
o fator ameaças. Essas informações categorizadas são depois trabalhadas, sempre
sob a ótica do consumidor, podendo haver combinações entre elas (força com
oportunidade), para potencializar ainda mais o negócio ou convergências (ameaça
em oportunidade e/ou fraqueza em força), para mudança de cenário e de
posicionamento. Portanto, a ideia não é só organizar informações, mas,
sobretudo, descobrir vantagens estratégicas, a partir do somatório dos
elementos, para aplicar no planejamento de marketing da empresa e tirar
conclusões a respeito.
A técnica é atribuída aos professores da
Harvard Business School Kenneth Andrews e Roland Chriskensen, mas há autores
que creditam ao estrategista Sun Tzu (500 a.C.), "Concentre-se nos pontos
fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as
ameaças.”
Há diversos exemplos na história de crises que incentivaram crescimento, de
ameaças que foram eliminadas, pois se transformaram em oportunidades e de
descobertas e inovações por força das circunstâncias. Há também exemplos recentes,
inclusive, de pessoas que cresceram na crise, que ficaram mais fortes, que,
depois de uma derrota, se ergueram e descobriram nichos profissionais.
Depois dessa reflexão podemos chegar à conclusão que essa tal análise SWOT pode
ser aplicada em nossas vidas, afinal as organizações são feitas de pessoas e
estas apresentam as mesmas necessidades daquelas, claro, dentro dos limites
contingenciais de cada uma. Existem objetivos que traçamos para serem
atingidos, estamos aqui na terra para cumprir alguma missão e temos a intenção
de sermos reconhecidos pela sociedade de alguma forma, tudo isso seguindo
nossos valores e princípios, estamos buscando sempre o melhor.