sábado, 23 de novembro de 2024

Caminho de livros

Já pensou em um caminho composto por livros variados conforme a sua escolha? Um caminho de livros!

Já pensou nas maravilhas que você pode conhecer folheando e lendo as páginas de cada um deles?

Já pensou como você pode utilizar o conhecimento que vem dessas páginas em prol de si mesmo, do próximo e da sociedade?

Já pensou quanto você perderá se não fizer esse caminho e aproveitar tudo que vem dele?

Que tal realizar esse caminho e mudar os "Retratos da leitura no Brasil", para que tenhamos resultados mais positivos na próxima edição?


Com certeza é um caminho iluminado, cheio de atrações, de belezas, de curiosidades, de emoções e de muitas coisas a serem descobertas. 

Convido todos a fazerem esse caminho.

domingo, 17 de novembro de 2024

30º CBBD 2024: Bibliotecas fortes: sociedade democrática

O 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), será realizado em Recife-PE, de 25 a 29 de Novembro de 2024. Com o tema Bibliotecas fortes: sociedade democrática ressalta alto e bom som que as bibliotecas são lugares de democracia e que quanto mais fortes, mais democrática é a sociedade.

O que fazer então para esse fortalecimento? O básico é o cumprimento da legislação. Se tem a legislação, ela deve ser cumprida integralmente, pois, do contrário, o Ministério Público e os conselhos regionais de Biblioteconomia aplicarão as sanções devidas.

Lei 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, determina que todas as instituições de ensino do país, públicas e privadas, devem ter bibliotecas. Com o advento da Lei 14.837/2024, que veio altera a anterior, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE), o assunto ficou ainda mais sério e fundamentado.

E uma vez existindo uma biblioteca, cabe dotá-la com o bibliotecário, conforme Lei 4.084/1962, que estabelece o exercício da profissão de Bibliotecário.

Mas, voltando ao fortalecimento das bibliotecas, além do básico já citado, precisamos de recursos humanos treinados, materiais informacionais, tecnologia atualizada e os recursos financeiros para suprir todos os anteriores e dotar a Biblioteca do que é necessário, para que possa exercer em sua plenitude todas as atividades de atendimento ao seu público. 

Uma biblioteca bem dotada de recursos é um equipamento em potencial para desenvolver a educação, a ciência, a cultura, a arte e o conhecimento em geral,  e tê-la em cada escola, seja pública ou privada, escolar ou de nível superior, é garantir o acesso à informação, que é fundamental para que tudo aconteça.



Foi assim desde os primórdios. Essas instituições conseguiram conservar, preservar e passar adiante o conhecimento registrado, desde as tabuletas de argila, papiros e pergaminhos, passando pelo advento da imprensa com Gutenberg e as publicações impressas, até os dias de hoje com as maravilhas e proezas do digital.

Bibliotecas fortes, com certeza sociedade democrática!

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Análise de dados

Hoje, tudo gira em torno da análise de dados para se ter respostas e tomar a decisão certa. Nada mais vale e é factível se não for o resultado da análise de dados. Para as empresas, os dados são o petróleo da atualidade, os tais inputs que podem gerar informações gerenciais, que apoiam decisões, que por sua vez podem gerar conhecimento e daí construir a inteligência de negócios.

Para fazer essa análise de forma mais completa, podemos (devemos) usar quatro tipos, que efetuando na ordem da figura abaixo, trazem resultado valiosíssimo. 

Análisw de dados

A seguir, a explicação de cada uma delas.

Análise descritiva: é a primeira fase da análise de dados, é a análise dos fatos que ocorreram conforme a interpretação dos dados coletados e obter o status quo, ou seja, o retrato da situação.

Análise diagnóstica: depois de entender o que aconteceu, é hora de saber o porquê, de identificar as causas do evento. Investigar a relação entre variáveis para entender os fatos que contribuíram para os resultados verificados.
 
Análise preditiva: utilizando os dados históricos armazenados e estruturados, combinados com modelagem estatística, algoritmos, técnicas de mineração de dados e aprendizado de máquina e até inteligência artificial, dentre outras tecnologias parte-se para a antecipação de tendências e realização de projeções. As empresas investem nessa análise para encontrar oportunidades e prever resultados, apontando o que pode acontecer.

Análise prescritiva: e agora vem um tipo de análise avançada de dados que considera vários fatores, como restrições, objetivos e cenários. Permite que as organizações tomem decisões baseadas em dados, fornecendo insights sobre tendências e resultados, apontando o que praticamente vai acontecer. Essa abordagem analisa as decisões em potencial para prescrever um curso de ação ideal em tempo real.

domingo, 10 de novembro de 2024

sábado, 9 de novembro de 2024

domingo, 3 de novembro de 2024

Fator humano e fator tecnológico: um olhar para bibliotecas

O calor humano é indispensável na interação com o usuário em bibliotecas, por outro lado, a frieza e a precisão da tecnologia é ponto chave para os resultados positivos e em tempo .

O atendimento em bibliotecas deve ser um equilíbrio entre o fator humano e o uso de tecnologias, buscando oferecer uma experiência acolhedora, eficiente e inclusiva. 

O acolhimento ocorre na recepção e na mediação de interesses, depois, acontece a entrega usando os recursos tecnológicos digitais. Só humano não dá mais para ser, devido a complexidade e quantidade de informações. Evoluímos tecnologicamente, mas também só digital deixa a desejar, principalmente junto àqueles usuários desprovidos de habilidades para usar plataformas.



Em relação ao fator humano

Em primeiro lugar, podemos incluir o acolhimento e a escuta ativa. Neste aspecto, a interação com o usuário deve ser cordial e atenta. O bibliotecário deve demonstrar interesse genuíno em entender as necessidades do usuário, oferecendo um ambiente seguro e acessível para perguntas e orientações.

Depois, pensamos na competência e na disponibilidade, considerando que oss bibliotecários devem estar bem treinados, conhecendo o acervo e os serviços disponíveis. Eles devem ser acessíveis e prontos para ajudar em consultas sobre materiais, pesquisas acadêmicas ou qualquer outra necessidade informacional.

Mais adiante, incluímos a empatia e a inclusão, lidando com diferentes perfis de usuários, respeitando idades, culturas e níveis de conhecimento. A biblioteca deve ser um espaço inclusivo, e o atendimento deve refletir a diversidade de seu público.

Não podemos deixar de lado a capacitação e a atualização contínua, pois o atendimento humano precisa evoluir com as demandas da sociedade, sendo importante que os bibliotecários realizem formações contínuas em novas ferramentas e metodologias de atendimento.

Passando para o fator tecnológico

Iniciamos com a automação de serviços, em que sistemas de autoatendimento, como terminais para consulta de acervo e empréstimos/devoluções automáticas, ajudam a reduzir filas e facilitam o acesso a informações e serviços básicos, liberando a equipe para atendimentos mais complexos.

Depois, consideramos os catálogos e recursos online, que são plataformas digitais para pesquisa e reserva de livros, renovação de empréstimos e acesso a acervos digitais, ampliando as possibilidades de uso da biblioteca, permitindo que os usuários explorem o acervo de forma independente.

Usando os chatbots e inteligência artificial, conseguimos obter respostas para as perguntas frequentes, oferendo suporte básico e orientação para os usuários em procedimentos como consultas de acervo, horários de funcionamento e regras de uso.

Em relação à acessibilidade tecnológica,  a tecnologia deve ser projetada para ser acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência. Ferramentas como leitores de tela, plataformas responsivas e sistemas de reconhecimento de fala ampliam o acesso e a inclusão.

Precisamos, também oferecer treinamento no uso de tecnologias, tais como workshops e tutoriais para os usuários que precisem de apoio no uso de plataformas digitais da biblioteca, especialmente para aqueles menos familiarizados com tecnologias.

Analisando a integração entre humano e tecnologia, temos um atendimento híbrido, porque enquanto as tecnologias podem facilitar o acesso e a velocidade no atendimento, a presença humana é essencial para resolver dúvidas complexas e oferecer uma experiência personalizada.

Também se faz necessário um feedback do usuário, em que por intermédio de formulários digitais, os usuários podem dar feedback sobre o atendimento, ajudando a biblioteca a melhorar continuamente.

Por fim, sabemos que a combinação equilibrada entre o atendimento humano e o uso da tecnologia cria uma biblioteca que atende de forma eficiente e personalizada, adaptando-se às demandas modernas sem perder o toque acolhedor e a expertise dos profissionais da área. É necessário, portanto, adaptação às necessidades do usuário, sabendo quando direcionar o usuário para uma solução tecnológica e quando o suporte humano é mais adequado, proporcionando a melhor solução para cada situação.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Essa bagagem eu quero carregar!

Essa bagagem eu quero carregar! 

Livros e natureza, uma beleza!

Uma bicicleta para pedalar,

Deitar na grama e ficar de papo para o ar,

Tudo vendo, lendo e relendo.

Livro: fonte inesgotável

Fonte inesgotável de conhecimento, inspiração e transformação. Livros são janelas que se abrem para novas ideias, histórias e culturas, nos conectando ao passado e guiando para o futuro. Cada página virada é um passo em uma jornada, seja ela de aprendizado e conquistas ou de lazer e aventuras.

Neste Dia Nacional do Livro desejo que possamos sempre valorizar e proteger os livros em seus mais variados formatos, e que, em cada casa, em cada escola e em cada biblioteca, eles continuem a ter um espaço especial, inspirando mentes e tocando corações. Afinal, um país que lê é um país que cresce!




Livros que transformam vidas!

Livros que transformam vidas! A leitura pode transformar vidas, sim. Quem não tem um livro na memória que a partir da sua leitura conseguiu melhorar em algum ponto? 

Novos pensamentos, novas ideias, novas atitudes, novos conhecimentos são possíveis por intermédio da leitura. Essa fantástica transformação pode estar ao alcance de todos. É claro que há ainda pessoas desprovidas dessa condição, por isso, cabe àqueles mais privilegiados oferecer oportunidades de leitura a quem precisa.

Neste Dia Nacional do Livro vamos levar a leitura aos que dela necessitam e transformar vidas.


domingo, 27 de outubro de 2024

Reconhecimento merecido

60 anos da Escola de Arquitetura da UFC. 50 anos do falecimento do meu pai, Arquiteto José Armando Farias, que foi um dos fundadores daquela Escola nos idos anos sessenta, hoje Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU).

Atualmente, seu acervo está sendo todo levantado e catalogado para ser apresentado em exposição alusiva e comemorativa a esse aniversário.







É uma honra e alegria para a nossa família receber a comissão encarregada dessa tarefa em nossa residência, especificamente no Memorial José Armando Farias, montado e preservado pelo meu irão historiador Armando Farias, que vem acompanhando, semanalmente, todo esse trabalho.


Projetos, mobiliários, utensílios, materiais de trabalho e de escritório, quadros, equipamentos, instrumentos e tudo mais que for selecionado do acervo do Arquiteto José Armando Farias, comporá a exposição "A Fortaleza dos Modernistas", em ambiente exclusivo para o meu pai.

Eu e toda a família estamos muito orgulhosos da sua trajetória profissional, que, apesar de curta, foi muito relevante para a arquitetura cearense.

Estamos ansiosos por esse acontecimento, que acontecerá em dezembro, uma parceria entre o IAB e a UFC, PPGAUD e LoCAU, tendo à frente o Arquiteto Ricardo Paiva, com trabalhos in loco da Arquiteta e Urbanista Cristiane Alves, Diretora de Política Profissional do IAB CE, auxiliada pela estudante de Engenharia Ana Carolina, tudo sendo registrado pelas câmeras do Fábio.


Vamos aguardar! Depois volto aqui para divulgar a exposição.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Leitura te dá asas!

Leitura te dá asas!

No sentido visual da foto, que é uma sobreposição de imagens, a ilustração é perfeita, por isso a escolhi para este post. 

No sentido metafórico da frase, a leitura te dá asas porque te leva a lugares jamais visitados, te leva a pessoas que você ainda não conhece, te apresenta fatos históricos de outras épocas, te faz sonhar com futuro e tantas outras viagens em tempos e lugares diferentes. Seu efeito e resultado são exponenciais, porque a cada leitura tudo é somado e multiplicado. 

Foto: Hugo Suíssas


sábado, 19 de outubro de 2024

Tendência digital

Se os livros impressos vão desaparecer? Duvido! 

Existe uma tendência digital muito forte, que é bem realista, exatamente porque é inevitável. O digital vai avançando e ganhando terreno, no entanto, há de ser ainda um processo gradativo, haja vista toda uma geração ainda existente habituada com a informação e a leitura em papel. 

Há um caminho longo a ser percorrido. Talvez a informação e os livros impressos passem a ser objetos de luxo no futuro, da mesma forma que já foram no passado remoto. Tanto por conta do valor como por questões de espaço e praticidade. A diferença é que naquela época não havia outra opção. Hoje temos diferentes formatos contendo informação e isso é uma super grande vantagem.

Aos poucos as pessoas e empresas vão explorando os novos recursos tecnológicos informacionais e se habituando ao uso. A tecnologia vai batendo na porta e vamos abrindo para ela entrar.

Apesar de os livros impressos parecerem obsoletos e ultrapassados para algumas pessoas, pessoalmente, o considero de alta tecnologia, desde o momento que foi concedido por Gutenberg até os dias de hoje.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Professor, pilar da educação!

A valorização da educação começa pela valorização do professor. Ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e dotar a profissão de honras e glórias, pois atributos não lhe faltam.
Sua influência vai além da sala de aula, pois prepara as pessoas para o enfrentamento de desafios pessoais e coletivos, promovendo a construção de uma sociedade mais igualitária e sustentável.

Além de transmitir e compartilhar conhecimentos e experiências, o professor é também um guia na formação de indivíduos críticos, capazes de pensar de maneira independente e de agir com responsabilidade social. Ele tem o papel de despertar a curiosidade, incentivar o aprendizado contínuo e promover valores como respeito, empatia e cidadania.

O professor é um pilar na construção de um futuro melhor, contribuindo para a evolução e o bem-estar de cada geração.


Lembrando, também, que o professor é quem tem, diariamente, a oportunidade de incentivar para o gosto da leitura e, assim, abrir uma janela infinita para o conhecimento.

Eu que tenho exemplos na família, meu pai e minha mãe, sou testemunha de perto da dedicação necessária para encaminhar os alunos na direção certa, dando-lhes o melhor.

Meu pai foi arquiteto e professor fundador da Escola de Arquitetura da UFC, formou muitos jovens arquitetos. Já minha mãe, ainda viva, é pedagoga e arte-educadora, manteve por vários anos a Escolinha O Cogumelo. Como Diretora e professora, lecionou por muitos anos para os pequeninos, encaminhando-os para a alfabetização.

sábado, 12 de outubro de 2024

Livros de presente

No Dia da Criança tem livros de presente! Livraria Leitura e TodoLivro juntos para possibilitar que mais pessoas cumpram essa missão de dar livros de presente. Afinal, o conselho é do mestre dos mestres, Platão.

Comprei para meus sobrinhos netos. Tem dinossauros, animais da fazenda, patinha e cãozinho, que não fazer a alegria da criançada.


Incentivar a leitura ainda na primeira infância, é tudo de bom.

Escada da leitura ou escalada do conhecimento?

Na escada da leitura, a cada degrau elevado, novas conquistas: lugares, histórias, aventuras, fatos, biografias, ciência e descobertas, tudo leva a novos conhecimentos. É a escalada do conhecimento!

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Biomimética para transformar o mundo

Conheci o termo biomimética por intermédio de um livro que pertence ao acervo da biblioteca em que trabalho. Fui catalogá-lo para introduzi-lo ao acervo e, depois da leitura técnica, ao conhecer mais a respeito, fiquei sabendo que vai além de um simples termo, é uma ciência. 

Lendo e aprendendo... E como amante da natureza que sou, não poderia deixar de completar a leitura dessa obra que enaltece e valoriza por demais esse ente que nos proporciona tudo e mais alguma coisa.

Extraindo a etimologia da palavra direto de uma das primeiras páginas do livro: "BI - O - MI - MÉ - TI - CA [Do grego bios, vida, e mimesis, imitação]." E agora, trazendo a definição: "A biomimética é uma ciência que estuda os modelos da natureza e depois imita-os ou inspira-se neles ou em seus processos para resolver os problemas humanos." (Benyus, 2011, p. 8).

Obra do acervo da Biblioteca da Faculdade CDL

O livro é dividido em oito capítulos, iniciando-se com Imitando a Natureza. Uma introdução que explica a origem e a razão dessa ciência, faz algumas indagações sobre as questões da natureza, que explica ainda como as coisas acontecem tudo em harmonia, ensinando a forma criativa de usar sua matéria-prima sem ofendê-la ou devastá-la. Enfim, instiga a pensarmos em maneiras mais sustentáveis de vivermos, usando os exemplos da natureza para termos ideias e inovações. 

Os capítulos se seguem, trazem narrativas de pesquisadores independentes do ramo, até chegarmos ao último, em que o autor inicia relatando a experiência que o levou ao caminho da biomimética:

  • Como nos alimentaremos?
  • Como aproveitaremos a energia?
  • Como fabricaremos nossos produtos?
  • Como nos curaremos?
  • Como armazenaremos o que aprendemos?
  • Como administraremos os negócios?
  • Para onde iremos?

Biomimética é sobre aprender com a natureza, para que possamos nos adaptar à vida da Terra, sem enganá-la ou controlá-la. É quando a ecologia encontra a agricultura, a medicina, a ciência dos materiais, a energia, a informática e o comércio para descobrir soluções para os nossos problemas. 

É fascinante como a natureza além de nos proporcionar o essencial para a vida e outras maravilhas, nos ensina com muita sabedoria. Um dos exemplos mais populares é o velcro, que foi pensado a partir daquela planta daninha que chamamos de carrapicho. Alguns exemplos podemos citar: estádio imitando ninho de pássaro; trem-bala a partir do martin-pescador; turbinas eólicas inspiradas nas nadadeiras das baleias jubarte; refrigeração imitando casas de cupins; telas de LED inspiradas nos "olhos " de mosquitos; painéis de energia solar que seguem o método de captação de luz dos girassóis, dentre outros.

A natureza é mesmo rica e fascinante, nos oferece tudo e mais alguma coisa para vivermos bem.

BENYUS, Janine M. Biomimética: inovação inspirada pela natureza. São Paulo: Cultrix, 2011.

sábado, 28 de setembro de 2024

Abordagens multi, pluri, inter e transdisciplinar na Biblioteconomia

Analisando as abordagens multi, pluri, inter e transdisciplinar, verifiquei que para a Biblioteconomia evoluir, visando uma performance melhor em termos de visibilidade, alcance e de ponte junto a outras ciências e disciplinas, há de atuar nessas quatro dimensões de forma coletiva e colaborativa. Imagino cada profissional fazendo a sua parte e ajudando a outra: universidade, bibliotecários da academia, professores, pesquisadores, teóricos da área, estudantes e bibliotecários atuantes no mercado, todos devem participar. Atualizar currículo, ocupar espaços que são nossos pela própria natureza da coisa e desbravar novos horizontes, é a ordem do dia.

As dimensões multi, pluri, inter e transdisciplinar estão relacionadas à forma como diferentes áreas do conhecimento e disciplinas se articulam para a compreensão e resolução de problemas. Em cada uma dessas dimensões há graus de integração distintos entre as disciplinas e possui características específicas.
      
A Biblioteconomia pode se articular muito bem com outras ciências e disciplinas nessas quatro dimensões. Nesse sentido, precisamos tirar o máximo dessa possibilidade, que amplia os horizontes profissionais. Vejamos cada uma delas apresentando o modelo ilustrativo de Erich Jantsch, de 1980, e fazendo a leitura da atuação bibliotecária nesses contextos, sabendo-se que ocorrem conforme integram conhecimentos de diferentes disciplinas. 
  • Dimensão multidisciplinar (único nível, objetivos múltiplos, sem relação, sem cooperação, cada um no seu quadrado): quando profissionais de áreas diferentes trabalham de forma paralela e separada, sem interação real, cada um contribuindo com sua própria expertise abordagem e métodos, mantendo-se dentro dos seus próprios limites, sem influenciar o outro. Nesse contexto, as disciplinas são justapostas, cada um faz a sua parte sem interferir na outra, não são alteradas ou enriquecidas com isso. 
    • Exemplo na Biblioteconomia: Uma pesquisa sobre hábito de leitura, em que o bibliotecário aplica na roda de leitura, o professor em sala de aula e um pesquisador na comunidade, chegando a conclusões independentes.
  • Dimensão pluridisciplinar (único nível, objetivos múltiplos, alguma cooperação, sem coordenação, estudo de um por vários simultaneamente): é um tanto similar à multidisciplinar, envolvendo mais áreas, no entanto ainda sem integração profunda entre elas. Os saberes se complementam, mas continuam isolados em seus limites. Sugere uma relação mais dinâmica entre disciplinas, onde se busca uma visão mais ampla, embora as disciplinas ainda permaneçam distintas.
    • Exemplo na Biblioteconomia: Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de processos empresariais, com a participação de um bibliotecário para definir a taxonomia dos termos, um gerente para explicar a estrutura organizacional de empresa, um analista de sistemas para entender os fluxos, rotinas e funções e um programador para desenvolver a solução.
  • Dimensão interdisciplinar (dois níveis sob uma coordenação, cooperação, objetivos múltiplos, mesmo propósito):  Com a interdisciplinaridade, há um intercâmbio entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas, permitindo que os participantes construam algo mais amplo em relação a essas temáticas, seguindo uma metodologia comum. Caracteriza-se pela integração e colaboração efetiva de conhecimentos e métodos de diferentes disciplinas para abordar um problema comum, sob uma coordenação. As fronteiras entre as disciplinas se tornam mais fluidas por conta dos pontos em comum, pois se relacionam para a ampla compreensão de um tema estudado, mantendo suas particularidades e interesses próprios.
    • Exemplo na Biblioteconomia: Elaboração de um projeto de biblioterapia para idosos, contando com a participação e coordenação do bibliotecário e com recursos e conhecimentos dos profissionais de terapia ocupacional, psicologia, e assistência social, para ter uma melhor forma de concebê-lo e aplicá-lo, tendo cada área o seu objetivo nos resultados, mas único propósito.
  • Dimensão transdisciplinar (níveis e objetivos múltiplos, colaboração e coordenação com propósito comum, ultrapassa as próprias disciplinas envolvidas): a transdisciplinaridade integra diferentes áreas do conhecimento, promovendo superação entre as fronteiras disciplinares com uma visão holística e integrada para solução de problemas complexos, nenhuma tendo domínio sobre a outra, mas sim abertura para maior abrangência. Há tanta cooperação entre elas, que não dá mais para separá-las, descaracterizando-as, tornando uma relação complexa dos diversos saberes.
    • Exemplo na Biblioteconomia: Um projeto para elaboração de uma cartilha de sustentabilidade, com a participação dos conhecimentos de Biblioteconomia para a seleção de conteúdos confiáveis e tratamento das normas bibliográficas, dialogando com o editor para ver a questão da publicação; com a engenharia ambiental, para tratar dos aspectos ambientais, a sociologia, para ver os impactos sociais e com a economia para tratar dos aspectos econômicos. Todos juntos e misturados em torno de um propósito comum, cada um contribuindo com a sua parte, mas fazendo interações constantes e significativas, entregando um resultado que representa esse novo produto, que já não é nenhuma das disciplinas que se reuniu inicialmente no projeto.
Outros exemplos podemos relacionar na dinâmica das quatro dimensões, tais como atuação em ciência de dados, em UX, em inteligência artificial, em contação de histórias, há um mercado potencial, o segredo é acompanhar as demandas da sociedade e o contexto dos acontecimentos. Creio que alguma coisa já foi conquistada, mas podemos acelerar esse processo com uma atuação mais incisiva.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Comemorando com os pares

Passagem dos meus 65 vividos comemorando com os pares no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-3), amigas e colegas de profissão, com direito a um mimo.

Aniversariantes do mês de setembro



domingo, 22 de setembro de 2024

Versão 6.5

Mais um ano festejado, entrando na versão 6.5. Só alegria, em casa e no trabalho.

No lar, doce lar



Na Mrh Arquivos



Mimo da Mrh


Na Faculdade CDL

domingo, 15 de setembro de 2024

O Caos documental

Os documentos subiram à cabeça? Sabe que existem, mas não consegue localizá-los? O que fazer com o caos documental?

Depois de instaurado o caos documental, só resta fazer a gestão, o que deveria ter sido feito antes de chegar nessa situação. Mas, nunca é tarde para uma ação dessa natureza, aliás, é  imprescindível, para manter a ordem, o controle e a acesso. É preciso fazer a gestão, desde o nascimento do documento até a sua destinação final.


E por onde começar? 

Antes de colocar a mão na massa propriamente dita, ou seja, antevendo a organização física dos documentos, há de se elaborar os instrumentos arquivísticos necessarios para a gestão: o Plano de Classificação de Documemtos (PCD) e a Yabela de Temporalidade Documental (TTD).

Ambos os instrumentos irão nortear os trabalhos, definindo uma estrutura, atribuindo classificação e temporalidades para os documentos, conforme o contexto e proveniência.

Depois de elaborados e validados, deve-se iniciar com a seleção, pois no meio da massa documental acumulada sempre há itens que não se caracterizam como documentos de arquivo.

Feita essa seleção, aplicam-se os critérios estabelecidos no PCD e na TTD junto à documentação selecionada. Cada documento será classificado e vinculado à sua área com a aplicação de suas temporalidade.

Dessa forma, o caos é exterminado e a gestão é implantada, cabendo a manutenção de tudo, para se evitar novo caos.