terça-feira, 12 de outubro de 2021

Leitura: um grande passo para a compreensão do mundo

Sabemos que toda tarefa que é obrigada a ser feita, sem que se apresente um atrativo, uma motivação, um ganho, é algo enfadonho, cansativo e não cativante de ser realizado. Trazendo esse senso comum para o contexto de leitura, podemos dizer que toda leitura espontânea é mais atrativa, tem mais ganho de realidade, de crítica e reflexão e ainda mais  pode ser divertida, claro, dependendo do gênero literário do texto.

Na fala de Bamberger (2000) a formação de jovens leitores se dá quando a leitura apresentada é adequada, para que não se limite a desenvolver apenas o hábito de ler, mas também desenvolva o interesse pelo seu conteúdo, a fim de ampliar saberes e entender o mundo. E quando essa leitura é de interesse do jovem, quando a escolha é espontânea, os resultados são ainda melhores.

Tomando Luckesi et al (1991, p. 136) para completar Bamberger (2000), temos que "o texto é tão-somente um instrumento intermediário. Ele mediatiza leitor e mundo. Ele serve de intermediário elucidativo entre leitor e realidade." E vai mais além, afirmando que "caso isso não ocorra, a leitura será somente uma forma mecânica ou semimecânica de identificar símbolos sem que eles façam sentido como instrumento de compreensão da realidade." Portanto, cabe ao leitor fazer escolhas que lhes interessem para que essa interação ocorra.
 
O processo de compreensão da realidade por intermédio da leitura toca crianças, jovens e adultos. A criança de hoje que não lê pode ser um jovem alienado da realidade em que vive e, por consequência um profissional com dificuldade de se estabelecer no mercado. 

A dificuldade em aprender e em crescer profissionalmente é potencializada pela falta de leitura, que leva a uma dificuldade maior na escrita, na preparação de apresentações consistentes e o desenvolvimento de competências (AQUINO, 2007, p. 92).



AQUINO, Carlos Tasso Eira de. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000. 

LUCKESI, Cipriano, et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1991. 

Dia da Criança com Toy Story

Direto do Facebook Nerd Fantasy, essa maravilha de registro, para marcar o retorno às aulas depois de meses de confinamento. Como diz no registro, realmente é a melhor foto de volta às aulas. Mães que já assistiram aos filmes, que participaram dessa saga, que tiveram que comprar os bonecos, que passaram o isolamento social com seus filhos em casa, enfrentando o novo formato de estudo e tendo que se virar com brincadeiras em casa, entendem perfeitamente e são afagadas carinhosamente por esses pequenos personagens.

Para esse registro imagético, não era necessária a legenda, a imagem é por demais significativa.



sexta-feira, 1 de outubro de 2021

O Lema é L. E. M. A

Primeiro encontro do Programa de Desenvolvimento de Líderes da Mrh com o lema L.E.M.A:

  • Liderança;
  • Engajamento;
  • Motivação;
  • Autonomia.
Todos unidos em um único propósito, definir as forças de assinatura, para que sejam melhor utilizadas em prol da empresa e de todos. O efeito em cascata que se inicia com a direção, passando pelos líderes, chegando a todos os colaboradores, proporciona o desenvolvimento holístico.


O conceito "Forças de caráter" (forças de assinatura) é da Psicologia Positiva e foi estudado e desvendado por Ryan Niemiec, tornando-o algo possível de ser colocado em prática. Utilizamos o questionário do Instituo VIA, que define e avalia 24 forças responsáveis que direcionam o comportamento das pessoas e fluem com maior ou menor evidência, conforme o contexto e as circunstâncias. Além do questionário, toda a didática e expertise da MRH, responsável pela idealização do programa L.E.M.A., e da parceira DAAD, agigantaram o evento.

As minhas forças de assinatura já conheço e refletem de fato a minha essência e o meu propósito: criatividade, integridade, amor ao aprendizado, persistência e perspectiva. Assim como eu, todos do grupo também já conhecem as suas e estamos preparados para a próxima etapa.

Todos de azul, tudo azul!
Foto autorizada por todos do grupo

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Já fui secretária

Já fui secretária quando trabalhava no Banco Estado do Ceará, nos idos anos 80, oportunidade em que aprendi coisas novas, que até então não tinha enfrentado. Etiqueta, comunicação oral e escrita, normas internas e arquivo, sim, foi o meu primeiro contato efetivo com os arquivos, coisa que perdura até hoje.

Fui secretaria de uma grande gestora (IMMO), que muito me ensinou, e quem admiro até hoje. Com certeza, no lugar em que ela se encontra agora, busca dar o seu melhor, planejando, reestruturando e organizando, na dimensão superior.

E ser secretária é algo grandioso, porque você domina todo o espaço, o tempo e as coisas, organizando administrando, colocando tudo nos devidos lugares e à disposição da administração, em tempo hábil, para que as rotinas fluam sem solução de continuidade.

Com esse post resgatei um período da minha vida profissional, que foi um trampolim para novas conquistas, ao tempo em que homenageio todas as secretárias.

domingo, 26 de setembro de 2021

A Pontuação dos arquivos

Já sabemos que arquivos são pontuais em solucionar questõesArquivos são provas documentais que podem se referir a uma contratação, um fechamento de negócio, um pagamento efetuado, um acontecimento, um crédito liberado, um compromisso assumido ou quaisquer fatos que ocorram em função do desenvolvimento de atividades e funções de uma pessoa, empresa, instituição ou governo. Com isso, concluímos que arquivos pontuam de forma positiva, pois elucidam e comprovam fatos, além de corroborar com a história.

Além desses dois aspectos de pontuação, neste post quero utilizar os sinais de pontuação da nossa gramática, para fazer um paralelo com os arquivos. É uma forma lúdica de considerá-los, envolvendo a teoria arquivística.


Tomando, portanto, cada um deles, vamos tecer alguns comentários a respeito, de acordo com a ordem da ilustração acima:
  • exclamaçãoporque os sentimentos de surpresa, admiração, ordem, espanto, susto do dia a dia, dependem do contexto, tal como ocorre com os documentos de arquivos. Organicidade: "Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora" (AN, 2005, p. 127);
  • interrogação, porque sempre estamos pesquisando, buscando algo, perguntando, tirando dúvidas em relação à informação arquivística desejada. Indexação: "Processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras- chave ou descritores, propiciando a recuperação da informação" (AN, 2005, p. 107);
  • ponto final: porque da mesma forma que se encerra uma frase em um texto, se encerra um fundo arquivístico. Fundo fechado: "Fundo que não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade" (AN, 2005, p. 98);
  • reticências, porque os arquivos se perpetuam junto às gerações vindouras. Arquivo permanente: "Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor" (AN, p. 34);
  • dois pontos, porque temos sempre algo a especificar em um fundo arquivístico. Descrição: "Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa" (AN, 2005, p. 67);
  • ponto e vírgula e vírgula, porque sempre tem algum documento de arquivo que pode complementar o outro. Apenso: "Documento ou processo juntado a processo sem, contudo, passar a integrá-lo" (AN, 2005, p. 24);
  • aspas e travessão, porque é dos arquivos que afloram os recortes, os fatos, as falas, que precisam de aspas para garantir a autoria e travessão para "ouví-las", garantindo, assim, a procedência da fonte. Proveniência"Termo que serve para indicar a entidade coletiva, pessoa ou família produtora de arquivo" (AN, 2005, p. 140);
  • parênteses, porque sempre precisamos explicar algo de forma mais detalhada, tal como ocorre nos arquivos, que contribuem fazendo aditamento a um documento para esclarecimentos. Aditamento: "Informação acrescentada a um documento para alterá-lo, explicando ou corrigindo seu conteúdo" (AN, 2005, p. 21).

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Publicações Técnicas, 51. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf. Acesso em: 26 set. 2021.

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Simples, mas significativas

Com o niver de 2021, entrei na versão 6.2, uma nova caminhada, regada a lembranças carinhosas da data, simples, mas significativas.



sábado, 18 de setembro de 2021

Um bom livro

Completando...

E aflora em momentos oportunos, se perpetuando nas nossas ações.

sábado, 11 de setembro de 2021

Escolhendo leitura

Na minha pequena estante, já se vão mais de 200 livros, e na hora da escolha, aquela indecisão, este ou aquele?

É que compramos livros e muitas vezes eles não são lidos de pronto. Enfeitam e recheiam as prateleiras, permanecendo à disposição para leitura. Muitos deles passam mais tempo do que deviam, mas sempre chega a hora certa de serem lidos, é que há toda uma preparação e contextualização para se iniciar uma leitura, mesmo que seja por impulso. 

Ocorre também de alguns depois de lidos serem destinados a uma biblioteca ou a algum projeto de livro livre como doação.

O importante é ter sempre algo para ler seja presente na estante física, seja um e-book ou algo na rede.