quinta-feira, 12 de março de 2015

Bibliotecário, a ordem é reinventar-se!

Mais um 12 de Março, mais uma oportunidade de reflexão para reinvenção do bibliotecário.

Para esta vez, resolvi buscar palavras prefixadas por multi, porque hoje, bibliotecário tem que usar e abusar desse prefixo.

Multissecular e Multicultural, porque atravessou séculos de tradição e cultura, chegando à atualidade com dinamismo, inovação e tecnologia que os novos tempos requer.

Multidimensional e Multidirecional, porque está presente em várias dimensões: social, educacional, cultural, histórica, política, administrativa, técnica e tecnológica, atuando de forma integrada em muitas direções.

MultifacetadoMultiarticulado, porque se apresenta sob várias facetas, para que estas permitam articulação com tudo e com todos.

Multidisciplinar e Multiplicativo, porque interage com muitas disciplinas, aliás, faz parte da própria natureza da profissão, sabendo dividir conhecimento no presente, para que sejam multiplicados no futuro.

MultilocalMulticanal, porque vai em busca da informação em todo lugar, por intermédio de qualquer canal, visando disponibilizá-la para todos.

Multitarefa e Multifocal, porque não mede esforços para fazer acontecer, exercendo tantas quantas forem as tarefas necessárias, independente do foco a ser atingido.

Enfim, um Multiprofissional, que atua no contexto, conforme a leitura.

E você, também usa e abusa do multi? Não seja o último a fazê-lo!



Parabéns, Bibliotecário!
Feliz Dia do Bibliotecário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário