Segunda-feira chegou! E tudo se inicia de novo. Quem já reclamou de rotina? Acho que todos nós, aqui e acolá estamos achando a vida enfadada, sem graça, sem novidades. Mas a rotina é saudável e necessária para termos um prumo, uma direção do que temos que realizar. Acordar, escovar os dentes, se alimentar, pegar o transporte, ir trabalhar, etc. Mas, se acabar a pasta dental? A rotina é quebrada, há uma ruptura, e as coisas não acontecem como deveriam acontecer. Com certeza alguém esqueceu de colocá-la na lista de compras. Hora de rever o processo de compra, hora de "arrumar a casa".
Todo mundo tem uma rotina, e deveríamos agradecer por isso, afinal, os imprevistos só acontecem porque não cumprimos a rotina corretamente e as novidades só ocorrem porque temos a rotina. Rotina, imprevistos e novidades formam a vida.
O trecho acima é apenas uma contextualização para falarmos de rotina nas empresas.
A palavra rotina tomou uma conotação pejorativa para traduzir tudo que é enfadonho, que se repete muito, que é cansativo, mas nas empresas rotina é padrão, é gestão.
Portanto, nas empresas também nos deparamos com rotinas, é como as coisas devem acontecer. O cumprimento dessas rotinas resulta na realização do negócio, e se bem administradas, conduzem à eficácia e ao sucesso.
Em contexto empresarial temos processos, rotinas e procedimentos, os quais devem ser padronizados, e funcionar em sintonia e harmonia.
Para os imprevistos de rotina ou desvios de rotina, como Falconi denomina, deve-se dar uma tratativa imediata e buscar a causa, para que não volte a ocorrer.
Falconi, em suas diversas palestras, ainda reforça a ideia de que o gerenciamento da rotina se dá por intermédio de metas, metas difíceis, mas factíveis de serem alcançadas e, sobretudo, seguindo um método, ou seja, uma sequência de procedimentos necessários para se atingir uma meta.
Vamos rever nossas rotinas? Vamos preparar as metas para 2021?
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CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Nova Lima/MG: INDG,
2004