quarta-feira, 24 de setembro de 2014

País de leitores

Matéria interessante sobre o "Retratos da leitura no Brasil", veiculou hoje no Jornal O POVO de Fortaleza. Eu que tenho postado aqui algumas textos acerca da leitura, achei por bem destacar os trechos mais substanciais dessa matéria, de autoria de Fabiano dos Santos e de José Luiz Goldfarb e postá-la na íntegra logo abaixo.

“Mais importante do que a informação sobre quantos livros lemos ao ano é sabermos o que somos capazes de fazer com a leitura como cidadãos críticos e inventivos”

“O desafio de tornar o Brasil em um país de leitores passa por uma conjugação e pactuação entre o Estado e a sociedade civil.”

[É urgente que o Brasil entenda a leitura como um] “vetor estratégico para o desenvolvimento de uma nação.”

[Ler é o] “principal indicador educacional por ser preponderante na formação.”

Fabiano dos Santos




“Para erradicar várias doenças que a gente tinha no Brasil, o trabalho do Governo esteve associado à mobilização da sociedade, se tornando um hábito com o passar dos anos. A leitura tem que ser um desses hábitos.”

“O Brasil ainda não deu conta de entender a leitura como ‘mola mestre’ de uma sociedade. Os países que deram um salto em conhecimento e tecnologia fizeram da leitura uma plataforma de sua sociedade.”

“Não adianta fazer uma bienal e pronto. Precisamos de uma política que promova o livro e a leitura permanentemente."


José Luiz Goldfarb 








DEBATE. ESPAÇO O POVO 24/09/2014
País de leitores

Evento discute desafios do incentivo à leitura no Brasil com Fabiano dos Santos, do Ministério da Cultura




O que nos impede de ser um país de leitores? A entrevista aberta com o cearense Fabiano dos Santos, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (Minc), se pauta nesse questionamento para discutir políticas públicas de incentivo à leitura. O evento ocorre hoje, à 19 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

A última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” – que é realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e objetiva conhecer o comportamento e o perfil leitor da população – mostrou que somente 50% da população brasileira é leitora. Com o agravante de que, entre o percentual, está incluso a leitura estritamente curricular, o que revela que muitos brasileiros leem por “indicação” e não de modo espontâneo.

“Mais importante do que a informação sobre quantos livros lemos ao ano é sabermos o que somos capazes de fazer com a leitura como cidadãos críticos e inventivos”, destaca Fabiano dos Santos. De acordo com o diretor do Minc, o “desafio de tornar o Brasil em um país de leitores passa por uma conjugação e pactuação entre o Estado e a sociedade civil”, conforme preconiza o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL).

O cearense que já foi diretor do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Unesco) afirma ser urgente que o Brasil entenda a leitura como um “vetor estratégico para o desenvolvimento de uma nação”. Fabiano completa afirmando que ler é o “principal indicador educacional por ser preponderante na formação”, destaca. “Mais de 30% dos estudantes universitários são analfabetos funcionais, ou seja, não são capazes de compreender o que leem ou de escrever um texto com coerência”, pontua Fabiano, questionando sobre o impacto desse “analfabetismo” na capacidade de “promover inovações tecnológicas e sociais”.

“Vacina e mola”

José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto “Rio, uma cidade de leitores”, propõe uma analogia entre as campanhas de incentivo à leitura e as campanhas de vacinação. “Para erradicar várias doenças que a gente tinha no Brasil, o trabalho do Governo esteve associado à mobilização da sociedade, se tornando um hábito com o passar dos anos. A leitura tem que ser um desses hábitos”, pontua. 

Goldfarb afirma que o fato de o Brasil estar se alfabetizando não indica que estamos construindo uma nação leitora. “O Brasil ainda não deu conta de entender a leitura como ‘mola mestre’ de uma sociedade. Os países que deram um salto em conhecimento e tecnologia fizeram da leitura uma plataforma de sua sociedade”, pontua, destacando a continuidade que o incentivo a leitura precisa ter. “Não adianta fazer uma bienal e pronto. Precisamos de uma política que promova o livro e a leitura permanentemente”.

Multimídia

Confira relação das bibliotecas públicas do Ceará: bit.ly/1DtyGxY

SERVIÇO

Entrevista aberta com Fabiano dos Santos.Quando: hoje, às 19 horas. 

Onde: Espaço O Povo de Cultura e Arte (Avenida Aguanambi, 282 - Joaquim Távora).Entrada franca 

Telefone: 3255.6172





domingo, 21 de setembro de 2014

Sabedoria de Fernando Pessoa

O imortal Fernando Pessoa dá lição de vida de forma tão motivadora, que movimenta qualquer um em busca do seu objetivo. Ele foca na importância da atitude, ingrediente indispensável para preparar o famoso CHA. Tolo é aquele que, munido apenas de conhecimento e habilidade, pensa em construir o seu palácio, porque se lhe falta a atitude, nenhuma pedra é erguida. Mesmo em contexto de êxito, ele só acontece se existir o querer, essa é a leitura dessa inteligente epígrafe.

Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali? (Fernando Pessoa)


domingo, 14 de setembro de 2014

Descartes: modernidade, contemporaneidade e posteridade



Reler sempre é bom, em novo contexto, há sempre uma nova leitura, mas, Descartes, é sempre Descartes!

Ele que é o patrocinador da dúvida, mas, a dúvida de Descartes, não é a dúvida de um cético, é a dúvida de quem pretende chegar o mais próximo possível da verdade, nem que seja por pouco tempo, porque sempre haverá algo ou alguém que a refute e gere novos conceitos, novos conhecimentos. Portanto, quanto maior for essa dúvida, mais certeza se terá do conhecimento obtido pela busca durante a investigação.

E para iniciar essa investigação, nada melhor do que o Método, constituído de fases, tão básicas, que as utilizamos, imperceptivelmente, todos os dias na solução de problemas, na busca da verdade, fazem realmente parte do nosso cotidiano - a verificação, a análise, a síntese e ordenação e a enumeração - e as Regras para a Direção do Espírito, das quais destaco a Regra IV:

"O método é necessário para a procura da verdade." (DESCARTES, 2005, p. 80)

Não podemos ter pressa na busca da resposta, sob pena de irmos ao encontro do que não é verdadeiro, devemos, portanto, fragmentar o problema em partes, partindo da mais simples para a mais complexa, enumerando-as e revisando-as ao final.




Sua relevância para a história da filosofia e para a própria ciência é fundamental, porque, a partir da "dúvida metódica" ele conseguiu diferenciar o científico do não científico. 

Tudo que veio depois dele, concordando, reagindo contrariamente ou completando, foi positivo no sentido da evolução do conhecimento e da ciência, com ele o racionalismo, o bom uso da razão, que ainda é usado hoje, conforme o contexto, e, a partir dele, a corrente oposta, o empirismo, de Locke, que usa os sentidos, que dá mais importância às ciências experimentais, mais adiante, o creticismo, de Kant, que encontra o ponto comum entre os dois, os sentidos modelados pela razão, e tantas outras correntes que vieram depois.

DESCARTES, René. Discurso do métodos: regras para a direção do espírito: texto integral. São paulo: Martin Claret, 2005. (Coleção a Obra-prima de Cada Autor)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Leitura que perdura


Já faz mais de vinte anos que fiz a leitura de "A Morte de Ivan Ilyich", de Leo Tolstoy e hoje me deparo com esse doodle do Google que o homenageia, na data de seu natalício. 

Apesar do tempo, a leitura perdura até hoje, fazendo-me transportar ao contexto dos anos 90, quando ainda funcionária do Banco do Estado do Ceará, recebi a coleção de livros literários, para incorporar ao acervo da Biblioteca, chamando-me a atenção para essa obra, o que acarretou na leitura imediata.

Ivan Ilyich busca significados para ressignificar a vida, revivendo a vida de imposições e de luta, para viver a morte em simplicidade e em paz.

Uma obra-prima!


Imagens reprodução do Google - doodle de Leo Tolstoy.



O Prazer da leitura



Encontrei um trecho muito bom de um texto de Karina de Freitas Silva Fernández, que resume o momento em que se dá a leitura por prazer. Apesar de fazer referência à biblioteca, que é oportuna, bem-vinda e lógica, não necessariamente esse momento pode acontecer sempre lá, mas na sua ambiência, ou seja, em meio a várias opções de leituras, sem quaisquer pressão para escolhas, seja de tempo, de autor ou de título, como a autora coloca, podendo ocorrer em frente a uma estante sortida de livros na escola ou em casa mesmo, na própria sala de aula, em uma livraria, em uma exposição de livros...

O importante é ler por prazer!

"O livro deve, pois, estar ao alcance do aluno. E não importa quanto tempo demore a encontrar o que deseja, afinal, biblioteca não é lugar de caça ao tesouro, não é um jogo com tempo para pegar o livro, tempo para sentar, tempo para ler, atividade medida no tempo. Os livros devem ser pegos, apalpados, vistos um a um. Devem ser objetos de empatia. Deve-se ter o gosto pelo formato do livro, pela sua apresentação, pelas suas cores, pelos seus títulos. Num universo com centenas de livros, é difícil optar por um. Todavia, certamente, embora demore 15, 20 ou 30 minutos, quando o aluno encontrar o livro que tanto busca, a leitura será a mais prazerosa possível." (A FORMAÇÃO DO LEITOR PELA LEITURA IMAGÉTICA DO TEXTO LITERÁRIO)






domingo, 7 de setembro de 2014

Independência: leitura imagética do contexto


Que a água invada, na medida certa, as terras, 
Que estas sejam molhadas o suficiente, 
Sem lutas, sem discórdias e sem guerras,
Para que as matas floresçam abundantemente...
Nos campos, nas florestas e nas serras,
E deem raízes, ramos, sombras e frutos, para um Brasil mais independente!


AnaLu

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Livro companheiro

Um livro é companheiro para todas as horas, seja ele de qualquer formato, de qualquer gênero, de qualquer autor, a afirmação é apenas a confirmação da primeira, segunda e terceira leis de Ranganathan.

Livro que traz conhecimento e cultura, provocando aprendizagem para a evolução do saber, fazendo a cidadania acontecer.


Tenho sempre um a mão, porque toda hora é hora de uma boa leitura!

domingo, 24 de agosto de 2014

Leitura: projetos mil!

Nunca se falou tanto de incentivo à leitura! São tantos os projetos, as iniciativas, as ações de voluntariado, tanto na esfera pública como privada, que resolvi reunir algumas veiculadas nos dois últimos meses, aqui nesse espaço de leitura e contexto.

Creio que estamos caminhando rumo a uma sociedade com mais letramento, no sentido mais novo da palavra, mais consciente, interpretativa e crítica e, portanto, mais responsável, se de um lado temos aqueles que proporcionam essa condição, por outro, temos os beneficiados, que, em futuro breve, estarão também contribuindo com o próximo, comprometidos com esse mesmo fim.

Não basta aprender a ler e escrever no sentido de cumprir o programa escolar, há também a necessidade de ampliar esse processo, indo além, com novas oportunidades de leitura, novas interações e descobertas.

Leitura fora da sala de aula, dentro de outro contexto, livre das amarras e da obrigação, proporcionando liberdade de escolhas, faz a imaginação fluir e amplia conhecimentos. 

Parabéns a todos envolvidos!

Projeto estimula a leitura em áreas sem bibliotecas

Dois ônibus adaptado como biblioteca e sala de leitura levarão 4 mil livros para cerca de 20 mil pessoas em áreas da cidade onde há carência de bibliotecas, principalmente nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. Amanhã (26) começa a terceira edição do projeto na Praça do Estácio, às 10h, e às 14h, no Parque Madureira. 80% dos autores são brasileiros e há cerca de 60 livros em braile. O projeto funcionará até dezembro.
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Fonte: Brasil 247
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Biblioteca comunitária

Christian Rizzi/Gazeta do Povo
  
Quando o poder público não atende à necessidade da população, a comunidade se une para buscar melhorias comuns. Foi o que aconteceu no bairro Cidade Nova, em Foz do Iguaçu, onde os moradores criaram uma biblioteca. Tudo começou há três anos, quando eles perceberam que o bairro estava abandonado. Ter uma biblioteca na região era uma das prioridades. Com o objetivo de dar voz às reivindicações, surgiu, inicialmente, um jornal impresso e digital. Para produzir o material e fazer reuniões, eles alugaram um espaço, em uma garagem. Pagaram aluguel do próprio bolso por oito meses. A ideia cresceu e com o tempo os moradores passaram a ocupar um prédio que pertencia ao governo estadual, em sistema de comodato. Ali fundaram a Biblioteca Comunitária Cidade Nova Informa (CNI).
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Jovens Leitores, da Educação de Taboão da Serra, incentiva leitura entre alunos
Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/08/2014

Programa “Jovens Leitores” distribui gratuitamente livros de literatura para os alunos da rede municipal de ensino 

O escritor e cartunistas Ziraldo, autor de “O menino maluquinho”, costuma dizer que “o importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler”. Considerando este pensamento, podemos afirmar a Prefeitura de Taboão da Serra está no caminho certo. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, criou o programa “Jovens Leitores”, que distribui, gratuitamente, livros de literatura para os alunos da rede municipal de ensino.

Segundo o secretário da pasta, João Medeiros de Sá Filho, o intuito do programa é incentivar a leitura para que os alunos criem o hábito. “Pesquisas em todo o mundo apontam que a criança que aprende a ler desde cedo, se comunica melhor, além de desenvolver a imaginação e a criatividade” – explica. “Através do ‘Jovens Leitores’ incentivamos este hábito que traz inúmeros benefícios para toda a vida, como adquirir conhecimentos, melhora no vocabulário e até adquire valores” – completa.
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Projeto Leitura no Parque chega a Angra dos Reis, na Costa Verde do RJ 
Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Ele usa atividades lúdicas para incentivar contato com universo literário. 
Ações serão realizadas no sábado (23), na Praça da Matriz, no Centro. 


Projeto Leitura no Parque em Engenheiro Passos, distrito de Resende, em julho de 2014
Foto: Reprodução/TV Rio Sul) 

Mais uma edição do projeto Leitura no Parque será realizada no sábado (23), desta vez em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A iniciativa visa incentivar o contato com os livros através de atividades como contação de histórias, rodas de leitura e doações de obras literárias para as crianças, explica a organização. 

O projeto será realizado das 9h ao meio-dia, na Praça da Matriz, no Centro. A participação é gratuita, e a classificação é livre. 
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Fonte: G1
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Bibliotecas levam atividades literárias à praça

Evento faz parte do mês do folclore realizado em Aracaju 

(Fotos: Ascom Funcaju)

A partir de uma ação do Projeto “Bibliotecas em Rede”, seis bibliotecas públicas de Sergipe, participaram da ação “Biblioteca na Praça: Um Convite a Leitura”, realizada nesta sexta-feira, 15, na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. O evento faz parte da programação especial do mês de folclore e busca criar uma proximidade maior entre as pessoas e o ambiente literário.

Duas unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) participaram da ação, as bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes Vieira. Além destas, estiveram presentes as Biblioteca Pública Epifânio Dória, Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar, Biblioteca Pública de Barra dos Coqueiros e a Biblioteca Pública Livro Aberto, de São Cristóvão. 
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Fonte: Infonet
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Projeto de incentivo a leitura é desenvolvido no Recanto do Saber em Jateí 

Foto: José Carlos/Fátima News 

No município de Jateí no Centro Municipal de Educação Infantil Recanto de Saber esta sendo desenvolvido o Projeto "Plante uma semente e colha um leitor" com os alunos do Maternal II A matutino e vespertino, na direção de Maria Raimunda Bezerra através da Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer.

Neste projeto pretendem-se inserir o ato de ler de todos os envolvidos na construção do conhecimento escolar, como professor, alunos, pais e equipe pedagógica, na qual se trata de uma posição desafiadora amorosa e trabalhosa das educadoras responsáveis. A secretária de educação Eleni Felipe explica que o projeto vem com intenção de proporcionar aos alunos condições reais de interação ao mundo letrado, aonde estes venham a descobrir que a leitura traz prazer e moção aquele que tem o hábito. "Não basta apenas ter consciência de que a leitura é indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato se torne uma realidade concreta na vida de cada indivíduo, começando na educação infantil" explica Eleni.
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Fonte: Fatimanews
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Samaúma das Palavras: um espaço livre e interativo com a leitura

Por: Jéssica Alves
Da reportagem

A leitura é algo indispensável no desenvolvimento do ser humano, pois desde o momento em que começa a conhecer ou a compreender o mundo que o cerca, abre portas para a reflexão e o conhecimento. A importância da leitura está na formação de cidadãos mais informativos e críticos dentro de uma sociedade.

Com o objetivo de incentivar a leitura entre os amapaenses, a direção do Museu Sacaca iniciou no dia 1º de julho o projeto Samaúma das Palavras, que proporciona aos participantes um espaço de liberdade e total interação com a leitura, voltado à propagação do som das palavras literárias e contações de histórias; leituras em voz alta ou silenciosas. Ao lado dela, um quiosque com livros foi montado para agradar a demanda do público de todas as idades.

A novidade desse espaço é que cada leitor poderá ler à sombra da samaumeira ou levar a obra para casa, deixando anotado o título do livro emprestado e o dia que terá de devolver. Não haverá bibliotecários, o conceito está em, justamente, desenvolver a consciência, a educação e a responsabilidade de cada leitor em retornar com os empréstimos dos livros. Doações de novas obras também acontecerão da mesma forma. Ao doar, cada um registrará no livro a sua doação.
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sábado, 9 de agosto de 2014

Ser pai também é ler para o filho!

Ler um livro, ler momentos, ler a vida. 


Ler para que o filho interprete a mensagem da sua maneira, sabendo que mais adiante ele mesmo fará a sua leitura, do seu modo, conforme o seu contexto, mesmo que o pai tenha que orientá-lo durante o percurso da subida dos degraus. Educação!


sexta-feira, 25 de julho de 2014

... E tenho escrito!


Uma história envolvente, que mexe com a gente, uma frase que encanta ou uma expressão que espanta, um personagem misterioso com passado glorioso. No contexto, tudo é muito pensado, nada é dispensado.

Ao leitor, a capacidade de viajar sem sair do lugar, encontrando em cada tempo, um advento, em cada olhar, um novo luar, em cada momento, mais conhecimento. É mágico e fabuloso, criterioso e cuidadoso em passar a mensagem e proporcionar a tal viajem.

Escritor que planta semente e faz virar árvore na mente da gente. 


Poeta profeta, cronista realista, crítico analítico, romancista simbolista, ensaísta humanista ou novelista futurista, todos encantam alguém ao escreverem seus trabalhos como ninguém.

Cada um com seu gênero, nenhum é efêmero, em qualquer modalidade, a leitura é de imortalidade. 

Ao escritor criador, minha atenção e admiração, meu grito favorito... E tenho escrito!


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Perdas na literatura

Resolvi fazer este post para ver se as perdas se encerram por aqui, apesar de o mês de julho ainda não ter acabado; primeiro, Ivan Junqueira (3), em seguida, João Ubaldo Ribeiro (18), depois, Rubem Alves (19) e agora Ariano Suassuna (23). 

O que estará planejando o Senhor para este mês de julho de 2014, que já soma quatro perdas de grandes mestres da Literatura?

Uma apoteose literária para a grande plateia celestial?

Uma sessão de longa metragem nos confins do infinito?

Uma retrospectiva epopeica alucinada de feitos literários heroicos nos céus? 

Uma aula espetáculo com direito a camarotes nas nuvens?

Com certeza, cada um desses mestres, ao seu estilo, promoverá deleite aos ouvidos, aos olhos, à mente e ao coração de todos que assistirem ao grande espetáculo, que, em função de suas peculiaridades, poderá enveredar para uma diversidade sem fim.

Apesar de outras atividades, a Literatura foi o ponto intercessor dos quatro e cada um soube conduzi-la com maestria, de modo inigualável, conforme seu contexto

Precursores de ideias e recebedores de prêmios com repercussão nacional e internacional, faço a leitura sintética de cada um deles... 

O primeiro teve sua poesia traduzida para diversas línguas: espanhol, alemão, francês, inglês, italiano, dinamarquês, russo e chinês, abordando questões políticas e metafísicas.



O segundo retratava o contexto social do Brasil, incluindo também a cultura portuguesa e a cultura africana



O terceiro preocupava-se com assuntos religiosos, educacionais e existenciais, explorando a essência do homem e a alma do ser.



O quarto defendia de forma ferrenha a cultura do Nordeste do Brasil, principalmente com o Movimento Armorial, através do qual buscava revigorar a identidade nordestina.



Deixaram para a posteridade o legado de uma biblioteca imensa de obras que enriquecem a tradição e a história literária brasileira.

O 25 de Julho deste ano, Dia do Escritor, estará de luto.

sábado, 5 de julho de 2014

Olha o passe!



Na copa da leitura, o passe certo é livro de mão em mão, porque a ordem é não deixar o amigo na mão, seja por intermédio de projetos sociais, bibliotecas ou ações pessoais.

Emprestando, trocando, presenteando, doando, participando, simplesmente, passando adiante, incentivando a leitura.

Olha o passe... No contexto de união, o livro já tá na mão!




quarta-feira, 2 de julho de 2014

No estádio da leitura, o céu é o limite!


Já imaginaram um estágio coberto por livros! Muitos livros pelos ares...

Livros que flutuam no céu esperando a leitura de leitores vorazes.

Livros que aguardam conexão, primeiro pela mente, depois pelo toque da mão e, por fim, pelos olhos atentos de leitores sedentos.

É um contexto de convite, onde o céu é o limite!




quinta-feira, 19 de junho de 2014

Entrando na área da leitura, o difícil é sair dela



A grande área da leitura é privilegiada, entre em campo e faça leitura!
Permanecendo na área da leitura você conhece outros campos, muda de contexto, conhece pessoas de outros times, participa de muitas jogadas e sempre ganha o jogo.



sábado, 14 de junho de 2014

Livro na rede é gol da leitura!


No contexto de Copa do Mundo, a ordem é fazer gol, bola na rede! 
Em Leitura e contexto, a ordem é fisgar um livro para ler, é fazer gol da leitura!



domingo, 8 de junho de 2014

Leitura: para começar é só bater o centro


O ideal é iniciar cedo, ainda na infância, com livros que despertem a curiosidade da criança. Uma vez iniciado esse processo, de forma lúdica, despretensiosa, a leitura se torna parte da vida, portanto, é só bater o centro e manter os holofotes na leitura.


Mas, nunca é tarde para começar! Toda hora o jogo se reinicia, toda hora é hora de bater de novo o centro. 

Nesse contexto de Copa do Mundo, bata o centro da leitura, além dos jogos em si, são muitas informações disponíveis acerca dos países, de seu costumes, economias, cidades, etc. Aproveite e conheça um pouco mais de tudo isso. 


domingo, 1 de junho de 2014

Copa da leitura



Na Copa da Leitura não há eliminatórias, porque há espaço para todos, a ordem é ler poesias, teorias e histórias. 

Na Copa da Leitura não há time melhor que o outro, pois todos seguem o seu próprio ritmo e texto, cada um dentro do seu contexto.

Na Copa da Leitura não há juiz nem bandeirinha, não há bola fora em nenhum momento, toda leitura é fonte de informação e de conhecimento.

Na Copa da Leitura não há grupo A, B ou C, porque a ordem é somente ler.

Na Copa da Leitura não há oitavas nem quartas de finais, porque cooperação e integração são incondicionais.

Na Copa da Leitura não há semi-finais e nem partida final, porque o gosto pela leitura é natural.

Na Copa da Leitura há uma plateia gigante, que torce por todos a todo instante, porque ler é fascinante e gratificante. 

Na Copa da Leitura não há bola fora, porque é gol toda hora: GOOOOLLL!



sexta-feira, 30 de maio de 2014

Entardecer: natureza urbana


Sexta-feira, momento de espera no semáforo, a leitura é: perda de tempo, atraso, impaciência, estresse... São ameaças e pontos fracos do dia urbano, que podem se transformar em pontos fortes e oportunidades da vida. A nova leitura é: reflexão, pôr do sol, entardecer, contemplação da natureza, pensamento no Divino. 



A dica é, dentro do contexto, procurar sempre se posicionar na parte boa da matriz SWOT.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Leitura: oásis no deserto


Um outdoor perdido às margens do asfalto, em meio a um terreno não cuidado, ao lado de prédio mal conservado e pichado, dá o seu recado. A imagem limpa, clara e organizada me chamou tanto a atenção dentro desse contexto, que da janela do meu carro, não me contive em registrar e pensar:

─ Vai dar um belo post! É um oásis no deserto! É a ordem dentro do caos!


Para limpar, clarear e organizar as ideias, agregando conhecimento, só mesmo a leitura!

Parabéns ao Shopping Del Paseo, pela bela contribuição!


terça-feira, 20 de maio de 2014

Pedagogia que contagia



Pedagogia com magia e sabedoria, contagia!
Para aqueles que cuidam, ensinam, aprendem e educam, parabéns pelo Dia do Pedagogo!



Leitura e contexto de amor e carinho.

Paulo Freire é pura leitura e contexto!



Neste Dia do Pedagogo, elejo mais um autor para reforçar esse espaço de Leitura e contexto: Paulo Freire é pura leitura e contexto!

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

(Paulo Freire, Educação na Cidade, 1991.)


 


domingo, 11 de maio de 2014

Dia das Mães nos jardins da minha mãe

És única para mim,

Porque ofereces sol e sombra, conforme o contexto,

Porque estendes a mão quando preciso,

Abrindo o caminho a ser seguido, do início ao fim.

E nessa hora, muitas alegrias acontecem...

Tais como o colorido das flores de um jardim!

Visitei hoje os jardins de minha mãe na sua doce companhia e fiz essa leitura.

terça-feira, 6 de maio de 2014

A Vida é uma sentença matemática complexa


Uma das tarefas de mãe é desmistificar as coisas que não chegam fácil à mente dos filhos, ou, pelo menos, orientá-los para esse entendimento, esclarecendo, explicando e buscando argumentos factíveis, possíveis para a compreensão, conforme a idade.  

Gostar de Matemática... Tarefa um tanto difícil para a maioria das crianças. Não foi diferente com o meu caçula, hoje já com 20 anos.

Para tornar a coisa mais lúdica e mostrar a importância dessa ciência fantástica, eu lançava desafios diários para ele, fazendo com que me apresentasse algo que não precisasse ou não tivesse a presença da Matemática. Era uma forma de "forçá-lo" a pensar, pois, entretido com o jogo, ele ia devagarinho percebendo o quanto a matemática é presente na nossa vida.


pps Diramar, setembro 2008.


E, de vez em quando, ele lançava palavras soltas, objetos, lugares e tudo mais que estava ao seu redor ou que lhe vinha em pensamento... 
_ Parede!
_ Estrela!
_ Livro!
_ Comida!
_ Bicicleta!

Mas, sempre eu buscava lá no fundo algum conceito, operação, símbolo, fórmula, dimensão, fosse o que fosse, eu conseguia respondê-lo a favor da velha ciência. Era também um desafio para mim, que, por vezes. tinha que recorrer às pesquisas, diante de tanta astúcia de uma criança.

O fato é que essa criança se convenceu da importância da Matemática, fórmulas, equações e situações problemas foram respeitadas, mas, não cedeu aos seus caprichos, elas lá no canto delas e ele bem distante... Cada um no seu direito! E a opção foi Direito! 

Agora eu me pego com esse contexto para desenvolver esse texto, pra lá de matemático, até porque, quando não consigo explicar ou entender algo pelas vias normais, sempre busco a danada da Matemática e tenho conseguido me sair muito bem. Foi assim estudando Biblioteconomia, Marketing, Didática, etc. Simplesmente espetacular!

Pois bem...

Comemorando este dia de hoje, que faz alusão à Matemática, além da lembrança e experiência pessoal acima, achei oportuno  fazer essa reflexão.

Se transformarmos a vida em uma grande sentença matemática, teríamos todas as operações juntas acrescidas de todos os símbolos possíveis.

Soma, para agregarmos valor, seja no que for.

Subtração, para extrair o mal, quando se instala no coração.

Multiplicação, para perpetuar a Humanidade, uma benção!

Divisão, para compartilhar conhecimento e pão.

Parênteses, para as ações que devem ser tratadas à parte e efetuadas antes das outras, questões de prioridades, de ênfases.

Potenciação, para potencializar o acerto, lhe dando maior dimensão.

Radiciação, para encontrar a raiz do erro e tentar minimizá-lo de prontidão.

Igualdade, quando compreendemos que todo mundo é irmão e, em contrapartida, desigualdade, para as injustiças do dia a dia, crueldade.

Pertence e não pertence, quando o "ter" fala mais alto do que o "ser".

União e interseção, para juntar forças ou realçar o que há de comum, em prol do bem do irmão.

Enfim, infinito, para a vida eterna que se espera no fim. 




Dia da Matemática


No dia 6 de maio se comemora o Dia da Matemática, conforme estabelece a Lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, também conhecido como Dia do Matemático, ou também Dia Nacional da Matemática. 

A data é uma homenagem ao professor de Matemática e escritor brasileiro, de pseudônimo Malba Tahan, Júlio César de Mello e Souza, que nasceu no Rio de Janeiro nesse dia, no ano de 1895. 

O Homem que Calculava, a sua obra de maior sucesso (e uma dos maiores sucessos de venda da literatura brasileira em todo o mundo) já foi traduzido em doze línguas, em quase todos os seus 69 livros de contos. 

Como já caiu em domínio público, o livro é disponibilizado em pdf na internet.



Para divulgar e promover o Ensino da Matemática, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) tem a missão de: 

"Buscar meios para desenvolver a formação matemática de todo cidadão de nosso país. Para isso, ela congrega profissionais e alunos envolvidos com a área de Educação Matemática e com áreas afins e procura promover o desenvolvimento desse ramo do conhecimento científico, por meio do estímulo às atividades de pesquisa e de estudos acadêmicos."