Espaço para registrar ações, fatos, escolhas e decisões do cotidiano, que, para serem compreendidas, dependem da leitura que se faz e do contexto em que se vive, na Biblioteconomia, na Arquivologia, na natureza, na família e no dia a dia.
terça-feira, 22 de abril de 2025
Papa Francisco e o seu discurso sobre bibliotecas e bibliotecários
Mãe Terra
sexta-feira, 18 de abril de 2025
Escolhas e oportunidades
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Comemorando o Dia Nacional da Biblioteca
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Mais uma visita à Bienal 2025
Hoje fiz mais uma visita à Bienal. Na oportunidade, fiz doações para a Biblioteca Itinerante do Instituto QAIR, um ônibus que leva cultura e acesso à leitura a comunidades que não têm bibliotecas ou acesso a livros. O veículo é adaptado para abrigar a biblioteca e acolher os participantes das ações.
Mimo no Dia da Biblioteca
O Dia da Biblioteca não passa em branco. Além de toda a interação na Bienal e na Faculdade CDL, ganhei esse mimo 📚 ✏✏✏ da minha filha, direto da Livraria Leitura.
segunda-feira, 7 de abril de 2025
XV Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025
Estou aqui, na Bienal! Momento ímpar para conhecer mais sobre o mercado livreiro, novos autores, novas editoras/livrarias, novas opções de leitura, além das promoções que estão valendo e as inovações dos produtos, sobretudo para o público infantil.
Eu, enquanto bibliotecária e conselheira do CRB 3, estive no estande apoiando a iniciativa da Instituição, que chama a atenção da sociedade para a Lei 4.084/1962, com o enfoque: "bibliotecas com bibliotecários", imprescindível, já que a profissão é regulamentada. Também é foco nesse evento a Lei 12.244/2010, que exige "escolas com bibliotecas", direito do alunado.
Além do estande do CRB 3/ABC, percorri e visitei livrarias e editoras. Comprei os livros Arquivologia e Curadoria, que serão minhas próximas leituras. O primeiro, para acompanhar a nova graduação que estou cursando, o segundo, porque é a bola da vez.
Voltarei outro dia à Bienal e farei nova postagem.
domingo, 6 de abril de 2025
Mais uma Bienal no Ceará
Abril, mês de referência ao livro, à literatura, à leitura e à autoria. Mês de leituras mil! Isso porque temos várias datas relacionadas a esse contexto.
E neste ano, para completar, temos a Bienal que reúne tudo isso, muitos autores, lançamentos e milhares de livros, livros de toda sorte, para todos os gostos.
Com a temática "Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres resistência e literatura", traz a reflexão sobre a resistência, a luta e a atuação das mulheres na sociedade e no cenário literário.
O Conselho Regional de Biblioteconomia CRB 3 Com seu estande, chama a atenção para a necessidade do cumprimento da legislação em relação ao exercício da profissão e à exigência para a existência de uma biblioteca com bibliotecário em cada escola.
Com uma programação bem variada e extensa, traz tudo de bom para os leitores, bibliotecarios, professores, educadores e toda a sociedade.
sábado, 29 de março de 2025
Trajetória profissional
Feliz em poder cursar simultaneamente a graduação em Arquivologia, na UNICV, e o MBA em Inteligência Artificial e Automação de Processos, pela Escola GDI / Anhanguera. Tudo isso graças ao EAD e às plataformas e recursos online, que possibilitam a aproximação com o conhecimento, ampliando e diversificando a nossa trajetória profissional.
A trajetória está ainda em curso, não sabemos o que ainda está porvir, temporariamente, é isso.
E quem não aproveita o EAD está perdendo tempo e oportunidades.
quarta-feira, 19 de março de 2025
Indexação: sem ruído, sem silêncio
- Analisar, a partir de leitura técnica, considerando os principais elementos (título e subtítulo; resumo; sumário; introdução; ilustrações e tabelas; palavras em destaque e referências);
- Sintetizar, construindo os elementos para identificação da unidade de informação;
- Representar (ou traduzir) para a linguagem documental adotada.
domingo, 16 de março de 2025
Escultura em livros
Simplesmente magnífica essa escultura, desde o uso do papel ainda como matéria-prima, até o seu significado concebido em obra, afinal, "somos o resultado dos livros que lemos, [...]." (Airton Ortiz)