terça-feira, 22 de abril de 2025

Papa Francisco e o seu discurso sobre bibliotecas e bibliotecários

Em discurso de 2024 aos participantes no Congresso promovido pela Biblioteca Apostólica Vaticana, Papa Francisco enaltece com muita sabedoria e propriedade as bibliotecas e os bibliotecários.


"Com efeito, elas são chamadas a transmitir o legado do passado, segundo modalidades significativas para as novas gerações, que vivem mergulhadas numa cultura líquida e, portanto, precisam de ambientes sólidos, formativos, hospitaleiros e inclusivos para poder elaborar novas sínteses, capazes de valorizar o presente e olhar para o futuro com esperança. A vossa missão é realmente entusiasmante!"

"[...] vós bibliotecários tendes um papel importante a desempenhar, não apenas na defesa do legado histórico, mas também na promoção do saber".
L'Osservatore Romano, Edição semanal em português, Ano LV, número 47, quinta-feira 21 de novembro de 2024, p. 9.

Mãe Terra

O Dia da Terra (Earth Day), considerado o Dia Mundial da Terra, foi reconhecido pela ONU em 2009 e é comemorado no dia 22 de abril. O propósito é discutir sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta. Cabe a cada nação, fomentar ações nessa direção, para garantir um planeta habitável e saudável para os nosso descendentes.

Todos podemos contribuir. Quais ações você anda fazendo para o bem da nossa Terra?


sexta-feira, 18 de abril de 2025

Escolhas e oportunidades

Escolha e oportunidade, a primeira requer tomada de decisão, já a segunda, visão para enxergá-la. Mas, ambas as ações exigem atitude da parte de quem está querendo entrar no mercado de trabalho ou melhorar seu posicionamento dentro dele.

Depois de escolhermos a profissão, optamos por um trabalho (quando há chance para isso) ou nos enquadramos em algo específico, que surgiu como oportunidade.


Portanto, primeiro escolha, depois oportunidade, mais adiante teremos novas oportunidades e aí, dentro destas, fazemos as escolhas. É um vai e vem de oportunidades e escolhas. 

O importante é não ficar parado, pensar global e agir no particular. E você, já viu quais oportunidades estão a sua volta? Faça sua escolha! Agarre as oportunidades!

E agora uma metáfora poética criada pelo ChatGPT a respeito.

Escolhas são portas —
umas entreabertas, outras trancadas,
algumas giram com um leve toque,
outras exigem coragem para empurrar.

Oportunidades são janelas —
às vezes claras e amplas,
outras vezes pequenas frestas,
mas sempre com uma vista para algo novo.

Escolhas são sementes:
o que você planta hoje,
cresce com o tempo,
floresce em destino.

Oportunidades são o solo fértil:
nem sempre visível à primeira vista,
mas pronto para quem ousa cavar,
descobrir e cultivar.

Ambas vivem no tempo:
oportunidades passam,
escolhas ficam.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Comemorando o Dia Nacional da Biblioteca

O Dia Nacional da Biblioteca é comemorado em 09 de abril por conta da data de publicação do Decreto 84.631 (09/04/1980), que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário.


E nada melhor do que comemorar esse dia ouvindo hoje na Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro da Faculdade CDL os relatos gratificantes dos alunos, que concluiram as provas e devolveram os livros levados por empréstimo para estudar.

- "Ele me salvou!"
- "Caiu direitinho o que estudei."
- "Bem que a senhora disse!"
- "Menina, as questões foram todas do capítulo 2"!
- Tinha muita coisa importante da prova."
- "Ajudou muito."

São relatos que comprovam a importância do livro, da leitura e da Biblioteca, incluindo tudo que envolve o processo ensino-aprendizagem. 


Sem falar nos inúmeros acessos do período junto aos e-books da Biblioteca Virtual Pearson, disponível para toda a comunidade acadêmica da Faculdade CDL, que, com certeza, resultaram em conhecimento e acertos.


Portanto, seja ela no seu formato tradicional, mas cheia de inovações, seja ela virtual com acesso a um clique, ambas dão acesso ao conhecimento, com as publicações organizadas/indexadas e disponíveis para leitura.

Esse equipamento cultural e socioeducativo milenar  já provou que vai continuar se perpetuando e ganhando novos formatos e atividades de acordo com o contexto da época, garantindo que a chama do saber se mantenha viva e democrática. 

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Mais uma visita à Bienal 2025

Hoje fiz mais uma visita à Bienal. Na oportunidade, fiz doações para a Biblioteca Itinerante do Instituto QAIR, um ônibus que leva cultura e acesso à leitura a comunidades que não têm bibliotecas ou acesso a livros. O veículo é adaptado para abrigar a biblioteca e acolher os participantes das ações.



Foram 12 exemplares de cada um dos três livros escritos pela manhã mãe: Juntando e desmanchando, Ajudando a juntar e desmanchar e Poesia do Meu jeito.






Estive novamente no estande do CRB 3/ABC e assisti a apresentação da Profa. Virgínia Bentes sobre biblioterapia, por sinal, uma riqueza de informação.


Entrei em vários estandes, inclusive na livraria do Senado Federal e adquiri duas Constituições para doar à Biblioteca da Faculdade CDL.



 



Mimo no Dia da Biblioteca

O Dia da Biblioteca não passa em branco. Além de toda a interação na Bienal e na Faculdade CDL, ganhei esse mimo  📚 ✏✏✏ da minha filha, direto da Livraria Leitura.




segunda-feira, 7 de abril de 2025

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025

Estou aqui, na Bienal! Momento ímpar para conhecer mais sobre o mercado livreiro, novos autores, novas editoras/livrarias, novas opções de leitura, além das promoções que estão valendo e as inovações dos produtos, sobretudo para o público infantil. 




Eu, enquanto bibliotecária e conselheira do CRB 3, estive no estande apoiando a iniciativa da Instituição, que chama a atenção da sociedade para a Lei 4.084/1962, com o enfoque: "bibliotecas com bibliotecários", imprescindível, já que a profissão é regulamentada. Também é foco nesse evento a Lei 12.244/2010, que exige "escolas com bibliotecas", direito do alunado.




Levei alguns exemplares do livro Poesia do Meu jeito, escrito pela minha mãe, para exposição e doação aos visitantes do estande do CRB 3/ABC.

Além do estande do CRB 3/ABC, percorri e visitei livrarias e editoras. Comprei os livros Arquivologia e Curadoria, que serão minhas próximas leituras. O primeiro, para acompanhar a nova graduação que estou cursando, o segundo, porque é a bola da vez.





Voltarei outro dia à Bienal e farei nova postagem.

domingo, 6 de abril de 2025

Mais uma Bienal no Ceará

Abril, mês de referência ao livro, à literatura, à leitura e à autoria. Mês de leituras mil! Isso porque temos várias datas relacionadas a esse contexto.

Dia 02: Dia Mundial do Livro Infantil, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de contos mundialmente conhecidos.

Dia 18: Dia Nacional do Livro Infantil, homenagem ao editor e autor brasileiro Monteiro Lobato, pai da literatura infantil no Brasil.

Dia 23: Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em alusão ao falecimento dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

E neste ano, para completar, temos a Bienal que reúne tudo isso, muitos autores, lançamentos e milhares de livros, livros de toda sorte, para todos os gostos.

Com a temática "Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres resistência e literatura", traz a reflexão sobre a resistência, a luta e a atuação das mulheres na sociedade e no cenário literário.

O Conselho Regional de Biblioteconomia CRB 3 Com seu estande, chama a atenção para a necessidade do cumprimento da legislação em relação ao exercício da profissão e à exigência para a existência de uma biblioteca com bibliotecário em cada escola.

Com uma programação bem variada e extensa, traz tudo de bom para os leitores, bibliotecarios, professores, educadores e  toda a sociedade.


E eu estarei lá dando suporte ao CRB 3 e curtindo todas as maravilhas dessa Bienal.


sábado, 29 de março de 2025

Trajetória profissional

Feliz em poder cursar simultaneamente a graduação em Arquivologia, na UNICV, e o MBA em Inteligência Artificial e Automação de Processos, pela Escola GDI / Anhanguera. Tudo isso graças ao EAD e às plataformas e recursos online, que possibilitam a aproximação com o conhecimento, ampliando e diversificando a nossa trajetória profissional.

A trajetória está ainda em curso, não sabemos o que ainda está porvir, temporariamente, é isso. 

E quem não aproveita o EAD está perdendo tempo e oportunidades.


quarta-feira, 19 de março de 2025

Indexação: sem ruído, sem silêncio

Qual bibliotecário ainda não trabalhou com indexação? Com certeza, nenhum se privou dessa atividade, que faz parte do tratamento temático da informação, imprescindível no nosso dia a dia. Desempenhamos essa atividade tanto na catalogação por assunto, como em sistemas de informação produtores de bases de dados, em que o detalhamento é maior.

A ABNT traz na NBR 12.676:1992 a seguinte definição: “Ato de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos representativos dos seus assuntos e que constituem uma linguagem de indexação.”

Robredo (2005, p.165) enfoca o caráter singular da interpretação: “A indexação consiste em indicar o conteúdo temático de uma unidade de informação, mediante a atribuição de um ou mais termos (ou códigos) ao documento, de forma a caracterizá-lo de forma unívoca”.

O assunto é complexo, muitos autores discorrem a respeito. Nessa oportunidade, queremos apenas chamar a atenção: todo cuidado é pouco para não gerar ruídos ou silêncios! Estes se referem aos itens existentes no acervo, que não foram recuperados por ocasião de uma busca, e aqueles, aos itens recuperados, mas, não pertinentes à questão elaborada.


Para evitar ruídos e silêncios, devemos, a priori, atentar para os interesses da comunidade de usuários, ser imparcial, atentar para o grau de exaustividade e especificidade necessário e cumprir, cautelosamente, cada etapa do processo:
  1. Analisar, a partir de leitura técnica, considerando os principais elementos (título e subtítulo; resumo; sumário; introdução; ilustrações e tabelas; palavras em destaque e referências);
  2. Sintetizar, construindo os elementos para identificação da unidade de informação;
  3. Representar (ou traduzir) para a linguagem documental adotada.
“Metade do conhecimento consiste em saber onde encontrá-lo.” (Samuel Johnson, 1775).

Nesse sentido, gostaríamos de saber: os termos que usamos na indexação refletem também a maneira como os usuários fazem suas buscas?

***
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12.676: métodos para análise de documentos – determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação. Rio de Janeiro: ABNT, 1992.

domingo, 16 de março de 2025

Escultura em livros

Simplesmente magnífica essa escultura, desde o uso do papel ainda como matéria-prima, até o seu significado concebido em obra, afinal, "somos o resultado dos livros que lemos,  [...]." (Airton Ortiz)

Obra do artista chinês Li Hongbo


sexta-feira, 14 de março de 2025

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas de mensuração e gestão que podem melhorar a performance das organizações, orientando-as a tomarem decisões mais oportunas e certeiras, conforme o cenário revelado e as tendências apontadas.

Nas bibliotecas não é diferente. Conheça um pouco dessa aplicação, acessando a minha última matéria no blog da coluna Pearson Higher Education.

A importância dos indicadores de desempenho em bibliotecas


quarta-feira, 12 de março de 2025

Mimos e congratulations

O dia foi muito bem comemorado, cheio de mimos e congratulations.

Mrh

Em companhia da estudante e estagiária de Biblioteconomia Ana Letícia.


Faculdade CDL

Aluna da Faculdade CDL
A aluna Ednéia de Marilac me presenteou com essa delícia.

Biblioteca Virtual Pearson

Pearson Higher Education