domingo, 25 de janeiro de 2015

Indicadores: como trabalhar sem eles?


O dia a dia das bibliotecas e dos centros de informação e documentação é muito dinâmico, rico em atividades e eventos, que podem (devem) ser mensurados, para que sejam monitorados, com vistas à melhoria contínua.  



O que pode ser medido? Praticamente tudo, desde a simples frequência de usuário que entra e sai, até uma atividade diferenciada, que tem o acompanhamento integral do bibliotecário, mas, é necessário fazer uma seleção, conforme a importância do fato, para a tomada de decisão.

Mas, afinal, o que eles indicam?

Como o próprio nome já diz, indicadores indicam, são representações que podem ser quantificadas em relação aos produtos e serviços ofertados.



É necessário fazer antes o estudo de o que se pretende medir, conforme os objetivos traçados para a unidade, a fim de que essas representações cumpram de fato o seu papel.



Por exemplo, se é uma biblioteca universitária, de que adiantará medir a frequência dos estudantes de ensino médio, que, eventualmente, visitam a biblioteca? Mas, por outro lado, se houver incubado um projeto que tenha a intenção de oferecer esse serviço para atrair possíveis leitores no futuro (novo objetivo traçado), essa mensuração passa a ser cabível e justificável.

Um indicador deve ser simples, de fácil rastreabilidade e acessibilidade, ou seja, não adianta complicar, dessa forma ao invés de poupar trabalho e gerar informação para a tomada de decisão, dará trabalho e será perda de tempo. 

Segundo a ISO 8402:1994, “rastreabilidade é a capacidade de traçar o histórico, a aplicação ou a localização de um item através de informações previamente registradas”.


Portanto, a rastreabilidade está ligada diretamente à possibilidade de se obter o histórico das informações que se deseja, para que seja feita a investigação a respeito.  É importante ter um instrumento padrão para fazer os registros e a medição assim possibilitar a rastreabilidade, seja manual ou eletrônico.

Podemos medir:

  • Empréstimo por mês/ano;
  • Pesquisa por assunto;
  • Pesquisa por tipo de usuário;
  • Usuários por atividade;
  • Reservas por publicação;
  • Frequência por tipo de usuário;
  • Frequência por turno;
  • Acesso a repositórios;
  • Acesso a e-books;
  • Acesso a mídias sociais...

Os resultados da mensuração sugerem quais caminhos tomar, pois embasam e justificam a tomada de decisão: comprar mais exemplares de certa publicação; ampliar os pontos de acesso; moderar investimentos em certa área, porque outra está com maior demanda... E assim por diante.

Definidos os indicadores-chaves, criam-se os índices e atribuí-se uma meta a ser atingida para cada um, que deverá ter tudo a ver com os objetivos e estratégias da instituição.


“Se você não pode medir, você não pode gerenciar” (Peter Drucker)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Mãos à obra! Falta ainda muito...

“Qualquer que seja o custo das nossas bibliotecas, o preço é barato comparado ao da nação ignorante”.


"Quase 130 mil bibliotecas devem ser construídas até 2020 para o cumprimento da Lei 12.244".

domingo, 11 de janeiro de 2015

Eles estão sempre por perto


Vez por outra aparece um, grande ou pequeno, todo verde ou malhado, chamo-o de Ig. 

Umas vezes, inocente e camuflado, outras, imponente e exibido. 

Questão de contexto!

Leitura de natureza presente no meu lar doce lar.











quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Leitores por pintores


Dia do Leitor em Leitura e Contexto está sendo ressaltado por intermédio das obras de diversos pintores, que tiveram como motivos o leitor e a leitura.



Leitor retratado pelo pintor é personagem redentor!
Leitura representada na pintura é momento que perdura!

Qualquer que seja o contexto ilustrativo, o importante é o cenário convidativo!
Qualquer que seja a escola do pintor, o traçado é motivador! 

Para adulto, jovem ou criança, leitura é lazer, saber e esperança!


AnaLu




The Young Readers (óleo sobre tela,1893), por Carlton Alfred Smith (Pintor inglês, 1853 - 1946)



Ned Anshutz lendo (óleo sobre tela, 1900), por Thomas Pollock Anshutz (Pintor americano, 1851-1912)



Storytime (óleo sobre tela, 1893), por Charles Haigh Wood (Pintor britânico, 1856-1927) 



O leitor (óleo sobre tela,1861), por Edouard Manet (Pintor francês,1832-1883)



A Leitura da Mulher (óleo sobre tela), por Claude Monet (Pintor francês,1840-1926)



A Leitura (óleo sobre tela, 1870), por Henri Fantin-Latour (Pintor francês,1836-1904)



Homem lendo jornal (óleo sobre tela), por Cayetano de Arquer Buigas (Pintor Espanhol,1932-2012)



Leitura (óleo sobre tela, 1892), por Almeida Júnior (Pintor brasileiro, 1869-1899) 



Homem lendo (Técnica mista: aquarela e carvão, 1881, por Vincent van Gogh (Pintor holandês, 1853-1890)



Moça com Livro (óleo sobre tela, s/d), por Almeida Júnior (Pintor brasileiro, 850-1899)



Mother Reading with Two Girls, por Lee Lufkin Kaula (Pintor Americano,1865-1957)



In lettura sul mare (óleo sobre tela,1910), por Vittorio Matteo Corcos (Pintor italiano, 1859-1933)



Filha do artista (óleo sobre tela, s/d), por Wincenty Wodzinowski (Pintor polonês, 1866-1940)


domingo, 4 de janeiro de 2015

"Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos"



O caso é que o acaso nos aproximou, foi durante o ocaso de 2014. Trocamos algumas mensagens online e, mesmo de longe, passei a conhecê-la mais de perto, tanto pelas palavras carinhosas, como a partir de pequenos trechos da sua obra Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos.

E agora, na aurora de 2015, Leitura e Contexto traz, além da capa, passagens do preâmbulo e da resenha dessa obra, em que, Maria das Graças Targino, sem maior pretensão, apenas se mostra sem medo, revelando sinceridade e emoção de viver, por intermédio de uma variedade de temas do seu cotidiano, que pode ser meu ou de qualquer um. 

Portanto, para conhecer e se encantar de pronto com Ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos:



São temas que podem interessar a um e outro, porque tratam, literalmente, de ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos. Não há uma sequência rígida. Não há imposições. Os textos nem seguem rótulos nem tampouco fórmulas, o que permite sua leitura a torto e a direito, sem sequência rígida e distante de qualquer engessamento.
[...] 
Nada disso, de fato, me importa, uma vez que escrevo para viver. Eis minha forma de sobreviver à hipocrisia que permeia grande parte das relações humanas. Eis minha resposta às traições que atingem a qualquer um em diferentes circunstâncias de vida. Eis minha forma de dizer em alto brado que prossigo viva e vívida.

Maria das Graças Targino 
Autora
Agosto 2014


***

[...] 
A presente reunião de textos revela as mais recentes manifestações literárias que tecem uma amostra significativa de suas inquietações, pontos de vista e reflexões (pessoais e sociais), num caleidoscópio expressivo, fluido e inteligente. Ler sua obra é descobrir sua humanidade comprometida e solidária.

Antonio Miranda
Poeta e Professor Emérito da Universidade de Brasília



Para quem desejar adquirir o livro da minha amiga Marias das Graças Targino, é só observar a mensagem e as orientações abaixo e enviar e-mail para: gracatargino@hotmail.com

Eu já solicitei o meu exemplar e aguardo ansiosa sua chegada, quero devorá-lo por inteiro. 

E para sentir o livro, é só fazer a leitura, conforme o contexto.



IDEIAS EM RETALHOS:
sem rodeios nem atalhos


MARIA DAS GRAÇAS TARGINO



Prezados Companheiros,


Depois de exatos seis anos, estamos de volta, com novo livro de crônicas, distantes do tecnicismo e próximos de nosso dia a dia. São reflexões acerca de temas que perfazem a vida das pessoas “comuns”, como eu e você. São 90 textos, alguns dos quais controversos ou instigadores à meditação, à imaginação e / ou ao sonho. São temas que interessam a um e a outro, porque tratam, literalmente, de ideias em retalhos: sem rodeios nem atalhos. Não há sequência rígida. Não há imposições. Os textos nem seguem rótulos nem tampouco fórmulas, o que permite sua leitura a torto e a direito.

A aquisição se dá de forma simples: por e-mail, remeta o endereço para envio e deposite o valor de R$ 40,00 (quarenta reais) com frete incluído em qualquer dessas contas:

Caixa Econômica Federal                                                     
Agência: 0855                                                                          
Operação: 001                                                                        
Conta Corrente: 000027-0

Banco do Brasil
Agência: 4708-2
Conta: 31.714-4



Muito grata e um abraço, Maria das Graças Targino

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Viva 2015!

Fim de ano velho...

Passando por uma das ruas de Fortaleza, no dia 31, deparei-me com um muro poeticamente decorado. Foi, então, que resolvi iniciar as postagens de 2015 com uma epígrafe da gigante Rachel de Queiroz.


Início de Ano Novo!

A sábia e realista Rachel de Queiroz imortalizou a dura frase, que por trás revela, nada mais, nada menos, do que os percalços pelos quais passamos na vida, sem eles, não seria vida. 

Essa é a leitura que faço da realidade de Rachel:

Ninguém vive por você, poderá fazê-lo com você. É responsabilidade de cada um vivê-la intensamente. É evidente que as pessoas que passam por nós fazem parte do contexto, mas a leitura é de cada um, não pode ser dividida. 

Ler e interpretar a vida, para viver a partir desse resultado, é tarefa de cada um, daí podemos dividir com quem merecer.

Viva 2015!




Vida?
 "A vida eu acho que ensina surrando". "A vida é uma tarefa que não pode ser dividida com ninguém".
Rachel de Queiroz 

Leitura e contexto entra no seu sexto ano



Manter-se fiel ao tema do blog é um compromisso que venho tentando cumprir desde a primeira postagem em 27/12/2009. 

Dentro da subjetividade, do aspecto genérico, existe a objetividade de cada postagem, enfatizando, em várias situações, a leitura que se faz, de acordo com o contexto em que se vive.






Vamos para mais um ano...
Leitura e contexto Ano VI!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Escrever 2015



Atenção escritores da vida!

O livro de 2015 está todo em branco para ser escrito. Que seja repleto de muitas histórias alegres e de sucesso para todos!

A receita é viver o contexto de acordo com a leitura de cada um.



Feliz 2015!!!


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Felicitura e Leituricidade



Da mesma forma que Borges criou o misterioso Livro de Areia, em que:


O número de páginas deste livro é exatamente infinito. Nenhuma é a primeira; nenhuma, a última.” (BORGES, 1999; p. 102), 

sem ordem, sem sequência, possibilitando inúmeras perspectivas de leitura, atrevi-me a criar duas palavras, as quais penso representarem essa mesma dimensão inexplicável, mas que entendemos como algo pleno, bom de se viver.

Felicitura e Leituricidade acabam de ser criadas, a partir da máxima do autor "Creio que uma forma de felicidade é a leitura", portanto, ao lermos, estamos em estado de felicitura e leituricidade.

Desejo a todos um ano de muita felicitura e leituricidade!


BORGES, Jorge Luis. O livro de areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O bibliotecário e as festas de fim de ano

Fim de Ano,

Época de catalogar e classificar os acontecimentos como ensino e aprendizagem.
Tempo de desbastar o que não é útil, e doar o que está sobrando para quem precisa.
Período para conservar as amizades boas e restaurar as amizades perdidas.
Contexto para ler e interpretar  o livro da vida e indexar cada palavra-chave.
Oportunidade de se conectar com tudo e com todos.
Momento de inventariar o passado para planejar o futuro.
Dia de tombar para sempre os minutos raros e preciosos do ano.
Ocasião para atender ao chamado de fazer o bem.
Hora de descartar as coisas ruins e de multiplicar as coisas boas.
Instante para lembrar e registrar cada exemplar de gratidão.
Ápice de confraternização e amor, para preservar os valores cristãos.

Natal! Noite para referenciar e reverenciar o Pai de tudo.
Ano Novo! Passagem para buscar uma vida melhor.


Neste Natal desejo a todos que resgatem das páginas das histórias dos maiores best sellers mundiais, as passagens mais esfuziantes e cheias de amor, para que as vivenciam intensamente por todo o Ano Novo.



sábado, 13 de dezembro de 2014

Empty Socks


Em época de Natal, nada melhor do que receber um documento raro, uma relíquia!

A notícia do achado da primeira animação de Natal da Disney, 'Empty Socks', divulgada pela Biblioteca Nacional da Noruega, é um presente para os estúdios Disney e para todos os apreciadores do cinema de animação.

Enquanto misturado a outros filmes e documentos do acervo daquela Biblioteca era apenas mais um volume que se encontrava em processo de digitalização, mas, isolado e autenticado por autoridade competente, passa a ser uma peça arquivística rara, que deve se juntar ao seu contexto de produção.

Abaixo, a matéria veiculada no portal Veja

Biblioteca da Noruega encontra 1ª animação de Natal da Disney

Oswald, o coelho sortudo, estrela ‘Empty Socks’, desenho animado de 1927, que será exibido no dia 17 de dezembro no país.

Foto divulgada pela Biblioteca Nacional da Noruega mostra uma cópia restaurada do curta de animação "Empty Socks", de 1927, 
parte da série de Oswald, o coelho sortudo, da Disney (Martin Weiss/Nasjonalbiblioteket/AFP)

A Biblioteca Nacional da Noruega anunciou nesta quinta-feira a descoberta de Empty Socks (Meias Vazias, em tradução livre), de 1927, animação da Disney até então considerada desaparecida. O curta-metragem é o primeiro desenho animado do estúdio com a temática de Natal. "A princípio, não sabíamos que se tratava de um tesouro cinematográfico", disse à agência France Presse o arquivista da instituição, Kjetil Kvale Soerenssen.

O curta, que é protagonizado pelo personagem Oswald, o coelho sortudo, antecessor de Mickey Mouse, foi encontrado durante uma revisão do sistema da biblioteca da cidade norueguesa de Mo i Rana, em 2008. Ao longo dos últimos anos, passou por uma restauração e digitalização e agora será exibido na Biblioteca Nacional da Noruega em 17 de dezembro.

David Gerstein, desenhista da Disney e especialista na história dos desenhos animados, foi o responsável por autenticar Empty Socks, que tem 5 minutos de duração. Até então, existia apenas uma sequência de 25 segundos do curta no Museu de Arte Moderna de Nova York.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Selfies da leitura

Selfies da leitura foi o projeto da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 2014, comemorada na Faculdade CDL. Com participação intensa, os alunos enviaram suas selfies de momentos de leitura e doaram livros para proporcionar essa mesma oportunidade às pessoas carentes, que não têm acesso à leitura.

Aproveitando o contexto, eu também fiz minhas selfies e participei do projeto.





O projeto foi registrado em várias postagens na Blogteca:

domingo, 9 de novembro de 2014

Há sempre um muro a ser derrubado...

Muro que se vai... Mudança que vem, retrocesso que sai... Melhora que vem. Na geopolítica se fez uma nova leitura e se criou um novo contexto. Abaixo o totalitarismo e viva a democracia! Foi assim com o Muro de Berlim.

A simbologia deste dia faz pensar: há sempre um muro a ser derrubado... Isso representa a história, o próprio caminhar, é a superação, a busca pela melhoria, é a própria vida. Porque todo muro criado pelo homem pode ser transponível, seja ele físico ou idealizado, de alvenaria ou do imaginário, basta juntar forças e querer. Poderá ser assim com qualquer um.

Abaixo todos os muros que impedem a caminhada! 




quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Livro e biblioteca: dois grandes e velhos entes queridos, que se renovam a cada dia...

Neste Dia Nacional do Livro, que compõe a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, quero evidenciar a democratização da leitura, a sua importância, seja ela de qualquer natureza, em qualquer contexto, portanto, ampla, geral e irrestrita, enaltecendo esses dois grandes entes queridos: o livro e a biblioteca, que apesar de "velhos", se renovam a cada dia... 


Há leitura para todos os gostos, para lazer, informação ou para estudo, vale tudo!
Porque qualquer leitura interessa, manuscrita, eletrônica ou em edição impressa.
Se o livro é velho, usado ou novo, leia de novo!  Se o livro é azul, verde, amarelo ou de qualquer cor, todos têm o seu valor!
Livro para adulto, jovem ou criança, em qualquer fase, há sempre esperança.
Para leitores exigentes, gêneros diferentes, livros de humor, de mistério ou de assunto sério.
E para manifestar a sinestesia? Pode ser livro de filosofia, de simbologia ou de poesia. Já para a coisa prática, livro de matemática, telemática ou de gramática.
Enfim... Eles podem estar todos lá, jogados em um canto da casa, sujos de poeira ou dispostos em uma prateleira; encaixotados em uma livraria, aguardando a busca com euforia; em uma biblioteca, já organizados e indexados, prontos para serem usados ou no ciberespaço, à espera do próximo passo.
Não abra mão, o importante é ter sempre um à mão! 

AnaLu

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu nesta data, no ano de 1810. 





A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi comemorada na Biblioteca da Faculdade CDL, com o projeto Selfie da leitura.

domingo, 26 de outubro de 2014

A hora da verdade, tardará, mas, chegará!

Usando o jargão dos anos 80, de autoria de Jan Carlzon, digo que chegou "a hora da verdade".  O autor chamou de "a hora da verdade" aquele momento especial, em que o cliente se depara com o pessoal da linha de frente da empresa, é a hora do atendimento, que, sendo de boa qualidade, o faz retornar e procurar novamente os serviços da mesma empresa. 26 de outubro representou a hora da verdade (não para mim). O povo optou em continuar com a mesma situação.

É duro constatar que depois de tantas falácias, a situação não ideal tenha sido vencedora. Mas, penso ser uma questão de tempo, os donos do poder vão ter que se deparar com os fatos reais que virão à tona, porque a realidade verdadeira não perdoa. Daí, é a oportunidade de dar a volta por cima e desfazer o que está consolidado. A verdade é que a verdade dói, por isso, mesmo que venha tardiamente, terá o efeito esperado, talvez até melhor.

De um contexto de ameaça sabemos que pode surgir uma grande oportunidade. Vamos torcer para que os representantes do bem dessa grande empresa Brasil tenham sabedoria para fazer a leitura dessa ameaça e transformá-la em uma excelente oportunidade para um Brasil melhor.

Acredito em um país alegre, colorido de verde, amarelo, azul e branco, e não em um país vermelho de raiva.


Dei o meu recado! 


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O prazer da leitura

Toda matéria sobre leitura tem espaço em Leitura e contexto, principalmente neste mês de outubro, mês da criança, do livro e da biblioteca. 

Vamos à matéria da Professora Wanda Camargo!

SALA DE AULA


O prazer da leitura

21/10/14 às 00:00 | Por Wanda Camargo

Embora a educação, em seu sentido lato, seja mais antiga, pois educamos de muitas formas, transmitindo conhecimentos indispensáveis à vida mesmo sem qualquer inventário formal, é a invenção da escrita que marca o início da História e, talvez, até mesmo da civilização. Um sistema organizado de caracteres tornou possível registrar fatos e ideias, de modo que fossem conhecidos por outras pessoas em outros lugares e tempos, e constituiu uma das maiores realizações culturais da humanidade.

A escrita trouxe a necessidade de ordenar e racionalizar o que será expresso, resultando em um verdadeiro salto neurolinguístico: melhoramos muito nossa capacidade de raciocinar quando aprendemos a escrever, e aprimoramos tanto mais essa habilidade, quanto mais temos o hábito da leitura.

Quem convive com crianças sabe que elas adoram histórias, em filmes, desenhos animados, teatro, videogames, revistas. Mas sabe também que nada supera uma história contada; o preâmbulo “era uma vez dois irmãos chamados João e Maria...” é o portal para que as crianças se tornem João ou Maria, percam-se em florestas escuras, entrem em casas feitas de doces, derrotem bruxas malvadas. A imaginação e a fantasia são desatadas, e medos e vitórias vividos na mente, que é onde tudo existe antes de ser realidade. Ver um ator representar o personagem é divertido, ser o personagem é essencial, precisamente por causa dessa possibilidade de criação interna.

Por isso, geralmente nos decepcionamos quando assistimos a um filme baseado em livro de que gostamos: os personagens não tem a mesma profundidade, os cenários não são como esperávamos, o ritmo da narrativa é outro, os diálogos são diferentes, tudo parece ter sido alterado. A comparação costuma ser injusta, pois são formas de arte totalmente diferentes. Quando lemos acontece algo semelhante ao ocorrido com as crianças, criamos nossa própria história, em nosso próprio tempo; se comparamos com outra pessoa ideias acerca de fatos ou protagonistas de um livro que ambos tenhamos lido, ficamos surpresos com o quanto as impressões são diferentes, “pessoais”, ainda que guardem total fidelidade ao enredo. 

Estudiosos da aprendizagem reforçam hoje a importância da imaginação no desenvolvimento das funções cognitivas, e a leitura constitui uma das melhores formas de despertar a imaginação. Ler é um grande prazer, como sabem até mesmo nossos jovens, os quais, na visão de outras gerações, parecem não gostar disso. Em outros tempos víamos pessoas lendo livros e jornais em público, na essência é a mesma coisa que fazem os que utilizam smartphones, tablets e outros; além de servir para jogos e comunicação, esses aparelhos servem também para ler notícias e romances, exatamente como se fazia outrora. 

A frase “No princípio criou Deus o céu e a terra...” que comove e desafia religiosos e não religiosos há milênios, já foi transmitida em todas as línguas, e em todas as formas: inscrições rúnicas, papiros, pergaminhos, códices, bíblias de Gutenberg, livros, fascículos, e todos os meios eletrônicos existentes e a criar. O conteúdo valerá sempre pelo que representa.

Mas, para os que os amam, livros são quase entes vivos. Exalam quando novos o perfume da novidade, velhos, algo que remete à primeira vez que foram lidos, são confortadores, bonitos, companheiros. Apesar de toda a tecnologia, ainda não se criou nada melhor.

Quando alguém lê histórias para crianças dá-lhes tempo e atenção; e a ideia de que é daqueles livros que vem as maravilhas, talvez seja a maneira mais carinhosa e eficaz de formar leitores.

Professora Wanda Camargo - assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil.


Fonte: BEMPARANÁ

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia do Arquivista: comemorando do melhor jeito

Curso introdutório de arquivo para a equipe Mrh ArquivosDividindo e multiplicando conhecimento. Dia do Arquivista, melhor forma de comemorar, não há!







quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Palavra de mestre

Para celebrar o Dia do Professor, duas máximas de Rubem Alves:
“O professor é aquele que pega os alunos e diz: eis o mundo, eis aí o mundo, vejam, vejam, explorem!.” 
“Ensinar é um exercício de imortalidade, a gente ensina, a gente continua a viver na pessoa para a qual estou ensinando.”