quinta-feira, 27 de maio de 2010

Igual ou diferente?

"Temos o direito a ser iguais quando a diferença nos inferioriza;
temos o direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza."
(Boaventura de Souza Santos)

= ou ≠ ?

Depende do contexto e da leitura do momento.
Esse é o meu blog!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Completando Jorge Luis Borges






"Organizar bibliotecas é exercer, de modo silencioso, a arte da crítica". (Jorge Luis Borges)

Eu acrescentaria à inteligente frase de Borges, não por estar incompleta, mas para me completar, ... e organizar arquivos é exercer, de modo paulatino, a arte da memória. Como se vive sem crítica e sem memória? Ou, trazendo para o meu tema, sem leitura e sem contexto? 

Daí eu concluo a importância de ambos, a importância do meu trabalho. A opção da Biblioteca de ser constituída pela vontade de alguém e a falta de escolha do Arquivo ao se constituir pelo desenvolvimento de outrem, ou seja, o intencional contra o não intencional, a possibilidade de elementos duplicados na Biblioteca e a característica da unicidade nos documentos de Arquivo, essas são a grande diferença entre ambos, apesar de se assemelharem enquanto instituições sócio-culturais que remontam à Antiguidade.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lembrança da infância



Coloquei os dois pés na infância, quando recebi da minha mãe no último domingo, a gravura em caneta nanquim desenhada pelo meu saudoso pai e, de imediato, fiz a leitura. Ocorreu-me a lembrança daquele instantâneo, retratado ao modo dele, conforme o contexto da época e ainda  estampado artesanalmente em uma camiseta branca, que usei e abusei por volta dos meus 5 ou 6 anos. Coisa de arquiteto, coisa de artista! A leitura que faço dessa gravura é de uma Ana moleca, a própria gravura revela e, como dizia minha Tia Carmela, também Bibliotecária, cheia de graça, uma criança feliz, que, juntamente com os irmãos, adorava todas aquelas novidades guardadas no escritório, construído especialmente no andar superior, tais como canetas e lápis diferentes, tintas e papéis de todos os tipos, sempre ofertados quando lá subíamos para bisbilhotar o que ele fazia. De quebra, ainda éramos contemplados no andar térreo com uma parede completa do terraço, para desenharmos ao bel-prazer com lápis cera, arrancando das pessoas que a casa visitavam, expressões admiradas com tamanha "irresponsabilidade".  E, voltando ao predicativo moleca, acrescento organizada, pois gostava de jogar paciência e classificava nas gavetas a roupa por categoria, cor e tamanho, já demonstrando a inclinação para a profissão.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mãe: Ter e Ser



Nesse contexto o Ter vem antes do Ser. Ter é maravilhoso, é fascinante, me orgulho de Ter. Ter mãe é puder contar com sua sabedoria, sua experiência de vida e, sobretudo, com seus conselhos. Melhor ainda é passá-los adiante, aí já estou falando do Ser mãe. 

Quando no tempo Ter mãe coincide com Ser mãe é muito gratificante, basta fazer a leitura desses conselhos e aplicá-los ao novo contexto dos filhos sem perigo de erro pois já foram testados. 

Ter mãe já sendo mãe é fazer a leitura de toda uma trajetória de vida como filha e melhorar no que for possível para os filhos, às vezes errando, mas sempre tentando acertar. 

Graça de Deus é estar bem no meio, de um lado a mãe e de outro os filhos. Fui presenteada, mas também presenteei, durante o dia como mãe e à noite como filha. Foi um feliz Dia das Mães, mas, qual dia não é dia das mães?

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bibliotecas escolares passarão a ser obrigatórias PLC 324/09

Dentro de no máximo 10 anos, deverá haver uma biblioteca escolar em cada instituição de ensino do país, pública ou privada. A obrigatoriedade está prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 324/09, aprovado em 13/04, cujo relator foi o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

A determinação deverá ser cumprida até o ano de 2020. Além disso, no acervo de cada escola deverá haver, pelo menos, um livro para cada aluno matriculado. Apesar de representar um grande avanço para a Educação brasileira, o senador Cristovam Buarque (relator da proposta) afirma que 10 anos é um prazo muito longo, sobretudo quando se trata de um país onde a média de leitura é de menos de 5 livros por ano - contando com o material didático.
Fonte: Agência Senado

Para o sucesso do projeto, é salutar que os bibliotecários sejam totalmente envolvidos nesse contexto, tanto na gestão como na própria educação. Educação também passa pela Biblioteconomia. Bibliotecário é educador. Vamos trabalhar em parceria: professor e bibliotecário - sala de aula e biblioteca - aula expositiva e aula de pesquisa e leitura. Os alunos só têm a ganhar!

Ainda não tive a oportunidade de trabalhar em uma biblioteca escolar para conhecer de perto as dificuldades, as demandas, a dinâmica, no entanto, uma vez na biblioteca universitária, percebo facilmente a carência dos alunos. Como não têm o hábito de frequência, desconhecem a forma de buscar um livro ou mesmo de simular uma pesquisa. Há aqueles que não sabem como se comportar no recinto de leitura. É realmente uma questão de contexto. Como podem ter um comportamento se não tiveram a vivência e os fatores necessários?

É aí que entra o bibliotecário educador para aparar essas arestas e conduzir esse aluno para uma vida de leitura.

Para saber mais sobre bibliotecas públicas municipais consulte o resultado do primeiro censo nacional:

terça-feira, 4 de maio de 2010

Biblioteca e Arquivo Público de Olinda


Uma vez em Recife, dei uma esticada an passan até Olinda para rever suas tradições e fazer pequenas compras, souvenirs. No alto da Sé a velha lembrança de outras visitas e a leitura das fotos já registradas nos álbuns de família. E, descendo as ruas em ladeira da velha Cidade, veio o desejo repentino de registrar duas instituições do meu coração: a Biblioteca e o Arquivo Público. Tá no sangue! Tá no meu contexto!


Vou ali em Recife e já volto

Final de semana diferente, revendo parentes, comemorando aniversário e fazendo pequenas compras. No contexto familiar senti raízes, percebi cumplicidade e, sobretudo, proximidade. Proximidade de quem está longe mas não deixa de estar perto. São os Lucena de Oliveira Cavalcanti. Tios e tias, primos e primas já na segunda geração e quem mais se chegou a eles, todos do bem, uma grande família! Dos nove, quatro já estão na outra dimensão, mas, nem por isso, os esqueci, pelo contrário, estão vivos em meu coração e pensamento.

E toda essa leitura me fez recordar bons momentos da infância, aqueles das entranhas da memória, os quais, com um simples olhar ou sintonia de uma fala, vêm à tona, trazendo-me a satisfação de tê-los vividos no convívio da casa 201.

Olha a Biblioteconomia aí gente!...

O Curso está bombando e se atualizando cada vez mais. São novas frentes que se abrem para o exercício da profissão. O contexto mudou mas o objetivo é o mesmo − disponibilizar a informação com eficiência e eficácia . Estamos na Era da Informação e do Conhecimento. Já pensou na equipe de profissionais que está por traz do Google, todos fazendo a leitura e indexando para você achar o que precisa?

Conheça mais sobre Biblioteconomia assistindo ao programa veiculado no último sábado. E viva a minha profissão!

parte 1

parte 2

parte 3




domingo, 25 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro - 23 de abril

A celebração do Dia Mundial do Livro, 23 de abril, foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1996. A data é uma homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de La Mancha, e ao escritor inglês Willian Shakespeare, criador de várias obras, como Romeu e Julieta. Ambos morreram no dia 23 de abril de 1616. Comemora-se também nesta data o Dia dos Direitos Autorais.

Esse instrumento universal, transmissor de idéias, de cultura e de conhecimentos, que já passou por tantas formas desde os primórdios da Humanidade, conforme o contexto da época, evolui a cada dia. Pedra, tabuletas, madeira, papiro, pergaminho, papel de trapo, papel, foram tantos os suportes da escrita! Hoje temos até o livro eletrônico, o livro em bits e bytes, o e-book e, quem sabe, no futuro o livro holográfico, das ficções científicas, o livro infinito..., qual o mencionado por Jorge Luis Borges, em "O livro de areia".

Quem tem o privilégio de ter acesso a ele que o faça com vontade e competência, seja por intermédio de bibliotecas públicas, escolares ou universitárias, seja por sua própria biblioteca, não perca tempo, há muito o que saber. Quanto mais lemos, mais incorporamos e é sensacional quando fazemos intervenções de uma leitura em outra, quando comparamos autores, quando chegamos ao ponto de discordarmos de autores, é sinal que pensamos e estamos evoluindo, que temos opiniões próprias. 

O fato é que a sociedade não pode passar sem o livro e, apesar de o preço às vezes não está lá muito bom, devemos pensar no esforço intelectual do escritor, nas manobras que o levaram até a sua obra, sem falar no custo editorial. Portanto, se você é privilegiado, faça a sua parte, doe livros, passe livros adiante, incentive à leitura, ensine alguém a ler!


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Família


Estar em família, uma benção!

Ampliando e diversificando minha biblioteca


Ainda sobre a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, o momento foi oportuno para comprar alguns livros para toda a família, além do contexto que me influenciou, os preços razoáveis foram convidativos. Fiz a leitura de tudo para melhor decidir, resgatando alguns títulos conforme os perfis e momentos de cada um: Che Guevara: política, para o meu primogênito, que adora cultura, política e história geral;  Ovo: o mito do colesterol, para minha princesa nutricionista; Explorando a mitologia de todo o mundo, para meu caçula curioso, que tudo pergunta e tudo quer saber; Você já pensou em escrever um livro?, para minha cara metade, que atualmente se ocupa com vários escritos e Erros radicais e decisões absurdas, que compartilho com o primeiro. Mas, eis que no dia seguinte, chega pelo Sedex a compra de mais livros. Fui presenteada pelo meu primogênito com: O Livro de areia; História universal da destruição dos livros e Bibliotecas como organizações, Haja leitura! 

Pequenos grandes livros


Paixão é paixão. Não hesitei em adquirir exemplares da marca os menores livros do mundo em exposição na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará. Clássicos como O Príncipe, O Seminarista, Dom Quixote, A Arte da Guerra... e mais uma linda miniatura de estante em estilo clássico para guardá-los. Um mimo! Uma graça!

Passagem

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia!


Todo dia, toda hora é tempo para mudar. 
Páscoa, do hebreu Pessach, passagem, melhora de vida.
Já pensou em ser melhor em todos os sentidos?
Mais fraterno, mais solidário, mais piedoso, mais amigo... mais cristão! Dentro do seu contexto ajudar o próximo.

É só seguir seus passos e fazer a leitura dos seus ensinamentos.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Selo de Responsabilidade Cultural 2009 - Faculdade CDL

Contribuir de alguma forma para a cultura do Estado me faz sentir mais útil, mais responsável, principalmente na minha condição de Bibliotecária. Percebo facilmente que não é difícil, que todos podem, que ninguém é incapaz, por intermédio de suas profissões e instituições dar sua contribuição, por menor que seja no contexto geral se torna grande no contexto específico de quem usufrui e se beneficia diretamente. Ter o reconhecimento do Governo do Estado do Ceará ainda é mais gratificante. Faça você também a sua parte! A Faculdade CDL fez e toda a nossa equipe está de parabéns. Leitura de toda forma presente nos Projetos: Biblioteca Mercado Cultural, Cine Debate, Café Literário e Semana do Tecnólogo.

Da Vinci

"É preciso observar;
É preciso pensar;
É preciso ter idéias.
Engana-se muito
E realiza o nada
Aquele que pensa pouco."



Fazendo a leitura do pensamento de Leonardo da Vinci, apesar de escrito em meados dos séculos XV/XVI, de tão visionário na época se torna atualíssimo nos dias de hoje, em que se deve ter acima de tudo ousadia e criatividade. Daí eu me pergunto: qual pensamento ele escreveria se tivesse que fazê-lo hoje no contexto de competitividade que vivemos?

Leitura: Gosto ou hábito ou gosto e hábito?


Essa é uma discussão antiga. A dualidade reflete as tendências: o prazer e a obrigação.

O hábito pela leitura habita de forma insistente no cotidiano do leitor. É algo tão automático que pode não haver escolhas. É, às vezes, o contexto, a obrigação habitual de ter que ler, de cumprir alguma tarefa que exige a leitura prévia ou simplesmente porque está ali a sua frente e lhe chamou a atenção. Podemos estar falando aqui de um procedimento, de um jornal, pois temos que ficar informados de tudo que se passa ao nosso redor, dos apelos de um outdoor, daquele livro que compramos por impulso, o qual iniciamos a leitura e agora temos que terminar ou ainda daquela lei ou norma que é fundamental para o exercício de uma tarefa.

Bibliotecários e arquivistas sabem muito bem do que estou falando. Não que em outras profissões essa necessidade não exista, mas naquelas funções o ato de ler é fundamental, lê-se tudo que se recebe, é necessário ler para de alguma forma fazer com que essa leitura chegue de forma direta e enxuta ao leitor/pesquisador, não na íntegra, é claro, mas, em formato de palavras-chave, descritores, indexadores, que traduzem essa leitura. Portanto, neste caso, existe o hábito obrigatório, mas, dentre essas leituras, tem aquela que chamou mais atenção, fazendo com que se demorasse mais nela, ultrapassando os limites da leitura técnica e até tomando o tempo que deveria ser dispensado as outras leituras ainda por vir.

Importante essa ressalva para se adentrar no outro aspecto dessa postagem, o gosto pela leitura. Este faz com que o leitor faça escolhas, tenha preferências e só leia de fato o que goste. Ele gosta de ler, mas de forma seletiva e até esporádica. Mas, de tanto ler suas escolhas ele pode passar a ter esse hábito, então aí teremos o gosto e o hábito pela leitura.

E fazendo a leitura de tudo isso, tentando explicar melhor, utilizando a matemática para simplificar o complicado e entender melhor esse contexto, temos: o conjunto de leitores habituais, o conjunto de leitores por satisfação, sendo a interseção de ambos, ou seja, quem simultaneamente tem o hábito de ler e gosta de ler, na minha concepção, o verdadeiro leitor!

domingo, 21 de março de 2010

Comemorando o Dia Mundial da Poesia: Vida

O Passado presente no futuro: vida

O presente
É um presente para se viver intensamente,
Pois, de tão presente, já vira passado,
Mas, para alguns,
Presente é estar presente em futuro visado.
Chegando lá, estando presente,
Será que já é passado?
É assim que pensa muita gente, 
Mas, voltando a falar do futuro,
No futuro só resta presente estar,
É o que todos querem,
É o que todos estão a planejar
E, passado esse presente que ainda vai chegar,
O tal futuro...
Não se sabe o que ainda virá,
Por isso, o melhor é viver o presente,
É presente sempre estar
Em todos os momentos que se sente,
Porque de tanto pensar em futuro,
O tempo passa e tempo é ouro,
Não é duradouro,
Daí pode você não estar presente,
Nem no presente que não dura,
Quanto mais no futuro!
Resumindo e fazendo a leitura,
Tudo passa e passado vira,
Mas, se você chegar lá,
Vai ver que o passado
Está presente no futuro,
O presente lá no meio
E de passado e presente
O futuro está cheio,
Então deixe o futuro pra lá,
Para não encher sua paciência,
Assim ele te deixa
Sair do passado,
Passar bem o presente
E presente estar
No futuro que virá.
Futuramente, nesse contexto,
Quando lá chegar
E olhar pra trás,
Num simples piscar
Vai ver o passado que passou,
O presente um pouco presente,
E o futuro que chegou,
Ou melhor,
Vida que viveu e sonhou.
Portanto,
Comece agora do começo,
Bem presente no presente,
Para ter o passado presente,
Sem ter que esquecer
E uma promessa de futuro
Mais presente,
Cheia de presente,
O presente da vida!

AnaLu

ARQUIVÍSTICA: a serviço do Direito e da História



Verba volant, scripta manent (As palavras voam; os escritos ficam). O provérbio latino ressalta a importância dos registros documentais para a posteridade, fazendo contraponto às palavras que se perdem com o tempo. Com o documento têm-se o autor, a maneira ou o meio de exteriorização e o conteúdo, os quais devem se manter autênticos e íntegros, para que sejam fidedignos e cumpram o seu fim.

Não se pretende aqui tirar o valor da palavra, de importância inconteste, principalmente na época em que a sociedade era baseada na história oral, mas, enfocar a necessidade do documento, presente desde os primórdios, mesmo antes da escrita, quando o homem registrava seu cotidiano nas paredes da caverna, para de alguma forma e por algum motivo não deixar esquecer e passar para os seus descendentes. Ali ele ia registrando a caça, as festas, as guerras, a colheita, o seu patrimônio, conforme fosse acontecendo e evoluindo.

Assim como as pinturas rupestres que resistem até hoje nos sítios arqueológicos espalhados pelo mundo, têm-se conhecimento de tantos outros registros documentais que fizeram parte da história mundial como o Código de Hamurabi, o Livro dos Mortos, os escritos das urbes... Todos servindo para estudo da evolução do comportamento sócio, cultural, político e econômico do homem.

Essa viagem ao tempo é oportuna para se verificar como o homem sentia a necessidade de registrar os fatos, utilizando-se de diversos suportes para o registro dos símbolos, da escrita cuneiforme e depois da escrita com alfabeto, os quais foram evoluindo até os dias de hoje, conforme o contexto da época. Têm-se, então, a pedra, as tabuletas, a madeira, os óstracos, o metal, os papiros, os pergaminhos, os palimpsestos, o papel e hoje, o documento eletrônico.

Mas, voltando ao documento, a intenção na esfera arquivística não é a priori a guarda para a posteridade, mas sim a de registrar os fatos sucedidos num determinado contexto causal espaço temporal. O documento nasce para um determinado fim, registrando um fato, uma ação, uma atividade, uma transação, etc., para que depois se faça a leitura e se obtenha a interpretação, conforme sua espécie. Uma declaração, declara algo, um certificado, certifica alguma coisa, um relatório, relata fatos que se sucederam e assim por diante. Recorre-se então, aos arquivos quando se precisa da prova documental, para uso em juízo ou do registro histórico, para estudo da sociedade e, uma vez consolidada a pesquisa, chegasse à pretensão dessa postagem, de mostrar à Arquivística a serviço do Direito e da História.

A prova documental, é aquela que se fundamenta em um documento, seja ele público ou particular. É um dos cinco meios de se provar algo em juízo, conforme o Código de Processo Civil, seja pelo autor ou pelo réu da ação. A prova documental diz respeito tanto ao Direito, que trata de regular a conduta de nossa sociedade através das leis, como à História, que a explica, através dos fatos corridos. Portanto, ambas contam com a reconstrução do passado, para servir de prova junto aos seus julgamentos e interpretações.

A sociedade brasileira assistirá em breve a um grande julgamento e, com certeza, muitos documentos estarão arrolados ao processo e, posteriormente, as falas de testemunhas  comporão novos documentos, todos advindos do desenrolar das sessões, os quais, com certeza serão arquivados e ficarão também a serviço da História. E a Arquivística estará no meio disso tudo, viabilizando o resgate e o acesso ao documento!

terça-feira, 16 de março de 2010

Gigantes enfileirados




Você conhece essa fachada? É montagem ou é real?
Realíssima, trata-se da Biblioteca Pública de Kansas City, Estados Unidos.

A obra de arte fica no parque de estacionamento da Biblioteca. As lombadas dos livros enfileirados, com aproximadamente 7,5 metros de altura, dão a idéia de uma grande prateleira e embelezam e caracterizam o prédio. Os 22 títulos ali representados foram escolhidos em concurso junto à comunidade, para posterior seleção pela Biblioteca. Dentre eles, visualizamos os clássicos: Romeu e Julieta, Faranheid 451, Cath 22, O Senhor dos Anéis. A Biblioteca apresenta no seu portal o lema "Knowledge for all" e é conhecida como a maior em serviços, oferecendo aulas, visitas agendadas, café, entrega de documentos, aluguel de espaços, andar exclusivo para história local (Missouri Collection), teatro, cinema, biblioteca infantil, dentre outros.

Tive acesso a essa imagem pela primeira vez por intermédio da amiga Bibliotecária Sandra Cabral, ex-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia-CRB 3, atual conselheira do Conselho Federal e, recentemente, em palestra realizada durante o encontro realizado na Unifor,  na passagem do Dia do Bibliotecário, razão pela qual fui incentivada a fazer essa postagem.

Fazendo a leitura dessa ideia extremamente criativa ocorreu-me de compará-la às estátuas enfileiradas da Ilha de Páscoa (Moais), mesmo com todo o mistério que ainda permeia sobre elas, tanto em função de representar o coletivo, a cultura do povo Rapa Nui, como também o individual, a sabedoria existente em cada Moai. Daí vários livros reunidos têm como contexto a Biblioteca, no entanto, cada um em particular é um mundo à parte a ser explorado.

domingo, 14 de março de 2010

12 de março: Dia do Bibliotecário


No último dia 12, comemorou-se em todo o Brasil o Dia do Bibliotecário, data do aniversário de Bastos Tigre, primeiro bibliotecário por concurso no Brasil, que execerceu a profissão por 40 anos.

Interessante foi a homenagem que eu e mais duas colegas de trabalho, ambas bibliotecárias, recebemos na MRH Arquivos, de inciativa da própria equipe que orientamos tecnicamente. Na oportunidade foi feita a leitura de um texto acerca da profissão, disponível na rede, cujo questionamento se dá desde a opção pela profissão até a sua essência, fazendo-me, naquele contexto, transportar à função diária, a qual executo quase automaticamente, sem me dar conta da sua complexidade. Fazer a interface do usuário com o seu desejo, na medida certa, ouvindo e interpretando as suas necessidades, para transcodificar em indexadores e assim efetuar a busca, resgatando em tempo hábil a informação preterida. É a leitura que se faz da demanda do leitor, no contexto que ele mesmo descreve, às vezes de forma não muito óbvia, mas que tem que ser clarificada.
Ao final a "Oração do Bibliotecário", de autoria da Bibliotecária Maria Aparecida Sell, foi lida, esclarecendo, porventura, alguma dúvida ainda presente com relação ao que faz o Bibliotecário e plantando em muitos daqueles iniciantes profissionais a semente que um dia poderá germinar.

Tive ainda a satisfação de ser parabenizada pela Coordenação, por colegas de trabalho e por usuários da Biblioteca da Faculdade CDL.

A atividade não é moderna, remonta à Antiguidade, o nome também não mais traduz toda a sua amplitude e complexidade, pois quebraram-se os muros das bibliotecas, o profissional de hoje atua em novas frentes de trabalho, haja vista o próprio Google, que mantém na retaguarda um batalhão de bibliotecários indexando termos às URL's. O livro não é mais o único suporte da informação, ela agora é volátil, navega, é interativa e por isso necessita de organização e indexação.
Sou bibliotecária com muito orgulho, participei dessa trancisão e estou pronta para ver o que será! Saúdo a toda a classe.

Foto da foto:
Eu dedilhando fichas catalográficas datilografadas na Biblioteca do extinto Banco do Estado do Ceará-BEC, em 1986. A foto foi emoldurada em porta-retrato decorativo, que não hesitei em comprar em função do seu cenário típico de uma biblioteca.