segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um canto que é um encanto! Paralelas ou curvas, horizontais ou verticais...


Na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, venho mostrar meu encanto por esse canto, canto como local de leitura, canto como melodia de saber para a mente, experimente!

Bibliotecas, livrarias, uma pequena estante, uma caixa itinerante, uma prateleira ou apenas uma cabeceira, não importa, qualquer canto que possa habitar livros e proporcionar momentos de leitura, independente da literatura.

Em paralelas ou curvas, horizontais ou verticais, eles se agrupam e oferecem opções de conhecimento e muito mais...

Alegria no coração, muita satisfação, de possuir ou ter acesso a essa coleção!






sábado, 26 de outubro de 2013

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2013 na Faculdade CDL

O Decreto n° 84.631/1980 no seu artigo 1º instituiu a "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com início a 23 de outubro e término a 29 do mesmo mês, data esta consagrada como o "Dia Nacional do Livro", pela Lei nº 5.191 (2), de 18 de dezembro de 1966.

Momento de evidenciar, enaltecer, ressaltar, divulgar e muito mais, levar à comunidade, seja ela qual for, o espírito da leitura, as possibilidades de novos horizontes que ela proporciona, a importância da instituição Biblioteca e do instrumento de conhecimento livro.

Não é atoa que o artigo 2° estabelece: "Os festejos e comemorações, de caráter cultural e popular, deverão ser levados a efeito em todo o território nacional". 

É mais um ano que elaboramos na Faculdade CDL uma programação específica em alusão à semana. Planejamos desta vez festejar levando aos alunos a oportunidade de se envolverem mais com autores e livros, constantes do acervo da Biblioteca, por intermédio do tema Enigmas Literários

Com os enigmas literários, que abrangem perguntas sobre autores e livros da literatura clássica nacional e estrangeira e da bibliografia dos cursos da Faculdade CDL, pretendemos despertar a curiosidade no aluno, levando-o a pesquisar a respeito, agregando mais conhecimentos se, sobretudo, incentivando o gosto pela leitura

Os momentos estão sendo ricos de convivência, alegria, brincadeiras e descobertas, tornando a ambiência da Biblioteca ainda mais agradável. Percebemos que mais alunos se aproximaram tanto da Biblioteca, como uns dos outros e os professores estão contribuindo com o incentivo e com a própria participação. 

Com a resposta aos enigmas, os alunos concorrem a sorteio de livros e, no encerramento, a um vale-curso promovido pela Faculdade CDL.


Uma biblioteca é um organismo vivo, que, independente do contexto, deve estar sempre acordado e antenado, para despertar no usuário a vontade de chegar junto, para usufruir o que ela oferece.

É mais um projeto de sucesso e agradeço a minha equipe de estagiários, Lianna, Dadylla, Juan, Carol, Mayara e Jennifer.



Acesse os links de cada dia.
1º sorteio manhã e noite
2º sorteio manhã e noite
3º sorteio manhã e noite
4º sorteio manhã e noite
5º sorteio manhã e noite
Encerramento


domingo, 20 de outubro de 2013

Outubro também é do Arquivista


Para enaltecer o trabalho do Arquivista e parabenizá-lo neste 20 de outubro (Dia do Arquivista), faço o recorte de alguns trechos da obra O Sabor do Arquivo, de Arlette Farge, editada pela Edusp, já citada em outra postagem, em que a a autora mostra a complexidade do ofício desse profissional. 

O arquivo supõe o arquivista: uma mão que coleciona e classifica (2009, p. 11)

O arquivo age como um desnudamento; encolhidos em algumas linhas, aparecem não apenas o inacessível como também o vivo. Fragmentos de verdade até então retidos saltam à vista: ofuscantes de nitidez e de credibilidade. Sem dúvida, a descoberta do arquivo é um maná que se oferece, justificando plenamente seu nome: fonte. (2009, p. 15)

Quando o arquivo, ao contrário, parece dar acesso facilmente ao que se supõe nele, o trabalho é ainda mais exigente. É preciso se livrar pacientemente da 'simpatia' natural que se sente por ele, e considerá-lo como um adversário a ser combatido, um pedaço de saber que não se anexa, mas que perturba. Não é simples abri mão da facilidade excessiva de encontrar um sentido para ele; para poder conhecê-lo, é preciso desprendê-lo, e não imaginar conhecê-lo logo na primeira leitura. (2009, p. 73)


Na obra, a autora discorre acerca dos arquivos policiais da França do século XVIII, mas, qualquer que seja o contexto, a leitura será sempre de importância, porque entre mortos e vivos, também há os feridos que precisam de tratamento. 

Quem para tratar os documentos e dar ordem ao caos? 

O Arquivista!





domingo, 13 de outubro de 2013

Livro também é brinquedo

Letras, sinais, cores e imagens,
Interrogação, exclamação e ponto final!
Sonho, realidade e muitas viagens,
Brincadeira diferente, leitura incondicional!









Um avião passou, uma onça rugiu,
Um perfume escapou, uma letra sorriu.
A criança atenta viu, sentiu e ouviu,
O livro atraiu, distraiu e divertiu.







Livro é brinquedo diferente,
Mexe com a criança, com a sua imaginação,
De repente, pode ser uma corrente,
Se contado, passado de mão em mão.

Para criança, não há melhor brinquedo,
Leitura, interpretação e contexto,
Forma, conteúdo e enredo,
Porque tudo é lúdico no seu texto!




sábado, 12 de outubro de 2013

Bibliotecário tem que trabalhar como formiga e cantar feito cigarra



Trabalhar ou cantar? Sem conflito de personalidade, tem que associar, não se pode escolher essa ou aquela atividade. No início da fábula A Cigarra e a Formiga as ações são totalmente antagônicas, ou se trabalha ou se canta, mas, no desfecho da história, as duas vertentes são conciliadas, uma completando e dando suporte a outra. 


Na Biblioteconomia tem que ser assim: trabalhar como formiga e cantar feito cigarra. 



Na essência da sua criação a atividade era silenciosa, de bastidores, de retaguarda, mas, sabemos que isso há tempos já mudou, pois as demandas dos usuários são outras frente aos fenômenos da sociedade atual: globalização,  conectividade, Interoperabilidade, interatividade, compartilhamento, colaboratividade, mobilidade, convergência e tantos outros que ainda virão.

Hoje, para o trabalho do bibliotecário, não se permite ação só de formiguinha (trabalhar, trabalhar e trabalhar). Como vamos ser vistos? E não é só isso... Como os nossos usuários vão saber o que temos para oferecer se tudo não for divulgado, compartilhado? Como eles vão se alegrar com os produtos e serviços se não os conhecem? Fazendo a analogia, temos que cantar, cantar e cantar.

O bibliotecário de hoje tem que ser educador, agente cultural e social, comunicador e muito mais, usando o marketing a seu favor.

Neste Dia da Criança, vamos tomar o exemplo da fábula A Cigarra e a Formiga, para exercer a nossa missão com planejamento estratégico e visão de futuro necessária, a fim de alcançarmos os nossos objetivos e, sobretudo, divulgar os nossos serviços, mostrando de forma lúdica, criativa e alegre do que somos capazes e a que vinhemos.