domingo, 18 de fevereiro de 2024

"Atuação de bibliotecários acadêmicos com o uso da inteligência artificial"

Meu novo texto publicado na coluna Inside Higher Education, da Pearson Higher Education.






Bagagem da leitura

 Completando a mensagem de Amo Livros.


E na medida em que essa bagagem vai aumentando, vamos fazendo conexões umas com as outras e conseguimos enxergar a interligação do conhecimento, os contrapontos naquilo que ainda não está sedimentato.

Postagem incentivada pela postagem de Sidnei Rodrigies de Andrade no LinkedIn, que completei.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Arquivos e Carnaval: uma analogia

Imaginem que as formas como os arquivos se apresentam são como os diferentes tipos de blocos de carnaval. Descrevendo-os abaixo, conforme a leitura e o contexto, faço a analogia.

Arquivos Organizados: São como os blocos de carnaval bem planejados, há uma gestão, onde tudo está em ordem, existe um padrão, as pessoas conseguen encontrar umas as outras, trajam as mesmas fantasias, dançam a mesma coreografia no mesmo ritmo, percorrem sempre o mesmo itinerário, porque ele é certo. 

Arquivos desordenados: Podem ser comparados aos blocos improvisados que surgem de repente nas ruas. Não há uma estrutura clara, todos estão espalhadas por toda parte, difícil reunir todos para iniciar o trajeto do desfile, até porque não trajam a mesma fantasia.


Arquivos Criptografados: Esses são como os bailes de máscaras do carnaval, onde as identidades são ocultas e só podem ser reveladas por aqueles que conhecem os componentes e têm o controle, a chave certa.

Arquivos Corrompidos: São como aqueles blocos que, por algum motivo, não conseguem sair às ruas no dia marcado. Eles estão lá, mas foram impedidos, não podem ser acessados ou desfrutados.

Arquivos Expirados: Esses são como as festas que acontecem no último dia do carnaval, na última hora. Você pode até tentar participar, mas a diversão já passou e o que resta são apenas vestígios do que foi uma grande celebração.

Arquivos Protegidos por Senha: São como festas privadas do carnaval, onde só aqueles que recebem o convite e têm o convite ou a senha certa podem entrar e aproveitar a diversão.

Independentemente do tipo de arquivo ou festa, a dica para aproveitar ao máximo é sempre a organização, o padrão, a gestão, o acesso correto, para que tudo dê certo, seja nos arquivos, seja no Carnaval.

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Semente germinada e desenvolvida

Duas vezes estagiária, uma pela CDL de Fortaleza, outra pela recém criada Faculdade CDL. Ela foi minha companheira de trabalho durante quatro anos na bibliotecada da instituição. Como lembrança e carinho pela sua dedicação, dei de presente na sua formatura um mosaico da nossa profissão.

Hoje, excelente profissional, já formada há 10 anos,  ela retribui esse mimo pelo LinkedIn.