sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Livro, sempre livro



Livro é: Liberdade de vida; Informação com liberdade; Vida de riqueza; Riqueza de oportunidade; Oportunidade de informação...






quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Biblioteca Nacional, patrimônio do Brasil

Hoje, Dia Nacional do Livro, é a data oficial da inauguração da Biblioteca Nacional, aliás, a comemoração é por conta desse evento, ocorrido em 1810. São mais de 200 anos de memória, história, e patrimônio.

Os bens culturais estão incluídos na Declaração dos Direitos Humanos, como tal, por isso, salvaguardá-los é dever de cada nação, conforme artigo 27: 

1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.

2. Todo ser humano tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica literária ou artística da qual seja autor.

Aprecie a fachada, entre e se depare com toda essa maravilha de encher os olhos, a mente e o coração!





ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. 1948. Declaração dos direitos humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 28 Out. 2021.

sábado, 23 de outubro de 2021

Outro dia de L.E.M.A

Outro dia de L.E.M.A, desta vez na Praia de Iracema ao ar livre, conectando experiências sensoriais do local de lazer com o local do trabalho, fazendo os líderes do Grupo Mrh pensar, refletir e buscar equilíbrio e melhoria contínua.

Foto autorizada por todos do grupo

A ordem é L.E.M.A!

Liderança!
Engajamento!
Motivação!
Autonomia!

Essas são as minhas forças de caráter: criatividade, integridade, amor ao aprendizado, perseverança e perspectiva.



terça-feira, 12 de outubro de 2021

Leitura: um grande passo para a compreensão do mundo

Sabemos que toda tarefa que é obrigada a ser feita, sem que se apresente um atrativo, uma motivação, um ganho, é algo enfadonho, cansativo e não cativante de ser realizado. Trazendo esse senso comum para o contexto de leitura, podemos dizer que toda leitura espontânea é mais atrativa, tem mais ganho de realidade, de crítica e reflexão e ainda mais  pode ser divertida, claro, dependendo do gênero literário do texto.

Na fala de Bamberger (2000) a formação de jovens leitores se dá quando a leitura apresentada é adequada, para que não se limite a desenvolver apenas o hábito de ler, mas também desenvolva o interesse pelo seu conteúdo, a fim de ampliar saberes e entender o mundo. E quando essa leitura é de interesse do jovem, quando a escolha é espontânea, os resultados são ainda melhores.

Tomando Luckesi et al (1991, p. 136) para completar Bamberger (2000), temos que "o texto é tão-somente um instrumento intermediário. Ele mediatiza leitor e mundo. Ele serve de intermediário elucidativo entre leitor e realidade." E vai mais além, afirmando que "caso isso não ocorra, a leitura será somente uma forma mecânica ou semimecânica de identificar símbolos sem que eles façam sentido como instrumento de compreensão da realidade." Portanto, cabe ao leitor fazer escolhas que lhes interessem para que essa interação ocorra.
 
O processo de compreensão da realidade por intermédio da leitura toca crianças, jovens e adultos. A criança de hoje que não lê pode ser um jovem alienado da realidade em que vive e, por consequência um profissional com dificuldade de se estabelecer no mercado. 

A dificuldade em aprender e em crescer profissionalmente é potencializada pela falta de leitura, que leva a uma dificuldade maior na escrita, na preparação de apresentações consistentes e o desenvolvimento de competências (AQUINO, 2007, p. 92).



AQUINO, Carlos Tasso Eira de. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000. 

LUCKESI, Cipriano, et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1991. 

Dia da Criança com Toy Story

Direto do Facebook Nerd Fantasy, essa maravilha de registro, para marcar o retorno às aulas depois de meses de confinamento. Como diz no registro, realmente é a melhor foto de volta às aulas. Mães que já assistiram aos filmes, que participaram dessa saga, que tiveram que comprar os bonecos, que passaram o isolamento social com seus filhos em casa, enfrentando o novo formato de estudo e tendo que se virar com brincadeiras em casa, entendem perfeitamente e são afagadas carinhosamente por esses pequenos personagens.

Para esse registro imagético, não era necessária a legenda, a imagem é por demais significativa.



sexta-feira, 1 de outubro de 2021

O Lema é L. E. M. A

Primeiro encontro do Programa de Desenvolvimento de Líderes da Mrh com o lema L.E.M.A:

  • Liderança;
  • Engajamento;
  • Motivação;
  • Autonomia.
Todos unidos em um único propósito, definir as forças de assinatura, para que sejam melhor utilizadas em prol da empresa e de todos. O efeito em cascata que se inicia com a direção, passando pelos líderes, chegando a todos os colaboradores, proporciona o desenvolvimento holístico.


O conceito "Forças de caráter" (forças de assinatura) é da Psicologia Positiva e foi estudado e desvendado por Ryan Niemiec, tornando-o algo possível de ser colocado em prática. Utilizamos o questionário do Instituo VIA, que define e avalia 24 forças responsáveis que direcionam o comportamento das pessoas e fluem com maior ou menor evidência, conforme o contexto e as circunstâncias. Além do questionário, toda a didática e expertise da MRH, responsável pela idealização do programa L.E.M.A., e da parceira DAAD, agigantaram o evento.

As minhas forças de assinatura já conheço e refletem de fato a minha essência e o meu propósito: criatividade, integridade, amor ao aprendizado, persistência e perspectiva. Assim como eu, todos do grupo também já conhecem as suas e estamos preparados para a próxima etapa.

Todos de azul, tudo azul!
Foto autorizada por todos do grupo