sexta-feira, 28 de abril de 2023

Educação é tudo

Falar de educação é falar de biblioteca. A instituição biblioteca pode contribuir para o cumprimento dos quatro pilares da educação, definidos por Jacques Delors:

  1. aprender a conhecer;
  2. aprender a fazer:
  3. aprender a conviver;
  4. aprender a ser.

Estes pilares envolvem questões cognitivas e de relacionamento humano, com o poder de construir no aluno a sua identidade e desenvolvê-lo de forma holística.

E é claro que tudo isso pode acontecer na ambiência de uma biblioteca, sendo esta uma extensão da sala de aula e da vida social. Trazendo os pilares para a visão de biblioteca, podemos explicar a seguir.

Para o primeiro pilar, aprender a conhecer, sabemos que na biblioteca se encontram diversas fontes de conhecimento disponíveis para consulta e pesquisa, que possibilitam o aluno a adquirir competências para sua formação nos mais variados seguimentos.

No segundo pilar, aprender a fazer, caracteriza-se pela aplicação daquilo que se aprendeu, ou seja, usar a bagagem de aprendizado, vivências e conhecimento em tudo que está ao seu redor, envolvendo o meio e usando a sua formação para melhorá-lo. As bibliotecas são retroalimentadas com novos trabalhos que foram subsidiados em termos de pesquisa, a partir de outros trabalhos já existentes nos seus acervos.

Já o terceiro pilar, aprender conviver, sugere que vivamos de forma igualitária, colaborativa e harmônica, participando de projetos para o bem comum. Em uma biblioteca ocorrem vários momentos de convivência, de discussão em torno de algum assunto, até os trabalhos em equipe podem desencadear novas ideias para aplicação em projetos futuros.

No quarto e último pilar, aprender a ser, que podemos considerar um somatório dos três anteriores, vemos a construção do indivíduo, com pensamento autônomo e crítico, a partir de sua formação, capaz de usar seus conhecimentos para melhorar o seu meio, mas conhecendo e preservando a sua individualidade. Uma pessoa que frequentou bibliotecas, que teve a oportunidade de usufruir de todas as suas benesses, quando retorna a ela consegue concluir que parte do seu eu partiu daquela lugar, lugar capaz de influenciar e fazer crescer para o bem.

domingo, 23 de abril de 2023

Respeite a autoria!

Respeite a autoria, está na Constituição!
O artigo 5°, define muito bem:
XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;
Portanto, esse direito é exclusivo do autor, quem idealizou a obra intelectual, é a cabeça pensante e criadora. Esse direito é exclusivo do autor.

A Lei 9.610/1998 consolida a questão sobre os direitos autorais, trazendo a normatização detalhada a respeito, definindo 70 anos para a obra cair em domínio público.
O registro da obra deve ser feito na Fundação Biblioteca Nacional e resulta na certificação pública da declaração de autoria, facilitando a resolução judicial ou extrajudicial de disputas acerca da utilização indevida da criação intelectual (SEBRAE, 2014; 2022).
E para os autores de livros a comemoração é dupla, pois hoje, além do Dia Mundial do Direito do Autor,  também comemoramos o Dia Mundial do Livro.


sábado, 22 de abril de 2023

Fases da aprendizagem

Quer conhecer (ou relembrar) todas as fases da aprendizagem pela quais todos nós passamos e passeamos?


Leia mais um texto meu publicado pela Pearson  na Iside Higher Education: "O ir e vir do processo de aprendizagem".

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Todo dia se aprende mais elaborando TTD

No trabalho que executo há mais de 25 anos, sendo os primeiros destes como empresária e consultora e a maioria deles como responsável técnica em uma empresa de guarda e gestão de documentos e informações, tenho a oportunidade de aprender todo dia, de conhecer novas atividades e, por consequência, novos documentos.

É que na gestão documental, para se construir o instrumento arquivístico denominado Tabela de Temporalidade Documental-TTD, é necessário conhecer essas atividades, o fluxo que elas cumprem e os documentos que elas geram nessa trajetória. 

Para conhecer essas atividades, nada melhor que mergulhar no universo da empresa e para isso é imprescindível entrevistar cada gestor de área, seja aquela que é responsável pelas atividades-meio ou pelas atividades-fim.

Uma vez tendo a oportunidade desse contato, fazendo durante ele as perguntas-chave, é possível entender e compreender o fluxo das atividades e dos seus respectivos documentos. O próximo passo é montar a estrutura do arquivo, compreendendo empresa/instituição - área/atividade e conjunto documental/documento.

São muitos dados e informações que são coletados no cumprimento dessa rotina de elaborar a TTD, os quais devem ser organizados e tabulados para composição desse instrumento. Por vezes, as atividades e seus respectivos documentos são novidades, ou seja, não são conhecidos. É aí que a oportunidade de aprender mais acontece. É necessário pesquisar a atividade em si, o documento e a legislação que o permeia (se ela existir), para ser possível a execução do trabalho.

Posso citar alguns exemplos de documentos que tive a oportunidade de conhecer e trabalhar, ampliando meus conhecimentos:

  • em uma construtora / imobiliária, saber que uma "obra afetada" é aquela que está coberta pelas leis 4.591/1964 e 10.931/2004, estabelecendo que o incorporador constitua patrimônio de afetação, ou seja, que bens e direitos vinculados à incorporação sejam apartados no seu patrimônio geral, destinando-os exclusivamente à construção do empreendimento. Portanto, é um regime tributário que traz segurança jurídica para o comprador, porque o patrimônio da obra fica separado do patrimônio da incorporadora. Portanto, ao comercializar as unidades imobiliárias, gera-se o "contrato de obra afetada".
  • em uma agência marítima, aprender que "armador" é a empresa proprietária de navio, ou que mantém sociedade ou ainda que freta o navio, equipando-o e faz a sua manutenção para exploração comercial. Ele executa toda operação e transporte de cargas entre os portos, atuando com a agência marítima e com o importador e o exportador. Essas agências mantêm o "dossiê do armador", conjunto documental que contém todas as informações desse agente.
  • em um hospital, saber que "autoclave" é um aparelho do tipo tanque hermeticamente fechado, usado em processos químicos, que esteriliza artigos médico e hospitalares por meio do calor úmido sob pressão. Com as paredes grossas dentro de sua câmara, a alta pressão pode ser mantida, com aplicação de temperatura elevada, tornando o processo de esterilização mais eficaz. Nos hospitais existe o documento denominado "monitoramento de autoclave".
  • em um escritório de advocacia, entender que "advocacia de partido" é a prestação ampla de assessoria jurídica diante o pagamento de um valor fixo mensal determinado, que cobre tudo que uma empresa ou pessoa física necessite de suporte jurídico. Esses escritórios geram o "contrato de advocacia de partido".
A lista poderia ser bem grande com outros documentos bem peculiares, mas esses que mencionei são bastante representativos como evidências para essa postagem, mostrando que nessa atividade que exerço, todo dia eu aprendo mais.

E você, conhecia esses termos, esses documentos?

sexta-feira, 7 de abril de 2023

ELE vive!

“Por que procurais Aquele que vive entre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou” (Lc 24,5-6).

Para um mundo melhor, é essencial vivermos seguindo seus ensinamentos, cada um fazendo a sua parte.