terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Caminhos do filosofar

Aproveitando o repouso do feriadão para diversificar a leitura. Desta vez, tentando a Filosofia em Caminhos do filosofar, com Maria do Carmo Tavares de Miranda, a Filósofa de Paris, como a chamava Gilberto Freyre.


Tentando entender o paradoxo do tempo, o tal chrónos, e sua dialética a partir dos gráficos contidos entre as páginas 40 e 41, e das citações dos gigantes da Filosofia: Heráclito, Platão e Aristóteles, que a autora faz referência na sua obra.



'O tempo é uma criança que brinca, movendo as pedras do jogo para lá e para cá; reino de criança.' (Heráclito)
'O de repente do instante é o ponto de partida de dois movimentos inversos. Porque não é da imobilidade ainda imóvel que surge o movimento, nem do movido ainda movido que parte a transição.' (Platão)
'Tempo é o número do movimento segundo o anterior e o posterior.' (Aristóteles) 

Sei não, mas já andei antes "filosofando" aqui em Leitura e contexto, sobre esse tal chrónos: O passado presente no futuro: vida

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Se tem data comemorativa, vamos comemorar! É carnaval!

E foi assim, na Biblioteca da Faculdade CDL, "Livros mascarados: o baile dos monstros da literatura”, uma ideia da estagiária Amanda, que chegou, foi ficando, crescendo e acontecendo. 

Da mesma forma que ocorre em um baile de máscara, quando não se conhece o par mascarado, os livros mascarados ficaram expostos e encobertos, para que fossem escolhidos pelos foliões da leitura.

Biblioteca vivendo o contexto e incentivando a leitura.






Vejam as postagens:

Livros mascarados deram o que falar!
Mais adeptos
E o baile continua...
Visita da Profª Neurismene
Começou o baile dos livros mascarados
"Livros mascarados"


sábado, 18 de fevereiro de 2017

Uma colmeia de incentivo à leitura

Convidada mais uma vez para ministrar palestra pela Mrh, sobre gestão documental e arquivos, desta vez na Colmeia, uma atitude do RH da Construtora, dentro do Programa 5S da empresa, sob a condução da gestora Leidiane Dantas.



Depois da palestra, um tour pela empresa, e a comprovação das evidências da conquista do GPTW, por toda parte, ressaltando o 4º andar todo arborizado, incluindo a Praça de Leitura, mais do que agradável, convidativa para a prática.

Contexto de cuidado com o colaborador, leitura de primeiro mundo!





domingo, 12 de fevereiro de 2017

O Mercado nos ensina todo dia

É óbvio que aprendemos nos bancos acadêmicos, tanto no período de graduação, como de pós-graduação e de educação continuada. É a teoria que precisa ser estudada, comentada, discutida, refutada, etc. 

É o embasamento para entrar no tal mercado. Mas, nada como ele próprio para nos ensinar as manhas e as dicas da profissão, para nos moldar a ponto de sabermos nos portar nos cenários, trabalhar as conjecturas e enfrentar as crises decorrentes desse ambiente. E, passada essa fase, saber também colher os frutos e fazer com que se multipliquem.

Dizem que o mercado é cruel, mas, ele também é pai, aliás é pai e mãe, nos acolhe, nos educa e nos dá condições de atuar, mas, precisamos fazer também a nossa parte, pois, do contrário, somos largados ou até expulsos desse paraíso. 

Paraíso?

Sim, um paraíso sem limites, para crescermos e nos desenvolvermos. Na nossa profissão de bibliotecário não é diferente, é emergente, há um leque com infinitas possibilidades, as quais, se bem trabalhadas, podem se tornar oportunidades em potencial. São muitos os caminhos e as soluções.


Buscar, reformular, criar, inovar, empreender, expandir, são ações passíveis de serem realizadas. 

Afinal, estamos esperando o quê? Biblioteconomia já! Aqui, agora e lá!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O Herói de cada dia

Quem só constrói, quem vive a cumprir sua missão, quem combate o que destrói, só pode ser um herói.

O herói de cada dia pode ser eu, você ou a sua tia, é uma analogia que usei para dizer, que o herói está em você.

Em casa, no trabalho, na sociedade, não tem idade, está cheio de herói por todo lado, vira e mexe, tem um bocado.

Na Biblioteconomia não é diferente, tem muito profissional presente, que, de tão competente, é um herói da gente.

Bibliosoc, Bibliodig, Biblioref ou Bibliotec, tanto faz, porque tem esses e muito mais... 


O herói de cada dia é você quem faz!

---

por Ana Luiza Chaves
publicado originalmente em Mural Interativo do Bibliotecário