domingo, 28 de abril de 2024

As bibliotecas e a educação

Hoje, Dia Mundial da Educação, trago o papel das bibliotecas para o construto de uma educação rica em oportunidades de aprendizagem.

Um espaço democrático onde as coisas acontecem para qualquer um, melhorarando conhecimento, visão de mundo, senso crítico, ampliando oportunidades. Tudo isso juntado às atividades da educação formal, contribui efetivamente para uma educação holística formando cidadãos completos.

Com o advento da Lei 12.244/2010 e toda uma discussão para se chegar a sua atualização e melhorar a sua aplicação a partir da Lei 14.847/2024, as beneses da atuação das bibliotecas podem começar a chegar junto aos mais carentes de educação.

Aos educadores de forma geral, chamo a atenção para que explorem cada vez mais os recursos socioeducativos que as bibliotecas podem oferecer aos alunos e todos os cidadãos. Somente com uma visão ampla e de parceria entre professores e bibliotecários a situação educacional pode melhorar.


terça-feira, 23 de abril de 2024

Um livro, mil oportunidades

Como podemos entender matematicamente que uma unidade pode se transformar em muitas, quiçá em até mil?

Estou falando de um livro. Ele é capaz de proporcionar viagens para muitos lugares, de mostrar o comportamento de muitas pessoas, de tratar inúmeros problemas que podem ser os nossos, de apresentar diversas soluções, de desvendar o desconhecido, de abrir portas para pensar diferente, de tantas outras coisas que precisamos no dia a dia para nutrir a nossa mente e o nosso coração. São muitas as oportunidades que ele oferece.

Um bom leitor, com certeza já captou muitas maravilhas de um livro, seja ele de estudo, de literatura, de lazer ou de passatempo. 

Livros de toda sorte para todos os gostos existem, é só escolher. E se não pode comprar, é só ir até uma biblioteca, lá encontrará vasto acervo físico e digital para se deleitar com a leitura.

Dia Mundial do Livro é celebrado em 23 de abril, é uma homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de La Mancha, e ao escritor inglês Willian Shakespeare, criador de várias obras, como Romeu e Julieta. Ambos faleceram nessa data. 

Na mesma data comemoramos também o Dia do Direito do Autor. Importante dar ênfase a essa questão, quando na atualidade há muitas facilidades para violar os direitos autorais, o que é crime previsto em lei (Artigo 184 do Código Penal).

Livros e autores, sem eles, o que seria dos leitores?

domingo, 21 de abril de 2024

Criar para inovar

21 de abril é o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, mas na Mrh Arquivos todo dia é dia de criar e inovar. Temos reuniões periódicas para aprender e promover tempestade de ideias. Estamos em constante estado de criatividade e inovação, porque trabalhar com arquivos é estar sempre em movimento, propondo soluções para o caos documental.


terça-feira, 16 de abril de 2024

Círculo virtuoso nas bibliotecas

O meu novo texto postado na Coluna Inside Highter Education da Pearson, enfatiza que nas bibliotecas de IES podem ser aplicados os quatro pilares da educação de Jacques Delors, tendo como resultado um círculo virtuoso.

Acesse o texto "Os quatro pilares da educação aplicados às bibliotecas de IES" e confira!

Você que trabalha em biblioteca pode trabalhar esses pilares para oferecer valor agregado ao seu usuário, que poderá ter uma formação e educação mais holística.


domingo, 14 de abril de 2024

Vale Leitura

É claro que a leitura vale, e vale muito! É óbvio!

Estou falando do Vale Leitura, da Livraria Leitura. Ganhei do Grupo Mrh no Dia do Bibliotecário e hoje fui à Livraria Leitura para escolher a minha leitura, atendendo ao convite do magnífico George Orwell.



Escolhi "Gatilhos mentais", quero conhecer formas de persuasão para desencadear emoções que possam ser capazes de mexer com o comportamento das pessoas.

Depois da leitura, vou compartilhar o conteúdo com os colegas e passar o livro entre quem quiser fazer a leitura literal e total.

sábado, 13 de abril de 2024

Fortaleza braveza

Fortaleza!

Seu nome já traz a própria braveza.💪Mas, Fortaleza também é:

gentileza, 🤗

proeza, 💯

riqueza 👑

pura beleza. 🏖

Viva Fortaleza! 👏

Viva seus 298 anos! 🎁


terça-feira, 2 de abril de 2024

Fábulas, histórias infantis e contos de fadas

Tem pato que é feio, formiga e cigarra que discutem e depois se entendem, soldado de chumbo de uma perna só, imperador com roupa invisível, sereia que ganha pernas, menina que espicha e encolhe, princesa que adormece por quinze anos e um sítio onde tudo pode acontecer... Assim são as fábulas, as histórias infantis e os contos de fadas, que fazem parte da literatura infantil internacional.



Quem de nós (pelo menos os da minha geração) não se encantou com a leitura e as ilustrações das páginas dessas histórias maravilhosas? 

Hans Christian Andersen,  escritor dinamarquês de histórias infantis, escreveu 156 contos, ele é o patrono do Dia Internacional do Livro Infantil, que comemoramos em 02 de abril.

Mas, além dele, temos outros grandes escritores de histórias infantis: Esopo, La Fontaine, Perrault, os irmãos Grimm, Lewis Carroll e o nosso Monteiro Lobato.

E você sabe a diferença entre essas três variações da literatura infantil?

As fábulas são histórias curtas e fabulosas que geralmente envolvem animais ou objetos que falam, eles são  personificados, e trazem sempre uma ou mais lição de moral. Um bom exemplo é a fábula da Cigarra e a formiga, que ensina a sermos responsáveis por nós mesmos, enaltecendo trabalho e a independência, com o pensamento no futuro.

Já os contos infantis são narrativas direcionadas às crianças e trazem muitos personagens, situações inusitadas, cenários bem variados e cheios de detalhes, que mexem com a imaginação desse público. Um exemplo de um conto infantil é A galinha dos ovos de ouro, como opróbrio nome já revela, ela tem a façanha de por ovos de ouro, algo totalmente fantástico e inusitado.

Os contos de fadas geralmente apresentam elementos sobrenaturais, tais como fadas, reis, rainhas, príncipes e princesas, bruxas, criaturas mágicas, horrendas e míticas, transportando os leitores para um mando encantado contendo um acontecimento trágico, mas que têm um final feliz. Um bom exemplo é Cinderela, que traz todos os elementos que o caracterizam como tal.