quinta-feira, 10 de abril de 2025

Comemorando o Dia Nacional da Biblioteca

O Dia Nacional da Biblioteca é comemorado em 09 de abril por conta da data de publicação do Decreto 84.631 (09/04/1980), que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário.


E nada melhor do que comemorar esse dia ouvindo hoje na Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro da Faculdade CDL os relatos gratificantes dos alunos, que concluiram as provas e devolveram os livros levados por empréstimo para estudar.

- "Ele me salvou!"
- "Caiu direitinho o que estudei."
- "Bem que a senhora disse!"
- "Menina, as questões foram todas do capítulo 2"!
- Tinha muita coisa importante da prova."
- "Ajudou muito."

São relatos que comprovam a importância do livro, da leitura e da Biblioteca, incluindo tudo que envolve o processo ensino-aprendizagem. 


Sem falar nos inúmeros acessos do período junto aos e-books da Biblioteca Virtual Pearson, disponível para toda a comunidade acadêmica da Faculdade CDL, que, com certeza, resultaram em conhecimento e acertos.


Portanto, seja ela no seu formato tradicional, mas cheia de inovações, seja ela virtual com acesso a um clique, ambas dão acesso ao conhecimento, com as publicações organizadas/indexadas e disponíveis para leitura.

Esse equipamento cultural e socioeducativo milenar  já provou que vai continuar se perpetuando e ganhando novos formatos e atividades de acordo com o contexto da época, garantindo que a chama do saber se mantenha viva e democrática. 

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Mais uma visita à Bienal 2025

Hoje fiz mais uma visita à Bienal. Na oportunidade, fiz doações para a Biblioteca Itinerante do Instituto QAIR, um ônibus que leva cultura e acesso à leitura a comunidades que não têm bibliotecas ou acesso a livros. O veículo é adaptado para abrigar a biblioteca e acolher os participantes das ações.



Foram 12 exemplares de cada um dos três livros escritos pela manhã mãe: Juntando e desmanchando, Ajudando a juntar e desmanchar e Poesia do Meu jeito.






Estive novamente no estande do CRB 3/ABC e assisti a apresentação da Profa. Virgínia Bentes sobre biblioterapia, por sinal, uma riqueza de informação.


Entrei em vários stands, inclusive na livraria do Senado Federal e adquiri duas Constituições para doar à Biblioteca da Faculdade CDL.



 



segunda-feira, 7 de abril de 2025

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025

Estou aqui, na Bienal! Momento ímpar para conhecer mais sobre o mercado livreiro, novos autores, novas editoras/livrarias, novas opções de leitura, além das promoções que estão valendo e as inovações dos produtos, sobretudo para o público infantil. 




Eu, enquanto bibliotecária e conselheira do CRB 3, estive no estande apoiando a iniciativa da Instituição, que chama a atenção da sociedade para a Lei 4.084/1962, com o enfoque: "bibliotecas com bibliotecários", imprescindível, já que a profissão é regulamentada. Também é foco nesse evento a Lei 12.244/2010, que exige "escolas com bibliotecas", direito do alunado.




Levei alguns exemplares do livro Poesia do Meu jeito, escrito pela minha mãe, para exposição e doação aos visitantes do estande do CRB 3/ABC.

Além do estande do CRB 3/ABC, percorri e visitei livrarias e editoras. Comprei os livros Arquivologia e Curadoria, que serão minhas próximas leituras. O primeiro, para acompanhar a nova graduação que estou cursando, o segundo, porque é a bola da vez.





Voltarei outro dia à Bienal e farei nova postagem.

domingo, 6 de abril de 2025

Mais uma Bienal no Ceará

Abril, mês de referência ao livro, à literatura, à leitura e à autoria. Mês de leituras mil! Isso porque temos várias datas relacionadas a esse contexto.

Dia 02: Dia Mundial do Livro Infantil, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de contos mundialmente conhecidos.

Dia 18: Dia Nacional do Livro Infantil, homenagem ao editor e autor brasileiro Monteiro Lobato, pai da literatura infantil no Brasil.

Dia 23: Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em alusão ao falecimento dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

E neste ano, para completar, temos a Bienal que reúne tudo isso, muitos autores, lançamentos e milhares de livros, livros de toda sorte, para todos os gostos.

Com a temática "Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres resistência e literatura", traz a reflexão sobre a luta e atuação das mulheres no cenário literário e na sociedade.

O Conselho Regional de Biblioteconomia CRB 3 Com seu stand, chama a atenção para a necessidade do cumprimento da legislação em relação ao exercício da profissão e à exigência para a existência de uma biblioteca com bibliotecário em cada escola.

Com uma programação bem variada e extensa, traz tudo de bom para os leitores, bibliotecarios, professores, educadores e  toda a sociedade.


E eu estarei lá dando suporte ao CRB 3 e curtindo todas as maravilhas dessa Bienal.