sábado, 26 de abril de 2025

Mimo do Museu da Língua Portuguesa

Recebi essa belezura da colega de trabalho e amiga Camila Freitas, futura bibliotecária. 

Quem disse que em tempos de blocos de notas tecnológicos não usamos mais um bloquinho físico fofo como esse, ainda mais chancelado pelo Museu da Língua Portuguesa?

Uso sim, aliás, já estou usando e amando.



"Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo. Foi com esses objetivos que nasceu o Museu da Língua Portuguesa; os mesmos objetivos com os quais ele renasce, em 2021, após sua reconstrução no edifício da Estação da Luz." 

Fonte: Wikipedia



terça-feira, 22 de abril de 2025

Papa Francisco e o seu discurso sobre bibliotecas e bibliotecários

Em discurso de 2024 aos participantes no Congresso promovido pela Biblioteca Apostólica Vaticana, Papa Francisco enaltece com muita sabedoria e propriedade as bibliotecas e os bibliotecários.


"Com efeito, elas são chamadas a transmitir o legado do passado, segundo modalidades significativas para as novas gerações, que vivem mergulhadas numa cultura líquida e, portanto, precisam de ambientes sólidos, formativos, hospitaleiros e inclusivos para poder elaborar novas sínteses, capazes de valorizar o presente e olhar para o futuro com esperança. A vossa missão é realmente entusiasmante!"

"[...] vós bibliotecários tendes um papel importante a desempenhar, não apenas na defesa do legado histórico, mas também na promoção do saber".
L'Osservatore Romano, Edição semanal em português, Ano LV, número 47, quinta-feira 21 de novembro de 2024, p. 9.

Mãe Terra

O Dia da Terra (Earth Day), considerado o Dia Mundial da Terra, foi reconhecido pela ONU em 2009 e é comemorado no dia 22 de abril. O propósito é discutir sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta. Cabe a cada nação, fomentar ações nessa direção, para garantir um planeta habitável e saudável para os nosso descendentes.

Todos podemos contribuir. Quais ações você anda fazendo para o bem da nossa Terra?


sexta-feira, 18 de abril de 2025

Escolhas e oportunidades

Escolha e oportunidade, a primeira requer tomada de decisão, já a segunda, visão para enxergá-la. Mas, ambas as ações exigem atitude da parte de quem está querendo entrar no mercado de trabalho ou melhorar seu posicionamento dentro dele.

Depois de escolhermos a profissão, optamos por um trabalho (quando há chance para isso) ou nos enquadramos em algo específico, que surgiu como oportunidade.


Portanto, primeiro escolha, depois oportunidade, mais adiante teremos novas oportunidades e aí, dentro destas, fazemos as escolhas. É um vai e vem de oportunidades e escolhas. 

O importante é não ficar parado, pensar global e agir no particular. E você, já viu quais oportunidades estão a sua volta? Faça sua escolha! Agarre as oportunidades!

E agora uma metáfora poética criada pelo ChatGPT a respeito.

Escolhas são portas —
umas entreabertas, outras trancadas,
algumas giram com um leve toque,
outras exigem coragem para empurrar.

Oportunidades são janelas —
às vezes claras e amplas,
outras vezes pequenas frestas,
mas sempre com uma vista para algo novo.

Escolhas são sementes:
o que você planta hoje,
cresce com o tempo,
floresce em destino.

Oportunidades são o solo fértil:
nem sempre visível à primeira vista,
mas pronto para quem ousa cavar,
descobrir e cultivar.

Ambas vivem no tempo:
oportunidades passam,
escolhas ficam.

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Comemorando o Dia Nacional da Biblioteca

O Dia Nacional da Biblioteca é comemorado em 09 de abril por conta da data de publicação do Decreto 84.631 (09/04/1980), que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário.


E nada melhor do que comemorar esse dia ouvindo hoje na Biblioteca Francisco Freitas Cordeiro da Faculdade CDL os relatos gratificantes dos alunos, que concluiram as provas e devolveram os livros levados por empréstimo para estudar.

- "Ele me salvou!"
- "Caiu direitinho o que estudei."
- "Bem que a senhora disse!"
- "Menina, as questões foram todas do capítulo 2"!
- Tinha muita coisa importante da prova."
- "Ajudou muito."

São relatos que comprovam a importância do livro, da leitura e da Biblioteca, incluindo tudo que envolve o processo ensino-aprendizagem. 


Sem falar nos inúmeros acessos do período junto aos e-books da Biblioteca Virtual Pearson, disponível para toda a comunidade acadêmica da Faculdade CDL, que, com certeza, resultaram em conhecimento e acertos.


Portanto, seja ela no seu formato tradicional, mas cheia de inovações, seja ela virtual com acesso a um clique, ambas dão acesso ao conhecimento, com as publicações organizadas/indexadas e disponíveis para leitura.

Esse equipamento cultural e socioeducativo milenar  já provou que vai continuar se perpetuando e ganhando novos formatos e atividades de acordo com o contexto da época, garantindo que a chama do saber se mantenha viva e democrática. 

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Mais uma visita à Bienal 2025

Hoje fiz mais uma visita à Bienal. Na oportunidade, fiz doações para a Biblioteca Itinerante do Instituto QAIR, um ônibus que leva cultura e acesso à leitura a comunidades que não têm bibliotecas ou acesso a livros. O veículo é adaptado para abrigar a biblioteca e acolher os participantes das ações.



Foram 12 exemplares de cada um dos três livros escritos pela manhã mãe: Juntando e desmanchando, Ajudando a juntar e desmanchar e Poesia do Meu jeito.






Estive novamente no estande do CRB 3/ABC e assisti a apresentação da Profa. Virgínia Bentes sobre biblioterapia, por sinal, uma riqueza de informação.


Entrei em vários estandes, inclusive na livraria do Senado Federal e adquiri duas Constituições para doar à Biblioteca da Faculdade CDL.



 



Mimo no Dia da Biblioteca

O Dia da Biblioteca não passa em branco. Além de toda a interação na Bienal e na Faculdade CDL, ganhei esse mimo  📚 ✏✏✏ da minha filha, direto da Livraria Leitura.




segunda-feira, 7 de abril de 2025

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025

Estou aqui, na Bienal! Momento ímpar para conhecer mais sobre o mercado livreiro, novos autores, novas editoras/livrarias, novas opções de leitura, além das promoções que estão valendo e as inovações dos produtos, sobretudo para o público infantil. 




Eu, enquanto bibliotecária e conselheira do CRB 3, estive no estande apoiando a iniciativa da Instituição, que chama a atenção da sociedade para a Lei 4.084/1962, com o enfoque: "bibliotecas com bibliotecários", imprescindível, já que a profissão é regulamentada. Também é foco nesse evento a Lei 12.244/2010, que exige "escolas com bibliotecas", direito do alunado.




Levei alguns exemplares do livro Poesia do Meu jeito, escrito pela minha mãe, para exposição e doação aos visitantes do estande do CRB 3/ABC.

Além do estande do CRB 3/ABC, percorri e visitei livrarias e editoras. Comprei os livros Arquivologia e Curadoria, que serão minhas próximas leituras. O primeiro, para acompanhar a nova graduação que estou cursando, o segundo, porque é a bola da vez.





Voltarei outro dia à Bienal e farei nova postagem.

domingo, 6 de abril de 2025

Presente da Bienal

Esse, "Breve história da arquitetura cearense", eu ganhei da minha futura, mas já considerada nora, Bianca. Bianca é pedagoga e, visitando a Bienal do Ceará 2025, se deparou com essa obra do Arquiteto Romeu Duarte, que menciona a atuação e os trabalhos do meu pai, José Armando Farias, também arquiteto.

Ela adquiriu e me presenteou. Um presente que estava presente na Bienal.



Mais uma Bienal no Ceará

Abril, mês de referência ao livro, à literatura, à leitura e à autoria. Mês de leituras mil! Isso porque temos várias datas relacionadas a esse contexto.

Dia 02: Dia Mundial do Livro Infantil, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de contos mundialmente conhecidos.

Dia 18: Dia Nacional do Livro Infantil, homenagem ao editor e autor brasileiro Monteiro Lobato, pai da literatura infantil no Brasil.

Dia 23: Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em alusão ao falecimento dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

E neste ano, para completar, temos a Bienal que reúne tudo isso, muitos autores, lançamentos e milhares de livros, livros de toda sorte, para todos os gostos.

Com a temática "Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres resistência e literatura", traz a reflexão sobre a resistência, a luta e a atuação das mulheres na sociedade e no cenário literário.

O Conselho Regional de Biblioteconomia CRB 3 Com seu estande, chama a atenção para a necessidade do cumprimento da legislação em relação ao exercício da profissão e à exigência para a existência de uma biblioteca com bibliotecário em cada escola.

Com uma programação bem variada e extensa, traz tudo de bom para os leitores, bibliotecarios, professores, educadores e  toda a sociedade.


E eu estarei lá dando suporte ao CRB 3 e curtindo todas as maravilhas dessa Bienal.