sábado, 28 de dezembro de 2019

Caminho para o Ano Novo



O Ano Novo que se inicia é um caminho bonito, de cor púrpura, seguindo pela sombra, iluminado com réstias de sol e amparado por uma parede viva verdejante. Não vemos o final, afinal, só Ele sabe de tudo e nos guiará por todo o ano que se iniciará. 

A cor púrpura vem do leque de tons entre o vermelho e o azul, são variações dessa cor, e na teoria das cores, situa-se entre o violeta e o vermelho, não-espectral e representa realeza, magia, mistério e fé, penitência e piedade. 

Que o Ano Novo, ainda cheio de mistérios, traga toda a magia do amor entre as pessoas, fé e piedade com o próximo, para que possamos vivenciar a realeza do Menino Jesus, que veio ao mundo para nos salvar.

domingo, 22 de dezembro de 2019

Eficiência e eficácia devem andar juntas rumo à efetividade

Em qualquer atividade e profissão, nos dias de hoje, não basta fazer o básico, tem que ir além disso, tem que se interessar por tudo que permeia tal atividade, buscar conexões, mediações, medições e soluções para as questões a serem resolvidas. Afora a normalidade, ainda temos que lidar com imprevistos, casos fora da rota, que fogem ao planejamento.

Na Biblioteconomia não é diferente,  temos que administrar atividades, que, por vezes nos surpreendem com situações que requerem mais do que o normal, além daquilo para o que, a princípio, fomos contratados.

Podemos adquirir excelentes coleções impressas e assinaturas virtuais a baixos custos, recebendo com rapidez os produtos, mas depois verificarmos que estão sendo subutilizadas. Apesar de termos cumprido todos os critérios do processo para uma compra correta, percebemos que os recursos empregados não foram compensados com o devido retorno de aceitação. 

Vemos ai conceitos que são usados na administração, mas nem sempre são compreendidos na sua totalidade: compramos com eficiência, mas não com eficácia, e daí não tivemos efetividade, porque não conseguimos transformar os insumos.

A eficiência está diretamente ligada ao processo, à execução dele, envolvendo os recursos, e a eficácia é ligada aos resultados alcançados. Podemos ser eficientes, mas não eficazes. 

A eficácia é mais ampla, porque não se limita apenas à execução da atividade, mas sim na resolução dela, considerando holisticamente a situação problema, para buscar resultados. 


Portanto, a união desses dois conceitos facilita sobremaneira a administração de qualquer atividade. Fazer certo a coisa, e fazer a coisa certa, pode parecer trocadilho, mas é eficiência e eficácia caminhando juntas rumo à efetividade. Esta, por sua vez, transforma, muda e desenvolve.

Que tal pensarmos nesse sentido, para adentrarmos no Ano Novo?




domingo, 15 de dezembro de 2019

Metamorfose para o Natal

Um ano inteiro para se preparar espiritualmente para o Natal, surgem oportunidades de fazer o bem, de ajudar a quem precisa, de ser uma pessoa melhor. Mas, se ainda não o fez, ainda há tempo, faltam 10 dias para o nascimento do Senhor. 

No trabalho, no bairro, na família, na vizinhança, em todo lugar há o que fazer, vamos olhar para o próximo! Pode ser aquele próximo bem próximo ou o próximo que não está próximo, assim, se todos fizerem isso, teremos uma grande metamorfose social, uma corrente do bem, iniciando no Natal, passando pelo Ano Novo, que só aumentará com o passar do tempo.








quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Estarrecida com certas atitudes

Pessoas que se dizem humanas, solidárias, preocupadas com os outros, mas, na verdade, não passam de fachada, pois menosprezam os mais próximos, os desvalorizam e até os discriminam. É muito fácil falar, ter uma teoria, "fazer cortesia com chapéu alheio", mas na prática é sempre mais difícil, chega na hora H e nada... A falta da prática é denunciante.

E aqui também entra a política, se dizem protetoras dos desfavorecidos, são contra a situação e chegam até a serem condizentes com algo já declarado fora da lei, pois apoiam e glorificam, tudo em nome de uma falsa bandeira.

Além de estarrecida, decepcionada. "Se a carapuça serviu", nada posso fazer.


domingo, 8 de dezembro de 2019

Biblioteca é movimento

Fim de semestre e a biblioteca continua em movimento. Registramos  o leva e traz dos livros, uns se apegando mais ainda a eles, preparando-se para o semestre que está por vir, e outros "se livrando", afinal, chegaram as férias.

Mas,  para aqueles que ainda estão na jornada, buscando melhorar a última nota, também é momento para revisão daquilo que ainda está em falta, e o espaço biblioteca é convidativo para este fim.

Aqueles mais preparados e desenrolados auxiliam na aprendizagem dos menos favorecidos e desprovidos de conhecimento e bagagem. E essa troca é sadia por demais, afinal, "ninguém é tão rico que não precise de nada, ninguém é tão pobre que não possa dar algo." É ensinando que se aprende mais.



E o quadro fica assim, enfeitado de fórmulas e contas necessárias para o desenvolvimento do raciocínio lógico, que faz pena apagar, antes desse registro para a posteridade.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Quem sabe faz!

Desafio audaz,
Insistência tenaz.
Incapaz? 
Jamais!
Quem sabe faz!

Execução voraz,
Conclusão eficaz.
É sagaz,
É contumaz,
Quem sabe faz!

Analu

Feliz pela nota máxima no MEC
Valeu o esforço