sábado, 23 de junho de 2012

Obras raras

Sabemos que alguns critérios são considerados para se avaliar uma obra como rara. Aqui neste espaço de leitura e contexto, ambos, a leitura e o contexto, contribuem muito para essa classificação. 

A Biblioteca Nacional define esses critérios no documento CRITÉRIOS DE RARIDADE EMPREGADOSPARA A QUALIFICAÇÃO DE OBRAS RARAS. 

A produção artesanal, bem como os primeiros anos da imprensa de Gutemberg, as poucas edições, as edições censuradas, as ilustrações, a riqueza da encadernação, inclusive com o uso de materiais especiais e até pedras preciosas e as inscrições à mão, tais como dedicatórias e/ou autógrafos, são elementos sine qua non para essa condição. Esses elementos, que podem ser referentes à forma ou ao conteúdo, atribuem à obra caráter de raridade, de preciosidade.

Fica difícil estimar o valor monetário dessas obras, geralmente, elas são únicas ou com pouquíssimos exemplares disponíveis e, por essa razão, são objeto de roubo nas bibliotecas e centros de documentação.

Abaixo, reuno e transcrevo alguns sites que ressaltam essas obras, disponibilizando o catálogo e até os próprios documentos digitalizados, assim como o Manual para entrada de dados bibliográficos em formato MARC 21: ênfase em obras raras e especiais, de autoria de Maria Angélica Ferraz Messina-Ramos, com a colaboração de Marlene de Fátima Vieira e Maria Helena Santos, ambas bibliotecárias da UFMG.

 


http://www.bn.br/site/pages/catalogos/obrasraras/obrasraras.htm
O acervo da Divisão de Obras Raras - criada em 24 de janeiro de 1946, com a denominação de Seção de Livros Raros - é constituído de material bibliográfico diversificado, com aproximadamente 42.000 títulos em 50.000 volumes. Seu acervo destina-se a um público extremamente especializado e foi selecionado segundo parâmetros que o consideram raro ou precioso. Isto significa que não basta ser uma obra antiga: é preciso obedecer a outros critérios de raridade, tais como ser um exemplar único, inédito, fazer parte de alguma edição especial ou, até mesmo, apresentar uma encadernação de luxo ou autógrafos de personalidades históricas, políticas ou literárias.

O acervo de obras raras é constituído de material bibliográfico diversificado - livros, folhetos, folhas volantes, periódicos - e selecionado segundo parâmetros que o consideram raro ou precioso. Segundo esses parâmetros, não basta ser antigo, é preciso ser único, inédito, fazer parte de alguma edição especial, apresentar uma encadernação de luxo ou, até mesmo, ter o autógrafo de personalidades célebres como D. Pedro II, Coelho Neto, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado.

Você ficará encantado com este precioso acervo, que abrange obras do século XV - incunábulos - ao século XX - edições especiais.

A coleção foi iniciada com o acervo da Real Biblioteca, de D. João VI, trazida para Brasil em 1808. Posteriormente, o conjunto foi enriquecido por aquisições e/ou por doações de importantes e históricas coleções.

O acervo de Obras Raras guarda grandes tesouros culturais como a edição especial do poema A Visita, autografada por Carlos Drummond de Andrade. A obra é ilustrada com fotografias de Maureen Bisiiliat e faz parte de uma homenagem paulista ao grande poeta. Igualmente preciosa é a primeira edição da Arte da gramática da língua portuguesa mais usada na costa do Brasil, escrita pelo Padre Anchieta.

Encontram-se também neste acervo a famosa Bíblia de Mogúncia impressa em 1642; a primeira edição de Os Lusíadas(1572); o Rerum per octennium...Brasília, de Baerle (1647), com 55 pranchas a cores desenhadas por Frans Post; e o menor livro do mundo que, com apenas um centímetro de comprimento, ensina o "Pai Nosso" em sete línguas. 

http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/82005A
BDSF armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 222 mil documentos* de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento. O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras. 

http://www.labdigital.icict.fiocruz.br/
Vivemos hoje uma época de mudanças e avanços tecnológicos que nos permitem a migração do livro impresso para mídias digitais, possibilitando ao mesmo tempo sua preservação e a facilidade de acesso às informações. Com este pensamento o Laboratório de Digitalização de Obras Raras surge para implementar este conceito de preservação e acesso ao valioso acervo de publicações existentes na Seção de Obras Raras da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz. Com a disponibilização online possibilitamos ao usuário, facilidade de consulta em diversos dispositivos móveis, flexibilidade de horários, acesso mais interativo através de recursos de navegação se compararmos ao acesso tradicional à Biblioteca.

http://www.realgabinete.com.br/portalweb/Biblioteca/ObrasRaras/tabid/74/language/pt-PT/Default.aspx 
Entre as obras mais raras da biblioteca podemos citar a edição "prínceps" de " Os Lusíadas", de 1572, que pertenceu à "Companhia de Jesus"; as "Ordenações de Dom Manuel" por Jacob Cromberger, editadas em 1521; os "Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram", editados em 1539; "A verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez", de 1540.
Possui ainda manuscritos autógrafos do "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco e o "Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias, além de centenas de cartas de escritores.


http://www.obrasraras.usp.br/
A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP torna disponível para pesquisadores e público em geral o conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade. Inicialmente, foram selecionados 38 livros em várias áreas do conhecimento, obedecendo aos critérios de antiguidade, valor histórico e inexistência de novas impressões ou edições do título. Este núcleo foi digitalizado integralmente e está disponível para consulta ou impressão para uso não comercial. Os demais volumes, num total de 1224 títulos (1983 exemplares), 236 tiveram apenas as capas digitalizadas. Em 2004, 4 novos livros digitalizados foram adicionados ao acervo inicial. 

http://www.ct.ufrj.br/bor/A
Biblioteca de Obras Raras do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro disponibiliza a seus usuários um valioso acervo, no qual é composto por livros, periódicos, folhetos, manuscritos, infólios, entre outros. Os acervos abrangem obras dos séculos XVII ao XX, nacionais e internacionais, com predominância da língua francesa. O acesso aos catálogos é feito através da Base Minerva que integra as coleções de todas as bibliotecas da UFRJ.

http://obrascatolicas.com/
A criação do site Obras Raras do Catolicismo surgiu com uma iniciativa da Campanha de Digitalização de obras raras do Catolicismo iniciada em agosto de 2009 e concluída no mês de maio de 2011, tendo por objetivos imediatos a preservação e a divulgação de livros importantes que, por razões diversas, deixaram, desde há alguns anos, de ser editados no Brasil e mesmo no exterior. O acervo a ser digitalizado é, em grande medida, composto por manuais para consultas, enciclopédias, entre outros, que versam sobre os mais diversos temas relacionados à Filosofia, Teologia, Apologética e Catequese Católicas, além da História da Igreja (as obras estão, em sua maioria, escritas nos idiomas português, francês e espanhol). Como se verá, optamos por manter o foco neste gênero de obras não incluindo, portanto, clássicos de outros gêneros da literatura católica. 

http://www.bookprep.com/
A empresa Hewlett-Packard mais conhecida como HP acaba de lançar um projeto muito interessante. Em fase beta a BookPrep é um biblioteca online para busca de livros raros. No site você pode Pesquisar, visualizar, comprar novas cópias raras difíceis de encontrar sobre todos os temas imagináveis. Além disso, você pode receber seu exemplar em casa. Faça seu pedido e receba uma cópia impressa e encadernada, entregue diretamente na sua porta. Há também milhares de livros disponíveis para leitura on-line gratuitamente.

sábado, 9 de junho de 2012

Dia Internacional dos Arquivos


Comemora-se hoje, 09 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos (International Archives Day), em homenagem a fundação do Conselho Internacional de Arquivos, pela UNESCO, em 1948. A data foi instituída em Novembro de 2007, por ocasião da Assembleia Geral do CIA, em Quèbec, com o objetivo de chamar a atenção para o desenvolvimento de ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos, inclusive da profissão.



É um dia para ensejar a reflexão pelas autoridades, quanto às ações necessárias para modernização, para soluções de preservação e de transcodificação, para análise da forma de acesso e da preservação e assinatura digital... são tantas as questões, que carecem ainda de muito debate e consenso.

Fazemos arquivo todo dia, tanto as pessoas naturais como as jurídicas emanam documentos, o crescimento é gradual, é cumulativo, não intencional, é próprio da atividade de quem os criou.

A massa documental é fundamental para servir à administração, às necessidades de informação e pesquisa do cidadão, de prova em juízo e, a longo prazo, para contar a história. Portanto, tanto como caráter informativo, probatório ou histórico, percebemos a necessidade de manter o que é necessário para atender a essas finalidades e, de descartar, de forma consciente e apropriada, o que é passível de eliminação, sem prejuízo às demandas já mencionadas, pois, do contrário, a massa de documentos assume condição não controlável, confundindo e colocando em risco os interesses.

A análise do que deve ser preservado e daquilo que pode ser eliminado é efetuada mediante a leitura e interpretação do documento junto ao contexto de sua criação. Entra em cena a Tabela de Temporalidade Documental (TTD) que, segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, é o "Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos".

Mas, voltando à comemoração, destaco abaixo duas instituições arquivísticas públicas.

O Arquivo Nacional, criado em 1838, que centraliza o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal e é parte integrante da estrutura do Ministério da Justiça, que:

"Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos - Conarq, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a produção de conhecimento científico e cultural."

Foto 1 - Arquivo Nacional (RJ)
 
 Fonte: Divulgação/Arquivo Nacional


Destaco, em nível Estadual, o Arquivo Público do Estado do Ceará, já cadastrado junto ao CONARQ como BR CEAPEC (Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos), que tem como missão "Recolher e conservar todos os documentos manuscritos e papéis concernentes à administração pública estadual, com o objetivo de garantir o acesso ao público".

O Arquivo mantém acervo composto basicamente por documentos textuais e cartográficos, a partir do século XVI aos dias atuais do setor público e privado.


Foto 2 - Arquivo Público do Estado do Ceará


Na esfera privada, ressalto o trabalho da empresa MRH Gestão de Arquivos e Informações, da qual faço parte como bibliotecária analista de projetos de arquivo, que desenvolve projetos de gestão documental junto às empresas públicas e privadas, oferecendo toda a infraestrutura adequada, para a guarda terceirizada dos seus arquivos.


 Foto 3 - MRH Gestão de Arquivos e Informações
 
Fonte: Manual da Qualidade MRH Gestão de Arquivos e Informações


Vivam os arquivos!
Parabéns a todos os profissionais que atuam na área! 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Bibliotecas são instituições dentro de instituições

Adquiri o livro Bibliotecas como organizações, de Alba Costa Maciel e Marília Alvarenga Rocha Mendonça, da Editora Interciência, porque seu título me chamou a atenção. A ideia sempre me acompanhou pelas bibliotecas por onde passei e nos círculos profissionais biblioteconômicos, quando eu sempre comentava a respeito. 

Na verdade, o que eu afirmava era: as bibliotecas são instituições dentro de instituições, título que estou dando a este post

Bibliotecas com  missão, visão, valores, planejamento estratégico e até orçamentos próprios, mas, é óbvio, que tudo deve estar alinhado e de conformidade com a instituição mantenedora.

Quando atuamos em bibliotecas ou até mesmo quando só as frequentamos, já podemos perceber esse corpo constituído e que consegue se manter como instituição, seja ela de um banco, de uma escola, de uma universidade, de uma empresa, é a biblioteca enquanto instituição, dentro da instituição que lhe mantém. Ela tem espaço peculiar, diferenciado, horário de funcionamento e até regulamento próprio. Diferente de outros segmentos que são parte do todo e que atuam exclusivamente sob a égide da instituição, a biblioteca pode interagir com seus usuários e suprir suas demandas,  ousando, criando e desenvolvendo projetos específicos, bastando para tanto, seguir  os mesmos objetivos da organização.

Mas, voltando ao livro, de leitura fácil e didática, as autoras tratam sistematicamente o assunto, cobrindo o contexto de uma Biblioteca, todas as suas facetas técnicas e operacionais  mostrando o aspecto administrativo e de gestão do profissional bibliotecário que conduz uma biblioteca. É a teoria da administração aplicada às bibliotecas, missão, visão, planejamento, funções, fluxogramas, etc. 

Quer entender, planejar ou gerir uma biblioteca? Faça a leitura de Bibliotecas como organizações, mais uma obra indispensável na minha biblioteca pessoal.






sábado, 26 de maio de 2012

Inovação: mitos e ritos


Em 2009, conclui pesquisa com o título "Liderança: percorrendo a trajetória para a inovação em uma unidade de documentação e informação”. Naquele contexto, a pesquisa enfocava a liderança, cujo objeto finalístico era a inovação, que por sua vez levava à competitividade, transformando o processo linear em circular:


Liderança que leva à motivação
Motivação que leva à criatividade
Criatividade que leva à inovação



Verdadeiros líderes motivam naturalmente sua equipe.
Equipe motivada tem a criatividade aguçada.
Criatividade leva à inovação.
Inovação mantém a empresa competitiva.
A Empresa é competitiva porque tem líderes verdadeiros.


Em pesquisa recente, "Criatividade é mais importante do que pesquisa científica para a inovação, dizem brasileiros", cujos dados fazem parte dos resultados do Barômetro Global da Inovação 2012, divulgado em 23/05/2012, pela GE, a minha pesquisa foi novamente confirmada.
"Mais do que um pesado investimento em pesquisa científica de alto nível, é a criatividade das pessoas que impulsiona as práticas de inovação nas empresas." 
"Para 95% dos entrevistados brasileiros, a inovação é fundamental para estimular a competitividade. Ela também é apontada como a melhor maneira de criar empregos, de acordo com 90% das respostas."
"Para 92% dos entrevistados, a inovação é a principal alavanca para criar uma economia mais competitiva no Brasil. A inovação também é a principal alavanca para criar uma economia mais verde no país, segundo 85% dos executivos locais."
No entanto, há quem seja resistente ao termo Inovação, pela falácia desde as décadas de 80 e 90, e que desenvolva posicionamento próprio a respeito. Em matéria do WSJ Americas (Wall Street Journal), de Leslie Kwoh, intitulada Será que as empresas são tão inovadoras quanto dizem?, publicado ontem (25/05/2012), vários nomes do mundo empresarial internacional deixam suas mensagens, as quais transcrevo os trechos mais incisivos:
"'A maioria das empresas diz que é inovadora na esperança de levar o investidor a crer que há crescimento onde não há', diz Clayton Christensen, professor da Faculdade de Administração Harvard e autor de 'O Dilema da Inovação', de 1997." 

"Para Bill Hickey, diretor-presidente da Sealed Air Corp., significa inventar algo que não existia antes, como o plástico-bolha da empresa." 

"Para o presidente da Ocean Spray Cranberries Inc., Randy Papadellis, significa transformar um artigo como a casca de uma fruta — no caso, cranberry, ou mirtilo —, que antes ia para o lixo, numa guloseima, como os doces Craisins." 

"Para o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pfizer Inc., Mikael Dolsten, é pegar um produto que já existe e aplicá-lo a outro público, como uma vacina para bebês que também se prova eficaz em idosos." 

"A palavra inovação de nova não tem nada. O primeiro registro do termo, que vem do latim 'innovatus' (renovação, mudança), em um documento impresso data do século 15, diz Robert Leonard, presidente do programa de linguística de Universidade Hofstra, nos EUA.
Com a aceleração do ciclo de produtos em empresas, a palavra passou a significar não só fazer algo novo, mas fazê-lo com mais rapidez, diz ele." 

"Para Christensen, há três tipos de inovação: a inovação na eficiência, pela qual o mesmo produto é feito a um custo menor, como a automatização da consulta ao cadastro de crédito de alguém; a inovação sustentadora, que converte um produto já bom em algo ainda melhor, como o carro híbrido; e a inovação de ruptura, que transforma coisas caras e complexas em algo simples e mais acessível, como a migração do mainframe para o microcomputador." 

"Scott Berkun, autor de 'Mitos da Inovação' — um livro de 2007 que alerta para a diluição do termo —, diz que o que a maioria das pessoas chama de inovação não passa, na verdade, de um 'produto muito bom'. Berkun prefere reservar a palavra a inventos capazes de transformar uma civilização —como a eletricidade, a imprensa, o telefone e, mais recentemente, talvez o iPhone."
Envolvida atualmente em programa de inovação na empresa em que trabalho, mantenho meu posicionamento de 2008, a leitura que faço é a mesma, acreditando que precisamos de líderes para iniciar esse processo e que a prática da inovação deve ser algo cultural na empresa e não pontual e estanque.

sábado, 19 de maio de 2012

“Lei de Acesso à Informação”: Brasil transparente





A Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, entrou em vigor em 15/05/2012, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal.

A “Lei de Acesso à Informação” como está sendo denominada, permite literalmente ao cidadão o acesso à informação junto aos três poderes públicos, enquadrando-se também, as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos.

O advento dessa Lei traz à tona questões pertinentes à esfera arquivística, tanto pela revogação de alguns dispositivos da Lei de Arquivo (Lei 8.159/1991), no tocante ao acesso e ao sigilo dos documentos públicos, como pelas definições que constam no art. 4º, necessária à compreensão dos termos técnicos da área:

Art. 4o Para os efeitos desta Lei, considera-se:
I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;
II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;
III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;
IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;
V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação;
VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;
VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;
VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;
IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

Além da Arquivística, a Tecnologia da Informação também é convocada à participação, quando no art. 8º, § 2º, torna "obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet)."

Muito trabalho há pela frente, na própria esfera administrativa dos órgãos, como também nessas áreas citadas, a demanda aumentará e os servidores e profissionais envolvidos terão que estar prontos para o atendimento ao cidadão, que agora, mais do que nunca, se reveste de direitos para obter a informação desejada. O art. 9º define:

Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:
I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:
a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;
b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;
c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações; e
II - realização de audiências ou consultas públicas, incentivo à participação popular ou a outras formas de divulgação.

 
Além do acesso à informação, a Lei enfoca a questão da cultura e prática da transparência, muitos órgãos já atuam nessa linha, mas há aqueles que terão que se ajustar, senão serão  enquadrados no sentido literal da palavra.

domingo, 13 de maio de 2012

Mãe: Ter e Ser II


Ter Mãe é conforto e alegria.
Ser Mãe é dedicação e sabedoria.
Presenteei e sou presenteada.
Amei e sou amada.

Ver o filho nascer,
Ver o filho crescer,
Ver o filho ser,
Ver o filho vencer!

Leitura de muita candura.
Contexto sem pretexto.







Fazemos pesquisa todo dia

Quem já não se deparou com a tarefa de elaborar o projeto de pesquisa acadêmica e depois desenvolver a monografia, como requisito para obtenção de título?
Com certeza todos que estão na vida acadêmica, e sempre é um caminho longo a se percorrer, às vezes, por demais exaustivo. Para desmitificar a pesquisa, para mostrar que todos nós somos capazes, pois enfrentamos em nosso contexto situação similar, trago aqui para discussão, o fato de que fazemos pesquisa todos os dias. É óbvio que não se trata da tal pesquisa acadêmica, no entanto, o percurso pelo qual passamos diariamente, se assemelha ao processo que desenvolvemos naquela pesquisa.

Fazendo a leitura de cada contexto, enumeramos abaixo.

No nosso dia a dia
  1. Surge uma demanda qualquer na nossa vida, que precisa ser atendida, resolvida.
  2. Quando muito complicada, dividimos em partes.
  3. Interpretamos a demanda e definimos o que deve ser cumprido.
  4. Temos uma ideia pré-concebida do que virá pela frente.
  5. Agregamos e relacionamos à demanda a nossa experiência de vida e os exemplos de outrem.
  6. Analisamos a melhor forma de atender à demanda.
  7. Criamos as condições adequadas.
  8. Executamos o que pretendemos.
  9. Depois de executado, analisamos e verificamos o que conseguimos. 
  10. Tiramos conclusões a respeito. Foi bom? Deu certo? Era isso mesmo? Essas conclusões servirão para aplicarmos em outra ocasião da vida.


Na pesquisa acadêmica
  1. Como pesquisador, temos uma inquietação acerca de certo tema.
  2. O tema é muito amplo, resolvemos delimitá-lo e afunilá-lo.
  3. Criamos os objetivos da pesquisa.
  4. Apresentamos os nossos pressupostos.
  5. Buscamos a fundamentação teórica para servir de base à investigação e à análise dos dados.
  6. Optamos pelo melhor método, de acordo com a natureza e tipo da pesquisa.
  7. Preparamos os instrumentos para coleta de dados.
  8. Fazemos a pesquisa propriamente dita.
  9. Analisamos e discutimos os dados colhidos.
  10. Tecemos as nossas considerações finais, confrontando com os objetivos da pesquisa. E a nossa pesquisa poderá ser utilizada por outro pesquisador

Propositadamente enumerei cada etapa da primeira correspondendo a uma da segunda, para facilitar a leitura, o acompanhamento e a compreensão.

Ficou mais fácil?

terça-feira, 1 de maio de 2012

Nos jardins da minha tia


Em breve passagem por Recife, já citada em post anterior, como de costume, curti a carinhosa hospedagem na casa da família. Além de ser projeto do meu saudoso pai, de ser o lar da minha querida tia Nanita, é objeto de longas e prazerosas reuniões familiares, em que, no mesmo contexto, cada vez, redescobrimos as lembranças do passado, da infância...


A leitura que faço é de uma casa cada vez mais viva e com certeza os jardins têm parcela de responsabilidade. No caminho da entrada sentimos a fragância do jasmim e admiramos a beleza das plantas ornamentais. Todo o jardim e arredores da casa são muito bem plantados e cuidados.







Nos jardins da frente, o colorido das flores e folhagens.







E, por volta da casa, a flor Panamá vermelha.








Do portão da garagem, têm-se a visão de parte do todo e a fachada ao alto.






E à noite, eu observando tudo da janela...




segunda-feira, 30 de abril de 2012

Entardecer: uma tela divina


Podia ser uma tarde qualquer, mais uma entre tantas outras em direção ao trabalho. Mas, meio aquele trânsito intenso e engarrafado, tendo hora para chegar, somente diante de um cartão postal natural, pintado pela mão Divina, foi possível fazer uma viagem da simples rotina ao raro deleite. 

Fazendo a leitura daquele contexto, vi o Sol se retirando com elegância, tentando em vão ser discreto. Diante de tanta exuberência, impossível! Deixou seu astro, irradiando a luz do entardecer sobre a tela do céu, que reagiu combinando o matiz das cores, resultando em um azul rosado lindo, parecendo uma mistura de madrepérola, veludo e mármore carrara.

E eu, diante daquele espetáculo, extasiada, sempre que possível, registrava tudo em uma pequena câmera de celular, e o momento que estava condenado a ser enfadonho, transformou-se em momento impar e de rara beleza. Coisas da natureza surpreendendo o asfalto.


No azul do céu,
A luz do Sol,
É rosa céu,
É pôr do Sol!
 
 
 






Vou ali em Recife e já volto III


Recife é bem ali...
E Olinda a dois pulos de Recife.
Leitura breve,
Fui na sexta e voltei no domingo.
Na casa, as lembranças da infância,
No contexto, o calor dos Lucena Cavalcanti.
Maravilha de reunião familiar!
Todos estavam lá!


Desta vez recordamos fotos em uma sessão de slides (diapositivos) convertidos em imagens digitais, graças à tecnologia, serão preservados. O acervo engloba todos da nossa geração ainda crianças e todos da geração passada, ainda bem jovens. Para os filhos da nossa geração, a admiração!













quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ofereça livros a sua criança!

Neste Dia Nacional do Livro Infantil, o pouco que tenho a dizer é muito, pois tem efeito multiplicador:

__ Ofereça livros a sua criança!

Mesmo sem saber ler no sentido literal da palavra, ela fará a leitura conforme o seu contexto, criando histórias fantásticas, aguçando a imaginação, explorando seu pequeno mundo. 




Meu caçula em 1996, com dois anos, lendo um dos livros de sua coleção.


Já sabendo ler, ela ampliará seu vocabulário, desenvolverá a compreensão de outros textos e, sobretudo, desenvolverá a escrita e a emoção, por intermédio do jogo e da combinação das palavras.

E, já adulta, por toda a vida, apenas compreenderá melhor o mundo, as coisas e as pessoas e, de tanto ler, fará associações entre um texto e outro, entre um autor e outro, construirá suas argumentações e terá suas próprias conclusões de mundo e de verdades, constituirá seu conhecimento e se apropriará de saberes, para expressar e compartilhar tudo isso com o próximo.

Oferecer livros é simples, é prático, é compensador. Comece com o livro infantil e verá o efeio multiplicador!

Hoje, dia 18 de abril comemoramos aqui no Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é alusão ao nascimento do grande Monteiro Lobato, afinal "Um país se faz com homens e livros".

sábado, 7 de abril de 2012

No meu jardim IX

Leitura de muita alegria no meu jardim, contexto de Feliz Páscoa!
Aleluia!


No meu jardim VIII


Dama-da-noite: seu perfume é esplêndido, sua cor é pura, sua exentricidade enche os olhos de qualquer um, seu momento é efêmero, mas é belo o suficiente para encantar uma noite.

"Que não seja imortal posto que é chama mas que seja infinito enquanto dure..." (Vinícius de Moraes)

É a preciosidade do efêmero, admirei e registrei! 






vídeo de arturmamp

sexta-feira, 6 de abril de 2012

"Livros são pequenos castelos em que o leitor vai morar."


"Livros são pequenos castelos em que o leitor vai morar." (Flávio Luis Ferrarini)

Expresso o meu entendimento acerca da essência desse inteligente pensamento, conforme o meu contexto.

Quando ele coloca "pequenos", de certa forma, indica sentido de provisório, pois, como lemos muitos livros durante a vida, moramos um pouco em cada castelo que construímos, a partir da leitura que fazemos.  

Para cada investida de leitura, captamos os saberes e os sentires que ela oferece, contracenamos com os personagens, incorporamos personalidades, dialogamos com o autor, vivemos a história, formamos nossas opiniões, enfim, construímos nossos castelos e lá vamos morar. Dependendo do contexto, permanecemos em alguns deles menos tempo, já em outros, mais, portanto, sempre provisórios, seja pelo que vivenciamos no momento efêmero da leitura, seja pelo que agregamos com ela e aplicamos à vida, seja pela nossa própria condição de passagem nessa vida.

Quem não lê ou quem pouco lê não poderá construir seu castelo ou terá poucos castelos para morar, ao contrário de quem se farta de livros, que pode escolher em qual castelo deseja morar e por quanto tempo permanecerá nele, tendo ainda à disposição, a opção de construir novos castelos e de se mudar a qualquer hora. 

Vamos ler! Vamos construir castelos!