quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bibliotecas escolares passarão a ser obrigatórias PLC 324/09

Dentro de no máximo 10 anos, deverá haver uma biblioteca escolar em cada instituição de ensino do país, pública ou privada. A obrigatoriedade está prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 324/09, aprovado em 13/04, cujo relator foi o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

A determinação deverá ser cumprida até o ano de 2020. Além disso, no acervo de cada escola deverá haver, pelo menos, um livro para cada aluno matriculado. Apesar de representar um grande avanço para a Educação brasileira, o senador Cristovam Buarque (relator da proposta) afirma que 10 anos é um prazo muito longo, sobretudo quando se trata de um país onde a média de leitura é de menos de 5 livros por ano - contando com o material didático.
Fonte: Agência Senado

Para o sucesso do projeto, é salutar que os bibliotecários sejam totalmente envolvidos nesse contexto, tanto na gestão como na própria educação. Educação também passa pela Biblioteconomia. Bibliotecário é educador. Vamos trabalhar em parceria: professor e bibliotecário - sala de aula e biblioteca - aula expositiva e aula de pesquisa e leitura. Os alunos só têm a ganhar!

Ainda não tive a oportunidade de trabalhar em uma biblioteca escolar para conhecer de perto as dificuldades, as demandas, a dinâmica, no entanto, uma vez na biblioteca universitária, percebo facilmente a carência dos alunos. Como não têm o hábito de frequência, desconhecem a forma de buscar um livro ou mesmo de simular uma pesquisa. Há aqueles que não sabem como se comportar no recinto de leitura. É realmente uma questão de contexto. Como podem ter um comportamento se não tiveram a vivência e os fatores necessários?

É aí que entra o bibliotecário educador para aparar essas arestas e conduzir esse aluno para uma vida de leitura.

Para saber mais sobre bibliotecas públicas municipais consulte o resultado do primeiro censo nacional:

terça-feira, 4 de maio de 2010

Biblioteca e Arquivo Público de Olinda


Uma vez em Recife, dei uma esticada an passan até Olinda para rever suas tradições e fazer pequenas compras, souvenirs. No alto da Sé a velha lembrança de outras visitas e a leitura das fotos já registradas nos álbuns de família. E, descendo as ruas em ladeira da velha Cidade, veio o desejo repentino de registrar duas instituições do meu coração: a Biblioteca e o Arquivo Público. Tá no sangue! Tá no meu contexto!


Vou ali em Recife e já volto

Final de semana diferente, revendo parentes, comemorando aniversário e fazendo pequenas compras. No contexto familiar senti raízes, percebi cumplicidade e, sobretudo, proximidade. Proximidade de quem está longe mas não deixa de estar perto. São os Lucena de Oliveira Cavalcanti. Tios e tias, primos e primas já na segunda geração e quem mais se chegou a eles, todos do bem, uma grande família! Dos nove, quatro já estão na outra dimensão, mas, nem por isso, os esqueci, pelo contrário, estão vivos em meu coração e pensamento.

E toda essa leitura me fez recordar bons momentos da infância, aqueles das entranhas da memória, os quais, com um simples olhar ou sintonia de uma fala, vêm à tona, trazendo-me a satisfação de tê-los vividos no convívio da casa 201.

Olha a Biblioteconomia aí gente!...

O Curso está bombando e se atualizando cada vez mais. São novas frentes que se abrem para o exercício da profissão. O contexto mudou mas o objetivo é o mesmo − disponibilizar a informação com eficiência e eficácia . Estamos na Era da Informação e do Conhecimento. Já pensou na equipe de profissionais que está por traz do Google, todos fazendo a leitura e indexando para você achar o que precisa?

Conheça mais sobre Biblioteconomia assistindo ao programa veiculado no último sábado. E viva a minha profissão!

parte 1

parte 2

parte 3




domingo, 25 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro - 23 de abril

A celebração do Dia Mundial do Livro, 23 de abril, foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1996. A data é uma homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de La Mancha, e ao escritor inglês Willian Shakespeare, criador de várias obras, como Romeu e Julieta. Ambos morreram no dia 23 de abril de 1616. Comemora-se também nesta data o Dia dos Direitos Autorais.

Esse instrumento universal, transmissor de idéias, de cultura e de conhecimentos, que já passou por tantas formas desde os primórdios da Humanidade, conforme o contexto da época, evolui a cada dia. Pedra, tabuletas, madeira, papiro, pergaminho, papel de trapo, papel, foram tantos os suportes da escrita! Hoje temos até o livro eletrônico, o livro em bits e bytes, o e-book e, quem sabe, no futuro o livro holográfico, das ficções científicas, o livro infinito..., qual o mencionado por Jorge Luis Borges, em "O livro de areia".

Quem tem o privilégio de ter acesso a ele que o faça com vontade e competência, seja por intermédio de bibliotecas públicas, escolares ou universitárias, seja por sua própria biblioteca, não perca tempo, há muito o que saber. Quanto mais lemos, mais incorporamos e é sensacional quando fazemos intervenções de uma leitura em outra, quando comparamos autores, quando chegamos ao ponto de discordarmos de autores, é sinal que pensamos e estamos evoluindo, que temos opiniões próprias. 

O fato é que a sociedade não pode passar sem o livro e, apesar de o preço às vezes não está lá muito bom, devemos pensar no esforço intelectual do escritor, nas manobras que o levaram até a sua obra, sem falar no custo editorial. Portanto, se você é privilegiado, faça a sua parte, doe livros, passe livros adiante, incentive à leitura, ensine alguém a ler!


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Família


Estar em família, uma benção!

Ampliando e diversificando minha biblioteca


Ainda sobre a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, o momento foi oportuno para comprar alguns livros para toda a família, além do contexto que me influenciou, os preços razoáveis foram convidativos. Fiz a leitura de tudo para melhor decidir, resgatando alguns títulos conforme os perfis e momentos de cada um: Che Guevara: política, para o meu primogênito, que adora cultura, política e história geral;  Ovo: o mito do colesterol, para minha princesa nutricionista; Explorando a mitologia de todo o mundo, para meu caçula curioso, que tudo pergunta e tudo quer saber; Você já pensou em escrever um livro?, para minha cara metade, que atualmente se ocupa com vários escritos e Erros radicais e decisões absurdas, que compartilho com o primeiro. Mas, eis que no dia seguinte, chega pelo Sedex a compra de mais livros. Fui presenteada pelo meu primogênito com: O Livro de areia; História universal da destruição dos livros e Bibliotecas como organizações, Haja leitura! 

Pequenos grandes livros


Paixão é paixão. Não hesitei em adquirir exemplares da marca os menores livros do mundo em exposição na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará. Clássicos como O Príncipe, O Seminarista, Dom Quixote, A Arte da Guerra... e mais uma linda miniatura de estante em estilo clássico para guardá-los. Um mimo! Uma graça!

Passagem

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia!


Todo dia, toda hora é tempo para mudar. 
Páscoa, do hebreu Pessach, passagem, melhora de vida.
Já pensou em ser melhor em todos os sentidos?
Mais fraterno, mais solidário, mais piedoso, mais amigo... mais cristão! Dentro do seu contexto ajudar o próximo.

É só seguir seus passos e fazer a leitura dos seus ensinamentos.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Selo de Responsabilidade Cultural 2009 - Faculdade CDL

Contribuir de alguma forma para a cultura do Estado me faz sentir mais útil, mais responsável, principalmente na minha condição de Bibliotecária. Percebo facilmente que não é difícil, que todos podem, que ninguém é incapaz, por intermédio de suas profissões e instituições dar sua contribuição, por menor que seja no contexto geral se torna grande no contexto específico de quem usufrui e se beneficia diretamente. Ter o reconhecimento do Governo do Estado do Ceará ainda é mais gratificante. Faça você também a sua parte! A Faculdade CDL fez e toda a nossa equipe está de parabéns. Leitura de toda forma presente nos Projetos: Biblioteca Mercado Cultural, Cine Debate, Café Literário e Semana do Tecnólogo.

Da Vinci

"É preciso observar;
É preciso pensar;
É preciso ter idéias.
Engana-se muito
E realiza o nada
Aquele que pensa pouco."



Fazendo a leitura do pensamento de Leonardo da Vinci, apesar de escrito em meados dos séculos XV/XVI, de tão visionário na época se torna atualíssimo nos dias de hoje, em que se deve ter acima de tudo ousadia e criatividade. Daí eu me pergunto: qual pensamento ele escreveria se tivesse que fazê-lo hoje no contexto de competitividade que vivemos?

Leitura: Gosto ou hábito ou gosto e hábito?


Essa é uma discussão antiga. A dualidade reflete as tendências: o prazer e a obrigação.

O hábito pela leitura habita de forma insistente no cotidiano do leitor. É algo tão automático que pode não haver escolhas. É, às vezes, o contexto, a obrigação habitual de ter que ler, de cumprir alguma tarefa que exige a leitura prévia ou simplesmente porque está ali a sua frente e lhe chamou a atenção. Podemos estar falando aqui de um procedimento, de um jornal, pois temos que ficar informados de tudo que se passa ao nosso redor, dos apelos de um outdoor, daquele livro que compramos por impulso, o qual iniciamos a leitura e agora temos que terminar ou ainda daquela lei ou norma que é fundamental para o exercício de uma tarefa.

Bibliotecários e arquivistas sabem muito bem do que estou falando. Não que em outras profissões essa necessidade não exista, mas naquelas funções o ato de ler é fundamental, lê-se tudo que se recebe, é necessário ler para de alguma forma fazer com que essa leitura chegue de forma direta e enxuta ao leitor/pesquisador, não na íntegra, é claro, mas, em formato de palavras-chave, descritores, indexadores, que traduzem essa leitura. Portanto, neste caso, existe o hábito obrigatório, mas, dentre essas leituras, tem aquela que chamou mais atenção, fazendo com que se demorasse mais nela, ultrapassando os limites da leitura técnica e até tomando o tempo que deveria ser dispensado as outras leituras ainda por vir.

Importante essa ressalva para se adentrar no outro aspecto dessa postagem, o gosto pela leitura. Este faz com que o leitor faça escolhas, tenha preferências e só leia de fato o que goste. Ele gosta de ler, mas de forma seletiva e até esporádica. Mas, de tanto ler suas escolhas ele pode passar a ter esse hábito, então aí teremos o gosto e o hábito pela leitura.

E fazendo a leitura de tudo isso, tentando explicar melhor, utilizando a matemática para simplificar o complicado e entender melhor esse contexto, temos: o conjunto de leitores habituais, o conjunto de leitores por satisfação, sendo a interseção de ambos, ou seja, quem simultaneamente tem o hábito de ler e gosta de ler, na minha concepção, o verdadeiro leitor!

domingo, 21 de março de 2010

Comemorando o Dia Mundial da Poesia: Vida

O Passado presente no futuro: vida

O presente
É um presente para se viver intensamente,
Pois, de tão presente, já vira passado,
Mas, para alguns,
Presente é estar presente em futuro visado.
Chegando lá, estando presente,
Será que já é passado?
É assim que pensa muita gente, 
Mas, voltando a falar do futuro,
No futuro só resta presente estar,
É o que todos querem,
É o que todos estão a planejar
E, passado esse presente que ainda vai chegar,
O tal futuro...
Não se sabe o que ainda virá,
Por isso, o melhor é viver o presente,
É presente sempre estar
Em todos os momentos que se sente,
Porque de tanto pensar em futuro,
O tempo passa e tempo é ouro,
Não é duradouro,
Daí pode você não estar presente,
Nem no presente que não dura,
Quanto mais no futuro!
Resumindo e fazendo a leitura,
Tudo passa e passado vira,
Mas, se você chegar lá,
Vai ver que o passado
Está presente no futuro,
O presente lá no meio
E de passado e presente
O futuro está cheio,
Então deixe o futuro pra lá,
Para não encher sua paciência,
Assim ele te deixa
Sair do passado,
Passar bem o presente
E presente estar
No futuro que virá.
Futuramente, nesse contexto,
Quando lá chegar
E olhar pra trás,
Num simples piscar
Vai ver o passado que passou,
O presente um pouco presente,
E o futuro que chegou,
Ou melhor,
Vida que viveu e sonhou.
Portanto,
Comece agora do começo,
Bem presente no presente,
Para ter o passado presente,
Sem ter que esquecer
E uma promessa de futuro
Mais presente,
Cheia de presente,
O presente da vida!

AnaLu

ARQUIVÍSTICA: a serviço do Direito e da História



Verba volant, scripta manent (As palavras voam; os escritos ficam). O provérbio latino ressalta a importância dos registros documentais para a posteridade, fazendo contraponto às palavras que se perdem com o tempo. Com o documento têm-se o autor, a maneira ou o meio de exteriorização e o conteúdo, os quais devem se manter autênticos e íntegros, para que sejam fidedignos e cumpram o seu fim.

Não se pretende aqui tirar o valor da palavra, de importância inconteste, principalmente na época em que a sociedade era baseada na história oral, mas, enfocar a necessidade do documento, presente desde os primórdios, mesmo antes da escrita, quando o homem registrava seu cotidiano nas paredes da caverna, para de alguma forma e por algum motivo não deixar esquecer e passar para os seus descendentes. Ali ele ia registrando a caça, as festas, as guerras, a colheita, o seu patrimônio, conforme fosse acontecendo e evoluindo.

Assim como as pinturas rupestres que resistem até hoje nos sítios arqueológicos espalhados pelo mundo, têm-se conhecimento de tantos outros registros documentais que fizeram parte da história mundial como o Código de Hamurabi, o Livro dos Mortos, os escritos das urbes... Todos servindo para estudo da evolução do comportamento sócio, cultural, político e econômico do homem.

Essa viagem ao tempo é oportuna para se verificar como o homem sentia a necessidade de registrar os fatos, utilizando-se de diversos suportes para o registro dos símbolos, da escrita cuneiforme e depois da escrita com alfabeto, os quais foram evoluindo até os dias de hoje, conforme o contexto da época. Têm-se, então, a pedra, as tabuletas, a madeira, os óstracos, o metal, os papiros, os pergaminhos, os palimpsestos, o papel e hoje, o documento eletrônico.

Mas, voltando ao documento, a intenção na esfera arquivística não é a priori a guarda para a posteridade, mas sim a de registrar os fatos sucedidos num determinado contexto causal espaço temporal. O documento nasce para um determinado fim, registrando um fato, uma ação, uma atividade, uma transação, etc., para que depois se faça a leitura e se obtenha a interpretação, conforme sua espécie. Uma declaração, declara algo, um certificado, certifica alguma coisa, um relatório, relata fatos que se sucederam e assim por diante. Recorre-se então, aos arquivos quando se precisa da prova documental, para uso em juízo ou do registro histórico, para estudo da sociedade e, uma vez consolidada a pesquisa, chegasse à pretensão dessa postagem, de mostrar à Arquivística a serviço do Direito e da História.

A prova documental, é aquela que se fundamenta em um documento, seja ele público ou particular. É um dos cinco meios de se provar algo em juízo, conforme o Código de Processo Civil, seja pelo autor ou pelo réu da ação. A prova documental diz respeito tanto ao Direito, que trata de regular a conduta de nossa sociedade através das leis, como à História, que a explica, através dos fatos corridos. Portanto, ambas contam com a reconstrução do passado, para servir de prova junto aos seus julgamentos e interpretações.

A sociedade brasileira assistirá em breve a um grande julgamento e, com certeza, muitos documentos estarão arrolados ao processo e, posteriormente, as falas de testemunhas  comporão novos documentos, todos advindos do desenrolar das sessões, os quais, com certeza serão arquivados e ficarão também a serviço da História. E a Arquivística estará no meio disso tudo, viabilizando o resgate e o acesso ao documento!

terça-feira, 16 de março de 2010

Gigantes enfileirados




Você conhece essa fachada? É montagem ou é real?
Realíssima, trata-se da Biblioteca Pública de Kansas City, Estados Unidos.

A obra de arte fica no parque de estacionamento da Biblioteca. As lombadas dos livros enfileirados, com aproximadamente 7,5 metros de altura, dão a idéia de uma grande prateleira e embelezam e caracterizam o prédio. Os 22 títulos ali representados foram escolhidos em concurso junto à comunidade, para posterior seleção pela Biblioteca. Dentre eles, visualizamos os clássicos: Romeu e Julieta, Faranheid 451, Cath 22, O Senhor dos Anéis. A Biblioteca apresenta no seu portal o lema "Knowledge for all" e é conhecida como a maior em serviços, oferecendo aulas, visitas agendadas, café, entrega de documentos, aluguel de espaços, andar exclusivo para história local (Missouri Collection), teatro, cinema, biblioteca infantil, dentre outros.

Tive acesso a essa imagem pela primeira vez por intermédio da amiga Bibliotecária Sandra Cabral, ex-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia-CRB 3, atual conselheira do Conselho Federal e, recentemente, em palestra realizada durante o encontro realizado na Unifor,  na passagem do Dia do Bibliotecário, razão pela qual fui incentivada a fazer essa postagem.

Fazendo a leitura dessa ideia extremamente criativa ocorreu-me de compará-la às estátuas enfileiradas da Ilha de Páscoa (Moais), mesmo com todo o mistério que ainda permeia sobre elas, tanto em função de representar o coletivo, a cultura do povo Rapa Nui, como também o individual, a sabedoria existente em cada Moai. Daí vários livros reunidos têm como contexto a Biblioteca, no entanto, cada um em particular é um mundo à parte a ser explorado.

domingo, 14 de março de 2010

12 de março: Dia do Bibliotecário


No último dia 12, comemorou-se em todo o Brasil o Dia do Bibliotecário, data do aniversário de Bastos Tigre, primeiro bibliotecário por concurso no Brasil, que execerceu a profissão por 40 anos.

Interessante foi a homenagem que eu e mais duas colegas de trabalho, ambas bibliotecárias, recebemos na MRH Arquivos, de inciativa da própria equipe que orientamos tecnicamente. Na oportunidade foi feita a leitura de um texto acerca da profissão, disponível na rede, cujo questionamento se dá desde a opção pela profissão até a sua essência, fazendo-me, naquele contexto, transportar à função diária, a qual executo quase automaticamente, sem me dar conta da sua complexidade. Fazer a interface do usuário com o seu desejo, na medida certa, ouvindo e interpretando as suas necessidades, para transcodificar em indexadores e assim efetuar a busca, resgatando em tempo hábil a informação preterida. É a leitura que se faz da demanda do leitor, no contexto que ele mesmo descreve, às vezes de forma não muito óbvia, mas que tem que ser clarificada.
Ao final a "Oração do Bibliotecário", de autoria da Bibliotecária Maria Aparecida Sell, foi lida, esclarecendo, porventura, alguma dúvida ainda presente com relação ao que faz o Bibliotecário e plantando em muitos daqueles iniciantes profissionais a semente que um dia poderá germinar.

Tive ainda a satisfação de ser parabenizada pela Coordenação, por colegas de trabalho e por usuários da Biblioteca da Faculdade CDL.

A atividade não é moderna, remonta à Antiguidade, o nome também não mais traduz toda a sua amplitude e complexidade, pois quebraram-se os muros das bibliotecas, o profissional de hoje atua em novas frentes de trabalho, haja vista o próprio Google, que mantém na retaguarda um batalhão de bibliotecários indexando termos às URL's. O livro não é mais o único suporte da informação, ela agora é volátil, navega, é interativa e por isso necessita de organização e indexação.
Sou bibliotecária com muito orgulho, participei dessa trancisão e estou pronta para ver o que será! Saúdo a toda a classe.

Foto da foto:
Eu dedilhando fichas catalográficas datilografadas na Biblioteca do extinto Banco do Estado do Ceará-BEC, em 1986. A foto foi emoldurada em porta-retrato decorativo, que não hesitei em comprar em função do seu cenário típico de uma biblioteca.

sábado, 6 de março de 2010

Digna homenagem a José Armando Farias


Na quinta-feira, 04 de março, eu e minha família assistimos à cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil-Departamento Ceará, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza-CDL. Fomos convidados em função da homenagem aos ex-presidentes, dentre eles, ou melhor, o primeiro deles, meu pai, Arquiteto José Armando Farias, quem, juntamente com outros arquitetos pioneiros do Ceará, idealizou e criou o IAB-CE, no ano de 1957, estando à frente por mais uma gestão na década de sessenta.
Autor de diversos projetos, dentre eles o prédio do DAER, na rua Assunção, o Edifício General Tibúrcio, no Centro, a 2ª sede do Clube dos Diários, na Beira-mar, dentre outros.

Vi a foto e o nome de meu pai projetada no telão e ouvi as palavras dos oradores, dando ênfase ao feito histórico de meu pai e eu, fazendo a leitura de tudo isso, saudosamente, me transportei a felizes momentos que passei em sua breve companhia, momentos que jamais sairão da minha memória.

Muito cedo foi ter com o Pai, quem sabe os céus o requisitaram para um projeto de recriação e revitalização de espaço, dentro de uma arquitetura visionária e arrojada... Na certa, pois isso ele fazia com muita propriedade e era incisivo na questão da coerência, da harmonia, da integração do projeto, chegando ao ponto de rejeitar trabalhos em função das discrepâncias conjunturais exigidas às vezes pelos seus proprietários.

A família, os arquitetos e colegas de trabalho, os alunos da UFC e a sociedade como um todo privaram-se da sua companhia e do seu profissionalismo, no entanto, temos a certeza que existiu um motivo de força maior que transcende a nossa compreensão e a nossa existência.

Justa homenagem a quem também contribuiu não só para a implantação e disseminação da profissão no Estado do Ceará, mas também para a instituição do Curso de Arquitetura na Universidade Federal do Ceará-UFC. Parabéns a ele que criou esse contexto e o deixou para as gerações vindouras de arquitetos!

Fico grata ao IAB-CE pela homenagem que dedicou ao meu pai, culminando com a entrega de placa comemorativa, cujo recebimento se fez pela minha sobrinha e afilhada Arquiteta Ana Maria de Almeida Farias, graduada pela Unifor, iniciante na profissão, a quem desejo todo o sucesso.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Lar doce lar


Na minha opinião, domingo não é domingo se não tiver um momento em casa, em família. São inúmeras as atividades que tenho para fazer neste dia, desde a simples aguação do jardim, até aquela comidinha diferente, com um toque especial, nada de requinte, só mesmo uma pitada de amor. É o dia em que posso me dedicar aos estudos descompromissados, leituras, pesquisas na internet, tarefas caseiras pendentes e é o dia também em que as idéias inovadoras fluem com maior facilidade, pois estou mais tranquila, sem compromissos de horários e de obrigações do trabalho. É o momento do ócio criativo, de que Domenico De Masi fala em seu livro, tão rico e prazeroso que chega a ser produtivo em todos os sentidos. Já fui recompensada com ótimas idéias nesses momentos, algumas que resultaram em projetos implementados, sejam eles domésticos ou profissionais. Nada mais interessante e adequado para esse nascedouro de idéias do que esse contexto em que faço a leitura agora: uma varanda, uma rede, um cão, um livro..., um laptop..., um lar doce lar -- o meu lar.

Nossa Senhora única e de tantos nomes!


Outro dia minha mãe, pedagoga, arte-educadora, mulher estudiosa da Bíblia, formada também em Ciências Religiosas, contou-me acerca de uma explicação simples que sua irmã, que também fora catequista, dera a uma pessoa que não compreendia os diversos nomes atribuídos a Nossa Senhora. A pessoa perguntava mais ou menos assim:

- São muitas Nossas Senhoras, como é isso?

Minha tia Olga dissera a essa pessoa:

- Da mesma forma que as pessoas lhe conhecem e lhe chamam de diversas formas, como por exemplo: para o seu marido você é esposa, para a sua empregada você é a patroa, para o seu filho você é a mãe, para o padeiro você é a freguesa, para os seus sobrinhos você é a tia... e assim por diante, Nossa Senhora é conhecida de diversas formas, N. S. do Carmo, N. S. de Fátima, N. S. das Dores, N. S. da AssunçãoN. S. das Graças, N. S. de Lourdes..., dependendo dos locais e do contexto de suas aparições, de acordo com a leitura que cada fiel fez no momento.

Minha mãe aproveitou as sábias palavras de minha tia para repassá-las a uma amiga que também não entendia esse mistério.

Uma explicação digna de ser lembrada pela sua sabedoria e simplicidade, que achei por demais interessante e corri para postar pois a sua essência é o carro chefe desse blog.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um dos 29 segredos de Jack Welch

"A arte do gerenciamento e da liderança resume-se a algo bem simples: descobrir e encarar a realidade no que diz respeito a pessoas, situações e produtos, para depois agir decisiva e rapidamente sobre essa realidade."
Encontrei nessa fala dos arquivos de Jack Welch fundamento para o tema que venho postando nesse blog. No meu contexto, compreendo que primeiro se faz a leitura do contexto e depois se age conforme esse contexto. A questão da ação decisiva e rápida é por conta do mercado competitivo. O autor, um dos CEO mais admirados e consagrados da história empresarial, enfoca a questão da liderança e da concorrência no seu livro e eu tive a oportunidade de fazer a sua leitura.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

No meu jardim II


Hoje não foi preciso aguar as plantas, pois choveu bastante à noite, uma pena! Pois é um momento de relax que curto muito, até porque em seguida eles chegam... Quem? os pássaros, dos quais já falei na postagem anterior. Aproveitam para se banhar nas gotículas que permanecem nas folhagens, ficam a esvoaçar e a bater as asas, para depois, com o bico, limparem a plumagem. Pois é... mas a vez agora é das flores que também habitam meu jardim e embelezam de forma simples e exuberante, dependendo do contexto. Acima, algumas delas, estou a esperar que floreça o antúrio e mais outras que não me ocorrem os nomes no momento.

Do serviço para o estar


Estou a admirar a minha própria arte. Uma estante velha e enferrujada saiu da área de serviço e está habitando agora o estar superior. Nada como uma pintura de esmalte sintético marrom, 6 metros de grega e laterais em compensado sucupira para dar um toque especial e refinado. Uma nova leitura faço agora dessa estante, não mais aquela peça sem atrativo e até sem valor. No seu novo contexto há requinte e arte.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Amiga do Banco

Na sexta-feira última, véspera de Carnaval, fui obrigada a ir a um banco sacar meu salário, na "boca do caixa" pela falta do cartão salário (até então era depositado em outro estebelecimento). Lugar de pessoas conhecidas, velhas colegas de trabalho de outros tempos, de outro banco, de outro contexto. Banco para o qual me dediquei por 15 anos. Hoje dele restou apenas o "B" inicial, pois o espaço de outrora, reformado e transformado, sinalizado com os novos padrões, com a nova marca, reflete apenas a frieza do mundo monetário e a distância que deve permanecer entre funcionários e clientes, com presença nemhuma. Das que encontrei, nenhuma se interessou pelo meu problema, pelo contrário, distância... e olha que tinha gerente pelo meio! Mas, eis que de lá de fora, do local mais desumano, pois é povoado de máquinas do tipo cash de auto-atendimento, surge no meio daquela azáfama de tarde, uma pessoa tão sorridente e tão tranquila, uma colega, por que não dizer uma amiga, para primeiro me comprimentar e depois me prestar ajuda. Na sua jaqueta de trabalho o estigma da ajuda. Terá sido esse o motivo? Claro que não, ela o fez profissionalmente, mas, sobretudo humanamente, ou melhor, amigavelmente. A amiga resolveu meu problema, dos prováveis 60 minutos que passaria naquela instituição, enfrentando uma fila quilométrica de 7 sete voltas, apenas 10 foram suficientes. Diante da leitura dos fatos só posso concluir que apesar do contexto ter mudado, amiga de verdade é essa que permanece como tal.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Pesquisa Científica


Resumo da minha monografia "Velho arquivista": elo perdido da memória arquivística organizacional, apresentada para obtenção do título de Especialista em Pesquisa Científica, pela Universidade Estadual do Ceará, em janeiro/2009, com conceito satisfatório.

Orientador: Prof. Dr. José Clerton de Oliveira Martins 
Banca: Profª. Drª. Mônica Façanha Farias e Profª. Drª. Virgínia Bentes Pinto




RESUMO
A pesquisa “Velho arquivista”: elo perdido da memória arquivística organizacional procurou investigar como se dá o resgate da memória arquivística organizacional a partir das ações do “velho arquivista”. Buscou-se nas organizações o espaço da pesquisa e nos arquivos o lugar onde atua a figura dos seus sujeitos, no caso, o “velho arquivista”. O trabalho propõe a interdisciplinaridade da Administração com a Arquivística, adentrando-se na Cultura Organizacional e em suas variáveis, que propiciam estabelecer estereótipos para os membros dos grupos, culminando no personagem da pesquisa. A pesquisa teve natureza descritiva qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, com aporte da  observação simples e da análise do ambiente, levando a inferir que o arquivo é lugar de memória e o “velho arquivista” é agente promotor da memória arquivística organizacional, porque guarda, acessa, resgata e preserva, utilizando recursos muito peculiares a sua experiência acumulada, que vão de encontro aos princípios e as técnicas da Arquivística, mesmo que de forma alegórica e singular.  Verificou-se que a cultura organizacional das empresas pesquisadas tende para a variável de sentimentos, em que se percebeu a valorização sazonal do sujeito “velho arquivista” e a ausência tecnológica para transformar insumos em bens ou serviços.

Palavras-chave: arquivística; arquivos; cultura organizacional; estereótipo; memória arquivística organizacional; organizações.

Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/82867655/Velho-arquivista-elo-perdido-da-memoria-arquivistica-organizacional

sábado, 13 de fevereiro de 2010

No meu jardim



Hoje estava a contemplar o meu jardim deitada numa rede amarela e percebi a presença de certos companheiros indesejados, certos mosquitinhos, que voavam e perturbavam a minha face, tirando o meu sossego. Mas logo percebi que, enquanto eu detestava aquela inquietude, habitantes do meu jardim adoravam aquela situação, lançando-se em mergulhos no ar para bicá-los e assim apreciar um cardápio variado, propício de uma entardecer que prometia chuva. Deparei-me com bem-te-vis, rouxinóis, beija-flores, bicos-de lacre, andorinhas, sanhaçus, rolinhas caldo de feijão, sebites e lavandeiras, claro, além dos pardáis, frequentadores assíduos, inclusive com direito a moradia fixa. Apesar do tempo ter ficado úmido, do ensaio de chuva, ela não veio, mas foi o suficiente para tamanho espetáculo, ao ponto de descerem no gramado e passearem livremente, uns misturandos-se com os outros, sem qualquer discriminação. Alguns preferiram ficar ao alto nos arbustos ou mesmo na grade do muro e fios da rede pública próximos. Flagrei a delicadeza do rouxinol com seu andar saltitante e nativo dar de encontro com o passear calmo e doméstico das rolinhas, habitantes de ninhos por todos os lados. O beija-flor tesoura azul escuro apenas fez a sua rotina habitual, sugando o nectar das lágrimas de Cristo. Amei tudo isso e dei graças a Deus pelos mosquitinhos. Descrevi essa maravilha para ressaltar a questão do contexto, de onde consigo fazer três leituras: na primeira, a minha inquietação, na segunda, o deleite dos pássaros e, na terceira, que posso dizer ser um contexto recriado a partir dos dois primeiros, a minha contemplação, dando margem ao esquecimento do que me tirava o sossego.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"Pense no contexto" e "Faça por merecer"







Assistindo ontem ao filme "O resgate do soldado Ryan", me dei conta de um trecho em que o Ryan, afastado da família há dois anos em combate, diz não lembrar mais dos rostos dos seus irmãos mortos no front e o Capitão John Miller, interpretado por Tom Hanks dialoga com ele dando-lhe a fórmula para relembrar: "pense no contexto". Foi então que, no meio a tanta melancolia e tristeza, o jovem soldado, sem se dar conta, inicia uma narração de passagem em família, envolvendo seus irmãos com tamanha felicidade em situação totalmente adversa ao momento. Com certeza, nesse instante ele teve a lembrança dos seus rostos. Mais adiante, no confronto final do filme, o Capitão é atingido e, vendo o desespero do rapaz pelo peso da responsabilidade por ele ser o motivo de sua missão, diz: "Faça por merecer, Ryan". E ele o fez, vivendo dignamente em família. São duas passagens do filme que identificamos o poder da leitura e do contexto.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Família reunida

Domingo é dia de reuniar toda a família. A semana, incluindo-se o sábado, é por demais atribulada para que se consiga esse feito, claro que me refiro à totalidade dos membros. Fazendo a leitura desse momento, vejo minha cara metade, seguindo meu exemplo, navegando e fazendo seus escritos, os rebentos a discutirem amistosamente qual filme é o da vez. Há gostos bem diferenciados, mas sei que chegarão a um concenso sem maiores problemas. Enfim, esse é o dia da minha predileção, mesmo que ao cair da tarde venha aquela agústia, ou sei lá o que, natural do encerramento de mais um fim-de-semana. O bom é que sabemos que num piscar de olhos estaremos novamente nesse mesmo dia da semana, claro num novo contexto, em que as ações podem ser diferentes e eu estarei a fazer uma nova leitura.

Encontro matinal

Hoje estou com minha mãe poetiza a selecionar e organizar suas poesias para futura publicação. Suas poesias são bem contextualizadas, representam momentos vividos, experiências pessoais, pontos de vista e outras formas diversificadas.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Poesia: Verdadeira união

Verdadeira união


Mario e Ana,

A chuva cai,

Penetra no chão,

Infiltra-se

Por milhares de grãos.

A chuva que caiu dispersa

Depressa

Encontra-se

Longe da vista

De todos,

Quase na profundeza

Da terra.

Dá-se a união.

Nasce o lençol d'água,

Que vem à superfície

Em formas diversas,

Fonte,

Rio,

Riacho,

Que depois sobe

Pela evaporação.

Forma nuvens,

Que depois

Caem no chão...

Assim á a sequência

Da verdadeira

União.
28/01/1981

Poesia de minha mãe Maria da Conceição Farias, concebida em 28/01/1981, dois dias depois do meu casamento.
Ocorreu-me de buscar esse escrito em função dos 30 anos de casamento de minha irmã, momento comemorado em família, em que foi lida, com excelente impostação e firmeza de voz de minha mãe, a poesia que ela também fizera para o casal nubente.
No próximo ano também chegaremos lá!









sábado, 30 de janeiro de 2010

Arquitetura à frente dos tempos

"Controle e desenho do espaço habitado". Quem fez isso tão bem em tão pouco tempo, com idéias bem avançadas a ponto de não serem aceitas para o contexto da época? 

Arquiteto José Armando Farias, meu pai. Posso citar uma delas, na década de 70, como o transplante de carnaubeiras adultas para embelezar com motivo regional o canteiro central da Avenida Luciano Carneiro e assim encantar os que visitassem Fortaleza. Na verdade a ideia só seria implantada bem mais adiante, na Avenida Monsenhor Tabosa.

Ser útil

Sentir-se útil é confortador, é o reflexo da sua atuação. Na sociedade em geral, é proporcionar aos outros a sua parcela de contribuição de forma natural, fazendo acontecer as ações na medida em que são solicitadas, conforme o contexto

Ajudar ao próximo, oferecer informação, compartilhar sofrimento, fazer a leitura correta do que ele precisa... Os que vão de encontro a essas ações, os voluntários, trabalham na vanguarda das necessidades, são pessoas mais disponíveis e desprendidas materialmente.

No trabalho, é fundamental, pois representa o retorno do seu esforço profissional. O caso não é apenas a sensação do dever cumprido, mas sobretudo se este dever foi executado de forma correta, com ética e qualidade, o que denominamos profissionalismo. Ser útil no trabalho garante a sua empregabilidade.

De qualquer forma dê a sua parcela de contribuição, ambas são necessárias. A sociedade cresce e agradece!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Novo olhar


O que é o novo olhar senão uma questão de leitura e contexto!
Passado o tempo, com uma nova oportunidade de refletir, de repensar as ações, nos deparamos com um novo olhar para situações já vividas que tiveram certas soluções em função do que requeria o momento. Da mesma forma escritos são reformulados a cada nova leitura e, mesmo dados como encerrados em certo momento, com certeza, no futuro, se relidos pelo autor, haverá a constatação: Teria ficado melhor se eu... Eu deveria...
O que é isso senão a onda do mar, que renova a praia a cada ida e vinda!
O que é isso senão a própria vida vivida conforme nossos caminhos e escolhas!




terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Archives and Libraries



Quais espaços mais envolventes, curiosos e cativantes do que os arquivos e as bibliotecas?
Dentro da complexidade, a capacidade de se ter tudo com simplicidade, facilitando a busca do que se procura. Dentro de tantos metros lineares de variedades de documentos e livros, informações tão preciosas que atendem às peculiaridades dos consulentes. Dentro do processo paulatino de classificar e indexar cada documento e livro, a chance de tê-los às vistas de um jeito rápido e eficiente. Dentro da seriedade que requer os respectivos ambientes, a amistosidade dos atendentes. Dentro do acervo antigo, o conhecimento novo que adquirimos para o nosso dia-a-dia. Dentro de estruturas tão seculares, a renovação de interesses diários para curiosos, alunos, professores e pesquisadores.

Paradoxal?

Mais do que isso, espetacular, sensacional, incrível. Instituições que devem ser respeitadas na sua natureza e essência. Claro que ambas passaram por mudança de contexto, mas mesmo depois de séculos de existência permanecem úteis e imprescindíveis à Humanidade.

Você já precisou dos serviços de biblioteca e arquivo?
Eu faço parte desse universo.

Repouso merecido


Cumprimento de metas e prazos, projetos elaborados, propostas apresentadas, palestras ministradas, visitas realizadas, enfim, trabalhos concluídos!
E agora? Repouso merecido... Onde?
Praia, serra ou sertão?
Carro, ou avião?
Uma questão de contexto!
Com certeza a melhor decisão.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Vencer!


Parecia interminável, parecia impossível, mas, cada passo foi uma conquista, e, devagarinho, foi se conquistando e percebendo que é só começar, tentar, resistir, insistir e terminar. O contexto ajuda, porque se você teve a sabedoria de criá-lo, a questão é só respeitá-lo. E, no fim, a leitura foi perfeita!


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Arquivista & Bibliotecário




Registros documentais ocorrem a toda hora. Fotos, cartas, sons, documentos administrativos, comerciais e judiciais. Inclusos neles estão os atualíssimos documentos eletrônicos de toda sorte. Todos eles servem de prova documental quando conseguem se manter autênticos e íntegros e guando são localizados em tempo hábil, para a ocasião que lhes espera. O grande problema é que com a geração seriada sem a devida gestão, acumulam-se, prejudicando a recuperação e a conservação. Se você ou sua empresa está passando por essa situação, contrate um profissional da área, ele tem a solução!

Biblioteca Mercado Cultural


Prática, acessível e democrática, a Biblioteca Mercado Cultural oferece informação, cultura e lazer. É o público e o privado agindo juntos para a sociedade ler, conhecer e aprender.
Grátis!
Procure uma loja da Super Rede.
Projeto da Faculdade CDL em parceria com o Governo do Estado do Ceará e com a Super Rede.
Eu faço parte!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Criatividade e Inovação

Qualquer pessoa em qualquer lugar pode ser criativa, mas as novas idéias fluem melhor se o ambiente propicia e nutre a criatividade. As novas idéias podem ser decorrentes de um pensamento imaginativo ou da combinação de vários deles, ou ainda das experiências de um grupo.

Até bem pouco tempo, a criatividade era ainda vista pelas empresas como algo intangível, destinado a poucos gurus. Algo reservado a artistas, pessoas incomuns e gênios. As pesquisas e estudos desenvolvidos nesta área sinalizam em direção a retomada da criatividade como uma disciplina que pode ser desenvolvida e aprendida, possibilitando a todos os profissionais o acesso à sua prática.

Embora haja uma certa confusão entre criatividade e inovação, de uma forma bastante simples, a criatividade pode ser resumida no processo de desenvolvimento de novas idéias e, a inovação, na implementação destas idéias em uma solução rentável ou de valor agregado. Criatividade é o pensar, inovação, o implementar. A Inovação não se restringe a produto/serviço, mas pode ser também considerada em contextos maiores e mais complexos, que antecedem a sua existência.

Fazer a leitura certa da ideia dentro do seu contexto é propiciar a inovação.

Compreensível contextualmente

Em Arquivologia, o contexto de formação dos arquivos é fundamental para sua compreensão e está intrinsicamente ligado à importância de respeito aos fundos que Michel Duchein ressalta em "O Respeito aos Fundos em Arquivística: princípios teóricos e problemas práticos", da revista Arquivo & Administração,1982, fazendo uma analogia ao sítio arqueológico, quando as peças resgatadas nas escavações eram extraídas de seu contexto e encaminhadas isoladamente para museus, desfazendo dessa forma toda a relação que existia entre elas. Da mesma forma o documento retirado do seu contexto original (fundo) perde a efervescência de significados e de leituras, induzindo a compreensões vagas e/ou distorcidas.


Como se vê o trabalho do arquivista é subjetivo, é contextual, é circunstancial, é memorial, é arqueologizável. Um arquivo é um mundo que se constitui de forma cumulativa e não intencional, ou seja, ele vem se compondo a partir da geração e recebimento de documentos que registram os fatos administrativos e afetam a vida da organização. Portanto, não há uma pré-concepção e por isso a ordem que dá sentido a ele não está pré-estabelecida. Não há rigidez, há sim um entendimento para uma melhor classificação, implicando num trabalho reflexivo, onde a investigação é constante em torno do que está escrito e também do que não está. É um trabalho arqueológico, conforme Michel Foucault também ressalta em "A Arqueologia do saber", 2007, p. 147, que transcrevo a seguir:


O arquivo é, de início, a lei do que pode ser dito, o sistema que rege o aparecimento dos enunciados como acontecimentos singulares. Mas o arquivo é, também, o que faz com que todas as coisas ditas não se acumulem indefinidamente em uma massa amorfa, não se inscrevam tampouco, em uma linearidade sem ruptura e não desapareçam ao simples acaso de acidentes externos, mas que se agrupem em figuras distintas, se componham umas com as outras segundo relações múltiplas, se mantenham ou se esfumem segundo regularidades específicas.

O conceito de arquivo de Foucault revolucionou o entendimento para o formato de organização dos corpus a serem analisados, agora não mais vistos de forma linear e cronológica, mas sim a partir da diversidade, da temática e do discurso, tornando o arquivista um agente de formação da memória.

Portanto, mais leitura e contexto!

Ponto de referência


Para tudo precisamos de um referencial. Se vamos analisar uma distância é necessário sabermos o ponto de partida, se vamos fazer uma comparação, também é necessário termos o elemento que servirá de referência, pois do contrário, a leitura poderá ser errônea. Mudando o contexto, mudamos o resultado final. 
Como exemplos podemos citar o "Marco Zero", na Praça Rio Branco, em que "as distâncias no Recife são medidas a partir desse ponto", e um ponto do plano cartesiano que é formado por um par ordenado (x, y), onde x é a abscissa e y é a ordenada, se alterarmos x ou y, fatalmente estaremos criando outro ponto.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Memória e memórias


Retemos aquilo que de alguma forma nos impressiona, nos comove ou nos agride e desperdiçamos o que não nos interessa, para, de uma forma imperceptível, registrar esses fatos e só buscá-los em função de alguma força maior externa. Através da memória o homem interpreta e compreende sua própria história e evolução, fatos, pessoas e lugares, que num determinado tempo fizeram parte de sua existência, contribuindo para a construção de sua identidade. É a memória que permite a sobrevivência social dos povos, mediante a sucessão de gerações, de costumes e tradições e a falta dela pode ocasionar o esquecimento das origens, o que pode comprometer o presente e o futuro. Analisando essa questão e fazendo a leitura dos aspectos da memória, verificamos os seguintes contextos:
  • A memória que existe = aquela que está ao alcance da pessoa/comunidade a que pertence;
  • A memória que se perde = aquela resultado do abandono, do descaso, da falta de registros ou simplesmente aquele que se deixou esquecer;
  • A memória que se resgata = aquela que se recuperou e passou a dar sentido e significado à existência anterior de um povo;
  • A memória da memória = aquela que se resgatou, que se preservou e se eternizou, proporcionando a criação de novas memórias.
O que você está fazendo para preservar a sua e a nossa memória?