domingo, 14 de abril de 2019

Empresas são pessoas que se organizam

Tomando um conceito bem claro, óbvio e genérico de Falconi (2004, p. 21), temos que "uma empresa é uma organização de seres humanos que trabalham para facilitar a luta pela sobrevivência de outros seres humanos", ressaltando que "esta é, em última instância, a missão de todas as empresas" (grifo do autor). 


Sendo assim, podemos concluir facilmente que as empresas se diferenciam uma das outras por conta das pessoas que as constituem, e da missão e valores específicos de cada uma delas.

E a leitura que fazemos é que a mistura de tudo isso resulta nos elementos cultura, comportamento e clima organizacionais, que são termômetros indicadores do contexto da organização e, por consequência, das pessoas ou vice-versa.





Para atuarmos efetivamente em uma organização, é necessário sentir-se parte integrante dela, compactuar com seus valores, para que seja possível contribuir na consecução da sua missão e visão. 

Dessa forma, lucram ambas as partes, a empresa se fortalece, oportunizando que as pessoas cresçam e se desenvolvam, sempre motivadas para continuar contribuindo, criando um verdadeiro círculo virtuoso. 

FALCONI, Vicente. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário