Conheci o termo biomimética por intermédio de um livro que pertence ao acervo da biblioteca em que trabalho. Fui catalogá-lo para introduzi-lo ao acervo e, depois da leitura técnica, ao conhecer mais a respeito, fiquei sabendo que vai além de um simples termo, é uma ciência.
Lendo e aprendendo... E como amante da natureza que sou, não poderia deixar de completar a leitura dessa obra que enaltece e valoriza por demais esse ente que nos proporciona tudo e mais alguma coisa.
Extraindo a etimologia da palavra direto de uma das primeiras páginas do livro: "BI - O - MI - MÉ - TI - CA [Do grego bios, vida, e mimesis, imitação]." E agora, trazendo a definição: "A biomimética é uma ciência que estuda os modelos da natureza e depois imita-os ou inspira-se neles ou em seus processos para resolver os problemas humanos." (Benyus, 2011, p. 8).
O livro é dividido em oito capítulos, iniciando-se com Imitando a Natureza. Uma introdução que explica a origem e a razão dessa ciência, faz algumas indagações sobre as questões da natureza, que explica ainda como as coisas acontecem tudo em harmonia, ensinando a forma criativa de usar sua matéria-prima sem ofendê-la ou devastá-la. Enfim, instiga a pensarmos em maneiras mais sustentáveis de vivermos, usando os exemplos da natureza para termos ideias e inovações.
Os capítulos se seguem, trazem narrativas de pesquisadores independentes do ramo, até chegarmos ao último, em que o autor inicia relatando a experiência que o levou ao caminho da biomimética:
- Como nos alimentaremos?
- Como aproveitaremos a energia?
- Como fabricaremos nossos produtos?
- Como nos curaremos?
- Como armazenaremos o que aprendemos?
- Como administraremos os negócios?
- Para onde iremos?
Biomimética é sobre aprender com a natureza, para que possamos nos adaptar à vida da Terra, sem enganá-la ou controlá-la. É quando a ecologia encontra a agricultura, a medicina, a ciência dos materiais, a energia, a informática e o comércio para descobrir soluções para os nossos problemas.
É fascinante como a natureza além de nos proporcionar o essencial para a vida e outras maravilhas, nos ensina com muita sabedoria. Um dos exemplos mais populares é o velcro, que foi pensado a partir daquela planta daninha que chamamos de carrapicho. Alguns exemplos podemos citar: estádio imitando ninho de pássaro; trem-bala a partir do martin-pescador; turbinas eólicas inspiradas nas nadadeiras das baleias jubarte; refrigeração imitando casas de cupins; telas de LED inspiradas nos "olhos " de mosquitos; painéis de energia solar que seguem o método de captação de luz dos girassóis, dentre outros.
A natureza é mesmo rica e fascinante, nos oferece tudo e mais alguma coisa para vivermos bem.
BENYUS, Janine M. Biomimética: inovação inspirada pela natureza. São Paulo: Cultrix, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário