sábado, 28 de setembro de 2024

Abordagens multi, pluri, inter e transdisciplinar na Biblioteconomia

Analisando as abordagens multi, pluri, inter e transdisciplinar, verifiquei que para a Biblioteconomia evoluir, visando uma performance melhor em termos de visibilidade, alcance e de ponte junto a outras ciências e disciplinas, há de atuar nessas quatro dimensões de forma coletiva e colaborativa. Imagino cada profissional fazendo a sua parte e ajudando a outra: universidade, bibliotecários da academia, professores, pesquisadores, teóricos da área, estudantes e bibliotecários atuantes no mercado, todos devem participar. Atualizar currículo, ocupar espaços que são nossos pela própria natureza da coisa e desbravar novos horizontes, é a ordem do dia.

As dimensões multi, pluri, inter e transdisciplinar estão relacionadas à forma como diferentes áreas do conhecimento e disciplinas se articulam para a compreensão e resolução de problemas. Em cada uma dessas dimensões há graus de integração distintos entre as disciplinas e possui características específicas.
      
A Biblioteconomia pode se articular muito bem com outras ciências e disciplinas nessas quatro dimensões. Nesse sentido, precisamos tirar o máximo dessa possibilidade, que amplia os horizontes profissionais. Vejamos cada uma delas apresentando o modelo ilustrativo de Erich Jantsch, de 1980, e fazendo a leitura da atuação bibliotecária nesses contextos, sabendo-se que ocorrem conforme integram conhecimentos de diferentes disciplinas. 
  • Dimensão multidisciplinar (único nível, objetivos múltiplos, sem relação, sem cooperação, cada um no seu quadrado): quando profissionais de áreas diferentes trabalham de forma paralela e separada, sem interação real, cada um contribuindo com sua própria expertise abordagem e métodos, mantendo-se dentro dos seus próprios limites, sem influenciar o outro. Nesse contexto, as disciplinas são justapostas, cada um faz a sua parte sem interferir na outra, não são alteradas ou enriquecidas com isso. 
    • Exemplo na Biblioteconomia: Uma pesquisa sobre hábito de leitura, em que o bibliotecário aplica na roda de leitura, o professor em sala de aula e um pesquisador na comunidade, chegando a conclusões independentes.
  • Dimensão pluridisciplinar (único nível, objetivos múltiplos, alguma cooperação, sem coordenação, estudo de um por vários simultaneamente): é um tanto similar à multidisciplinar, envolvendo mais áreas, no entanto ainda sem integração profunda entre elas. Os saberes se complementam, mas continuam isolados em seus limites. Sugere uma relação mais dinâmica entre disciplinas, onde se busca uma visão mais ampla, embora as disciplinas ainda permaneçam distintas.
    • Exemplo na Biblioteconomia: Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de processos empresariais, com a participação de um bibliotecário para definir a taxonomia dos termos, um gerente para explicar a estrutura organizacional de empresa, um analista de sistemas para entender os fluxos, rotinas e funções e um programador para desenvolver a solução.
  • Dimensão interdisciplinar (dois níveis sob uma coordenação, cooperação, objetivos múltiplos, mesmo propósito):  Com a interdisciplinaridade, há um intercâmbio entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas, permitindo que os participantes construam algo mais amplo em relação a essas temáticas, seguindo uma metodologia comum. Caracteriza-se pela integração e colaboração efetiva de conhecimentos e métodos de diferentes disciplinas para abordar um problema comum, sob uma coordenação. As fronteiras entre as disciplinas se tornam mais fluidas por conta dos pontos em comum, pois se relacionam para a ampla compreensão de um tema estudado, mantendo suas particularidades e interesses próprios.
    • Exemplo na Biblioteconomia: Elaboração de um projeto de biblioterapia para idosos, contando com a participação e coordenação do bibliotecário e com recursos e conhecimentos dos profissionais de terapia ocupacional, psicologia, e assistência social, para ter uma melhor forma de concebê-lo e aplicá-lo, tendo cada área o seu objetivo nos resultados, mas único propósito.
  • Dimensão transdisciplinar (níveis e objetivos múltiplos, colaboração e coordenação com propósito comum, ultrapassa as próprias disciplinas envolvidas): a transdisciplinaridade integra diferentes áreas do conhecimento, promovendo superação entre as fronteiras disciplinares com uma visão holística e integrada para solução de problemas complexos, nenhuma tendo domínio sobre a outra, mas sim abertura para maior abrangência. Há tanta cooperação entre elas, que não dá mais para separá-las, descaracterizando-as, tornando uma relação complexa dos diversos saberes.
    • Exemplo na Biblioteconomia: Um projeto para elaboração de uma cartilha de sustentabilidade, com a participação dos conhecimentos de Biblioteconomia para a seleção de conteúdos confiáveis e tratamento das normas bibliográficas, dialogando com o editor para ver a questão da publicação; com a engenharia ambiental, para tratar dos aspectos ambientais, a sociologia, para ver os impactos sociais e com a economia para tratar dos aspectos econômicos. Todos juntos e misturados em torno de um propósito comum, cada um contribuindo com a sua parte, mas fazendo interações constantes e significativas, entregando um resultado que representa esse novo produto, que já não é nenhuma das disciplinas que se reuniu inicialmente no projeto.
Outros exemplos podemos relacionar na dinâmica das quatro dimensões, tais como atuação em ciência de dados, em UX, em inteligência artificial, em contação de histórias, há um mercado potencial, o segredo é acompanhar as demandas da sociedade e o contexto dos acontecimentos. Creio que alguma coisa já foi conquistada, mas podemos acelerar esse processo com uma atuação mais incisiva.

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