É preciso observar;
É preciso pensar;
É preciso ter ideias.
Engana-se muito
E realiza o nada
Capítulo 1
Explicando criatividade com criatividade (5W2H)
Já ouviu falar no 5W2H
(What, Why, Where, When, Who,
How, How much)?
O 5W2H é muito utilizado como ferramenta
de gestão para planejar e executar qualquer atividade, por intermédio de um
plano de ação, tanto para projetos da vida pessoal ou para projetos de
trabalho.
A ferramenta teve
origem na indústria automobilística, no Japão, na linha de produção de carros,
funcionando como uma espécie de check
list, sendo logo expandida para todas as áreas, sempre com o objetivo de
auxiliar na execução de um plano, culminando na assertividade.
Desta vez, vamos
utilizá-lo para guiar esse nosso folhetim. Você que já leu sobre empreender,
agora vai conhecer mais sobre criatividade, algo a ser muito explorado na
trajetória do empreendedorismo.
Capítulo 2
Aplicando os 5W – Parte I (What, Why)
O
que é criatividade? (What)
Etimologicamente, tem
origem do latim “creare”, mesmo
radical que deriva a palavra criação e que está ligado à palavra criança,
afinal, qual criança não é criativa?
Analisando ao pé da
palavra, temos cria + atividade, algo que está sempre em criação, nascendo, em
atividade.
É buscar a ideia que
está do lado direito do cérebro, aquela que, no primeiro momento, parece
absurda, mas está carregada de emoções, de intuição e de novidade.
Criar é o processo de
desenvolver novas ideias. É o pensar de forma livre, sem barreiras, sem limites
ou think outside the
box
(expressão em inglês que significa pensar fora da caixa), tal qual uma criança.
Por
que usar a criatividade? (Why)
Porque queremos nos
diferenciar no mercado, oferecer produtos e serviços que atendam às demandas,
que curem as “dores” das pessoas. Porque Criatividade (ideia) leva à inovação
(ação) e é lá que queremos chegar, no fazer, no implementar, construindo e
reconstruindo, para transformar a realidade.
Capítulo 3
Aplicando os 5W – Parte II (Where, When,
Who)
Onde
usar a criatividade (Where)
Já falamos antes
aqui, vamos usar a criatividade no ambiente digital, é democrático, convidativo
e acessível a todos. A rede não é só para deitar e sair navegando a balanço
nela, tem também que se embaralhar com ela, usá-la para criar o negócio e
depois fisgar os clientes.
Quando
usar a criatividade? (When)
Agora, now! Está
esperando o quê? Tem momento mais oportuno do que este que vivemos atualmente?
É das crises que podem nascer oportunidades. Já vimos esse filme antes, muitas
ideias novas que conhecemos hoje nasceram de crises. Vamos colocar a cabeça
para pensar e criar?
Quem
pode (deve) usar a criatividade? (Who)
Qualquer pessoa pode
ser criativa. Criatividade não é intangível, não é qualidade de poucos, só dos
gurus ou algo reservado aos artistas, pessoas incomuns e gênios, é disciplina
que pode ser desenvolvida e aprendida. Todos nós somos capazes de expressar e
exercer a criatividade, bibliotecário então, nem se fala, nós temos a expertise
de gerir a informação, de mediá-la, tornando-a acessível. Precisa de mais?
Capítulo 4
Aplicando os 2H (How, How much)
Como
usar a criatividade? (How)
Deixe a criatividade correr
solta, tal qual a de uma criança, que tudo imagina, tudo sonha, tudo idealiza,
tudo cria e recria.
Ser o próprio agente
promotor da mudança é fantástico! No mundo atual, precisamos nos reinventar
sempre, para nos mantermos em evidência no mercado.
As novas ideias podem
ser decorrentes de pensamento imaginativo, da combinação de vários deles, ou
ainda das experiências de um grupo.
Quanto
custa usar a criatividade? (How much)
Nada! O melhor de
tudo isso, é que ter ideias novas, nada custa, apenas alguns momentos de
dedicação ao exercício de criação, ficar atento aos insights, ou refletir sobre as demandas que a própria vida mostra e
aplicá-las ao contexto adequado.
Capítulo 5
Concluindo e abrindo espaço para a
inovação
Depois dessa
conversa, vocês já podem perceber quão importante é criar e recriar; que uma
ideia já existente pode ser trabalhada e reinventada de acordo com o contexto;
que todos nós somos capazes de expressar e exercer a criatividade; que a
internet é de todos e para todos e, que a criação é o caminho para a inovação.
Vamos a ela, então,
no próximo folhetim! Aguardem!
Publicado originalmente em Mural Interativo do Bibliotecário
Nenhum comentário:
Postar um comentário